• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Redstar pasteur, alguém já usou?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

adventure

Well-Known Member
Reaction score
14
Olá a todos

Vou fazer uma leva com este fermento, mas antes resolvi ativar um pacotinho e colocar numa outra leva que já estava fermentando para ver como ele iria se comportar.

O estranho é que a temperatura de ativação vai de 38°c a 40°c.

Fervi a água no dia anterior. Fiz a hidratação na temperatura correta, deixei em repouso como faço com todos os fermentos e não notei atividade nenhuma.

Quando ativo fermento seco, sempre percebo muita atividade logo após, como bolhas e formação de espuma e no redstar pasteur não notei nada.

É isso mesmo?

Pergunto porque vou fazer 100 litros e não quero perder a leva por algum problema besta na fermentação.

Valeu!!!

Olá a todos

Vou fazer uma leva com este fermento, mas antes resolvi ativar um pacotinho e colocar numa outra leva que já estava fermentando para ver como ele iria se comportar.

O estranho é que a temperatura de ativação vai de 38°c a 40°c.

Fervi a água no dia anterior. Fiz a hidratação na temperatura correta, deixei em repouso como faço com todos os fermentos e não notei atividade nenhuma.

Quando ativo fermento seco, sempre percebo muita atividade logo após, como bolhas e formação de espuma e no redstar pasteur não notei nada.

É isso mesmo?

Pergunto porque vou fazer 100 litros e não quero perder a leva por algum problema besta na fermentação.

Valeu!!!

Tem mais de um tipo de fermento Red Star Pasteur, eles são pra champagne ou vinho. Dessa forma, a especialidade deles não é mosto de cerveja, que é rico em maltose e sim mosto de uva, rico em frutose, um açucar mais simples.

Assim, não sei como se comporta um fermento desses na fermentação primária. Eles são muito usados como fermento secundário ou de priming, porque aguentam bem um ambiente hostil (álcool elevado e/ou acidez elevada).

Sobre a reidratação de fermento seco, nunca tive nenhum fermento seco que parecesse ter atividade de fermentação ao ser reidratado, como vc relatou. Também não faz sentido porque não tem açucar nenhum. Então isso não precisa ser considerado como problema.

Acho que a pergunta no caso seria: qual é o seu objetivo ao usar esse fermento?

Ola Tiago

Eu li num livro sobre cerveja uma receita que usava fermento de champagne para criar um tipo diferente de cerveja, então, resolvi experimentar.

Li aqui no forum que os fermentos secos já vem com nutrientes necessários para o inicio da fermentação, dispensando, por exemplo, a necessidade de aeração do mosto.

Da uma olhada na imagem, será que presta?

Obrigado

Fábio

Attachments

• uploadfromtaptalk1416820881493.jpg
    uploadfromtaptalk1416820881493.jpg
    172.5 KB
Ola Tiago

Eu li num livro sobre cerveja uma receita que usava fermento de champagne para criar um tipo diferente de cerveja, então, resolvi experimentar.

Li aqui no forum que os fermentos secos já vem com nutrientes necessários para o inicio da fermentação, dispensando, por exemplo, a necessidade de aeração do mosto.

Obrigado

Fábio

Cara, a imagem ta linda, principalmente com aquelas azeitonas...
Eu apoio seu experimento, acho que vc deve fazer se tá com vontade. Só que se fosse eu não faria 100 litros disso na primeira tentativa... meio arriscado... hehehe

Aproveitando o tópico rs

Nas Bière de Champagne / Bière Brut, em que momento, se utiliza o RedStar? Já li ...

1 - Fermentar a cerveja com fermento belga, após a secundária, adicionar o redstar, após o final da atenuação do RedStar fazer o primming e engarrafar.

2 - Fermentar com o fermento belga, após a secundária adicionar o RedStar e já engarrafar.

3- O método deste post.

Adventure,

Red Star Pasteur Champagne:

> Ideal Temperature Range (°F) 59-86°F
que corresponde à (°C) 15-30°C e não 38-40°C,

confere essa conversão de °F pra °C que 40°C ta meio quente hein!

Abraços

Adventure,

Red Star Pasteur Champagne:

> Ideal Temperature Range (°F) 59-86°F
que corresponde à (°C) 15-30°C e não 38-40°C,

confere essa conversão de °F pra °C que 40°C ta meio quente hein!

Abraços

Acho que ele se referia à temperatura de hidratação, não de fermentação.

Aproveitando o tópico rs

Nas Bière de Champagne / Bière Brut, em que momento, se utiliza o RedStar? Já li ...

1 - Fermentar a cerveja com fermento belga, após a secundária, adicionar o redstar, após o final da atenuação do RedStar fazer o primming e engarrafar.

2 - Fermentar com o fermento belga, após a secundária adicionar o RedStar e já engarrafar.

3- O método deste post.

Uma coisa a ser considerada é que esses fermentos de Champanhe normalmente não são bons atenuadores quando usados para fermentar mosto de cerveja. Eles são uns monstros pra fermentar açúcares simples (como o da uva), mas não gostam tanto dos açúcares mais complexos do malte.

Como nessas cervejas geralmente queremos algo seco e com baixo corpo, a ideia de começar com uma levedura belga bem atenuativa. Se a ideia for fazer algo doce e encorpado, como a DeuS, aí talvez valha a pena começar direto com o Champanhe.

A minha abordagem pra esse tipo de cerveja é fazer um mosto puro malte, com uma OG baixa (p.ex 1,060), fermentar com levedura de saison e só depois adicionar o fermento de Champanhe, incorporando, aos poucos, o açúcar direto no fermentador (o açúcar contribuindo, nesse caso, com uns 30 a 35% do extrato).

Ola Tiago

Obrigado

Fábio

Olá Fábio @adventure

Fiquei com vontade de testar a receita também! Depois conta como ficou..

Na verdade postei pra te perguntar que livro é este. Sabe o título e/ou autor?

Abraços,

Masiero, segue a foto da capa. É um livro muito legal de ler, tem tabelas comparativas de maltes e varias informações úteis, mas fica no básico.

As receitas são bem legais.

Vou fazer a cerveja, mas diante das recomendações vou fermentar só 20 litros com o redstar pasteur. Minha receita vai ser diferente dessa, bem mais simples.

Attachments

• uploadfromtaptalk1417133397316.jpg
    uploadfromtaptalk1417133397316.jpg
    142.5 KB

Latest posts

Back