• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

relação evaporação Água x Mosto

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Kyzylla

Well-Known Member
Reaction score
16
Fiz um teste na minha panela para ver taxa evaporação,

fervura uma hora somente água, em volume 40 lts evaporou 5 lts, acho que dá 12,5% evaporação.

Pergunto, ao fazer no mosto, a evaporação será igual, maior ou menor? quanto? e por quê?

Eu acredito que será um pouco menor, mas não tenho este dado pra te informar. Tu fez a ultima medida de volume com a água ainda quente? Não esqueça que vai variar um pouco o volume com a dilatação de todo o sistema. Na minha panela chegou a dar diferença de 2 litros entre ela quente e fria.

Guilherme

Eu acredito que será um pouco menor, mas não tenho este dado pra te informar. Tu fez a ultima medida de volume com a água ainda quente? Não esqueça que vai variar um pouco o volume com a dilatação de todo o sistema. Na minha panela chegou a dar diferença de 2 litros entre ela quente e fria.

Guilherme

Obrigado pela explanação, Mais um aprendizado, não me atentei para isso, agora vou ter que refazer , então a taxa evaporação será maior que avaliei.

O correto então é usar a variação depois que chegar na temperatura ambiente. e pelo que voce falou a evaporação do mosto será um pouco menor do que na água.

Fiz um teste na minha panela para ver taxa evaporação,

fervura uma hora somente água, em volume 40 lts evaporou 5 lts, acho que dá 12,5% evaporação.

Pergunto, ao fazer no mosto, a evaporação será igual, maior ou menor? quanto? e por quê?
No meu caso fiz um teste uma vez com 40l de água e a taxa de evaporação foi de 8,5 l/h. Adotei tb pra fervura do mosto. Depois da terceira leva é que notei que a taxa de evaporação do mosto foi menor. De 5,3l/h.

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk

No meu caso fiz um teste uma vez com 40l de água e a taxa de evaporação foi de 8,5 l/h. Adotei tb pra fervura do mosto. Depois da terceira leva é que notei que a taxa de evaporação do mosto foi menor. De 5,3l/h.

boa tarde, esta taxa de evaporação voce viu depois de esfriar a água como me alertou Guilherme?

deu bastante diferença, 8,5 para 5,3 , 21% para 13,2% está correto mesmo?

A taxa de evaporação varia muito, principalmente se o fogareiro for de pressão, se o gás for novo ou próximo do fim...
Eu normalmente estimo entre 4,7 e 5,2 L/H...

Costumo ir controlando a chama. Tenho marcações na panela e vejo quanto evaporou na primeira meia hora...Caso precise aumentar, subo um pouco o fogo, caso precise diminuir a taxa, diminuo ou tampo parcialmente a panela.

boa tarde, esta taxa de evaporação voce viu depois de esfriar a água como me alertou Guilherme?

deu bastante diferença, 8,5 para 5,3 , 21% para 13,2% está correto mesmo?

Bom... Na verdade foram 45litros, o que diminui um pouco esse percentual, mas não esperei esfriar a água não, nem o mosto. A água eu medi o volume inicial menos o final, já o mosto foi o software que mediu pra mim, mas acho que ele faz da mesma forma e divide pelo tempo de fervura e te dá a taxa. Creio que por eu ter medidoa água numa época mais quentetb ajudou na maior taxa de evaporação, mas sei lá....

Vc tem que tentar medir de tempos em tempos (30min), e tentar manter uma taxa de 10% a 12%, essa é a fervura boa..

Menos que isso está fraco, mais que isso tá muito forte!...

No meu caso, já é a segunda medição de mosto que dá por volta disso aí que falei, algo em torno de 5,5/h. Dá um pouco mais (algo em torno de 13%) do que o zappa falou.

Back