Tiefensee qual o tipo de isolante térmico, que você usa na panela, tem fotos?
Na Garrafa : Pantera Negra (Stout / Stout Chocolate), Trovoada (APA); Pantera Cor de Rosa (Wit com Beterraba); Maiz Morado Saison
E ai Antonio, fiquei curioso sobre essa tua Wit com beterraba, ficou boa?
Abraço
No começo, não muito, Derek.
Ficou muio forte o gosto de beterraba.
Depois de 1 mês na garrafa ficou aceitável.
Com 1 mês e meio dava para beber de boa.
Fiz ela para o aniversário da Patroa, e o objetivo foi atingido, ficou uma Cerveja Rosa Choque![]()
No dia em que bebemos ela, umas 12 pessoas detonaram umas 15 garrafas, só sobraram umas 3 porque eu guardei... Então acho que passou no teste.
Para 20 Litros de cerveja, eu coloquei 1 Kg de beterrabas na secundária, lavei bem, piquei e bati no liquidificador com água, depois fervi, deixei esfriar e despejei no fermentador.
Se fosse fazer de novo, colocaria 1/2 Kg para 20 litros, acho que dava a cor e não ficava tanto gosto.
Legal, Antonio!
Parabéns pela originalidade da receita!
Estou recém partindo para minha segunda brassagem, mas estou ansioso para criar novas receitas.
Abraço,
Tiefensee qual o tipo de isolante térmico, que você usa na panela, tem fotos?
Bom dia Srs, tô partindo para a minha 2° brassagem, e seria de uma "Blond Ale".
Gostaria da ajuda dos amigos para a contribuição e principalmente sugestão quanto aos procedimentos a serem adotados.
Elaborei uma receita a partir de umas que consegui na net.
4,5 kg de Malte Chateu Pilsen.
500 g de Malte Chateu Viena.
50 g DE Lupulo S. Golding. (Talvez 30 g no inicio e 20 g nos 15 min finais)
Fermento T-58(2 PCTs).
750 g de açúcar cristal.
E ai, o que vcs acham? É por ai? Mudariam alguma coisa? Acrescentariam algo mais?
No aguardo. Grande abraço.
Pessoal,
Amanhã vou fazer uma Blond Ale na minha segunda brassagem. Vou fazer a brassagem da forma como o pessoal discutiu aqui neste post e queria só tirar uma dúvida.
Não vou usar isolante térmico na panela. Isso pode fazer com que a temperatura caia muito nesses 90 minutos?
Abraço.
Sou iniciante também, mas vou poder te ajudar pois já tive a experiência.
Na minha brassagem de 90min fiz o seguinte: Quando atingiu 68c fechei a panela e no final a temperatura caiu para 62c (com temperatura ambiente de 26~27c e sem isolação térmica na panela, mas em um local fechado sem circulação de ar).
E ai pessoal!
Eu também estou planejando minha 2ª brassagem e da mesma forma escolhi uma Belgian Blond Ale para tal.
A receita que estou em mente é essa do site do Homini Lupulo: http://www.hominilupulo.com.br/cervejas-caseiras/belgian-blond-ale/
O que acham?
Para 20 litros:
OG 1067
FG - 1012
ABV 7,3%
IBU 25
Grãos:
4,5 Kg Pilsen
500g flocos de aveia
500g Vienna
200g Aromatic malt
300g açúcar cristal (adicionado nos 5 minutos finais da fervura)
Brassagem:
80 minutos a 64 graus
Fervura: 60 minutos
60 minutos 30g S. Goldings
20 minutos 25g S. Goldings
Fermento T-58 (ou outra cepa belga líquida)
Fermentação a 20 graus até atenuação máxima. Opção de subir a temperatura para 22-24 graus no terceiro dia de fermentação.
Maturação: 15 dias
Primming 7 gramas por litro
Abraços,
Derek
Galera,
Fiz uma Blond Ale para 20 litros com os seguintes ingredientes:
4,5 kg - pilsen
0,5 kg - vienna
0,5 kg - flocos de aveia
1 pacote de T-58 - 11.5 g.
OG = 1,061
OF = 1,019
ABV = 5,5
Eu tava esperando uma cerveja mais alcoólica, que no caso baixasse mais a OF.
Li as respostas e perguntas anteriores, e aconselham usar 3 pacotes para 20 litros, porque tanto fermento assim?
Talvez o teor alcoólico baixo do meu esperado, tem haver com isso?
E ai pessoal!
Eu também estou planejando minha 2ª brassagem e da mesma forma escolhi uma Belgian Blond Ale para tal.
A receita que estou em mente é essa do site do Homini Lupulo: http://www.hominilupulo.com.br/cervejas-caseiras/belgian-blond-ale/
O que acham?
Para 20 litros:
OG 1067
FG - 1012
ABV 7,3%
IBU 25
Grãos:
4,5 Kg Pilsen
500g flocos de aveia
500g Vienna
200g Aromatic malt
300g açúcar cristal (adicionado nos 5 minutos finais da fervura)
Brassagem:
80 minutos a 64 graus
Fervura: 60 minutos
60 minutos 30g S. Goldings
20 minutos 25g S. Goldings
Fermento T-58 (ou outra cepa belga líquida)
Fermentação a 20 graus até atenuação máxima. Opção de subir a temperatura para 22-24 graus no terceiro dia de fermentação.
Maturação: 15 dias
Primming 7 gramas por litro
Abraços,
Derek