Projeto ardbir

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
No começo de maio terá novidade da equipe do Open ArdBir, sei que redesenharam a placa, talvez por isso tiraram os arquivos do dropbox. Eles postaram a foto pelo facebook mas não escreveram mais nada, até já fizeram uma leva das novas placas e venderam todas super rápido.

VUkZ1bs.jpg
 
Subiu no telhado o projeto, o código está aí para quem quiser usar e aperfeiçoar, mas não terá mais atualizações, acabaram de postar na página no face.

after 3 years since it all started. several people came to the project bringing their skills at the service of the group. at this time the group cohesion is gone. and so after a long and painful reflection we announce ended the ardbir experience. the code remains at current version (the version for GF will not be published and it is not publishable), they remain the schemes and everything ArdBir is as a controller in the panorama of homemade beer. thanks to all of you who have followed us and used ArdBir.

Isso que ontem estavam animados, pediram ajuda da comunidade para ajudá-los a inserir bluetooth no projeto, mas deve ter rolado divergências entre os integrantes.

Que seja, o código atual é usável e muito bem. Que continue cada vez mais pessoas usando. :rockin: :mug:
 
Subiu no telhado o projeto, o código está aí para quem quiser usar e aperfeiçoar, mas não terá mais atualizações, acabaram de postar na página no face.







Isso que ontem estavam animados, pediram ajuda da comunidade para ajudá-los a inserir bluetooth no projeto, mas deve ter rolado divergências entre os integrantes.



Que seja, o código atual é usável e muito bem. Que continue cada vez mais pessoas usando. :rockin: :mug:



Será que o brewmaniac é bom? Alguém já testou? Parece que a próxima atualização irá apresentar o recurso wifi com o ESP8266
 
Como falei afundar não afunda, o necessário está nele para a brassagem completa, só não vai ter mais atualização, só se eles voltarem a se entender ou alguém adotar o projeto para seguir adiante.

Sent from mTalk
 
O que acabou foram as possíveis atualizações, todos os códigos continuam disponíveis, inclusive o Dropbox com todos os fw e PCBs esta ativo denovo.
 
Achei interessante o projeto, mas tenho pouca experiência com Linux. Minha dúvida na execução é se precisaria logar o Craftbeerpi todas as vezes que liga o Rasp ou se é automático... chegou a testar?

Sugiro ainda abrir um tópico novo, para separar do Ardbir.


salve, ainda não testei mas até onde li dá pra deixar a carga do aplicativo automática.
 
Visto q minha resistência só tem 2 estados ligada e desligada, para que serve esse PWM no Ardbir uma vez que não consigo controlar a potência da minha resistência, controlo apenas a temperatura ligando e desligando ela.

Obrigado!!
 
Visto q minha resistência só tem 2 estados ligada e desligada, para que serve esse PWM no Ardbir uma vez que não consigo controlar a potência da minha resistência, controlo apenas a temperatura ligando e desligando ela.



Obrigado!!



Cara, pwm significa modulacao por largura de pulso (Pulse-Width Modulation). De fato, sua resistência continuará ligando e desligando, porém numa frequência e tempo que aumentará a sua precisão de controle.
 
Felipe, muito obrigado pela resposta. Fiquei ainda com uma duvida, o que muda quando alterou a % do pwm? Por exemplo se eu deixar em 100% ou 80%. Valew!
 
Robson, a modulação PWM varia a largura do pulso alto pra definir a potência entregue ao elemento final. Imagine que o período do PWM é constante, tipo 10s, e o algorítimo varia o tempo dentro desses 10s que a saída fica ligada. Assim, com o PWM em 50%, ou seja, 5s ligado e 5s desligado, a saída tem metade da potência. Agora imagine que o período é de 10ms. Se a saída ficar 5 milissegundos ligada, você vai ter os mesmo 50% de potência, mas a coisa já se torna invisível.
 
Boa tarde.

Alguém poderia indicar a melhor maneira de fazer o filtro do tubo de malte (as telas, peneiras)? Como deixar elas redondas? Que ferramenta utilizaram?

Bom, já que a parte eletrônica não saí de jeito algum, vou gastando um pouco os braços. Mas felipealex você tem a placa já programada que possa me vender. Ah sim e aproveitando pergunto: Onde será melhor instalar o poço termométrico? A circulação será feita por cima. Obrigado pela ajuda amigos!!
 
Boa tarde.

Alguém poderia indicar a melhor maneira de fazer o filtro do tubo de malte (as telas, peneiras)? Como deixar elas redondas? Que ferramenta utilizaram?

Procura por empresa na sua região que faz perfuração em metal, eles cortam perfeito e na furação que pedir ou escolhe uma das padrões deles.
 
Galera, to com um erro meio bizarro. Montei tudo certinho e funcionou tudo legal. Testei os terminais no modo manual e conforme manda o figurino, nos bornes com a bomba e a resistência ativada no ardbir, ambas marcavam 12v. Aí que vem a parte estranha, assim que liguei o SSR no terminal correspondente na placa, o mesmo borne que fornecia 12V estava fornecendo 3V, e o pior, mesmo quando eu desativava a resistência no arbir o borne ainda media 3V. Assim que desconectei o SSR o borne novamente voltou a marcar 12v quando ligava a resistência. Curioso que testei o SSR no borne da bomba e funcionou certinho!

Alguém tem alguma ideia do que pode ser?

Obrigado.
 
Testei sim, coloquei ele no borne da bomba e ele funcionou 100%! E tamem colouei outro SSR para testar e o erro foi o mesmo! Abraços!!

Peter, dá uma testada nos componentes, no transistor principalmente, se no outro borne o SSR funcionou então os culpados podem ser eles.
 
Peter, dá uma testada nos componentes, no transistor principalmente, se no outro borne o SSR funcionou então os culpados podem ser eles.

Obrigado, vou substituir os componentes e aviso se resolveu, o que eu achei estranho é que com o SSR desplugado o borne fornece os 12v certinho!!:mad:

Abraços!
 
Obrigado, vou substituir os componentes e aviso se resolveu, o que eu achei estranho é que com o SSR desplugado o borne fornece os 12v certinho!!:mad:

Abraços!

Esse sintoma é ou o SSR em curto ou o transistor com defeito. Troque esse transistor e conta pra nós.
 
Pode ter sido o ferro de solda também. o transistor é bem melindroso, quando fui soldar o meu eu encostava a ponta do ferro no terminal bem rápido e dava aquela soprada pra ele esfriar kkk
 
Olha aí pessoal, terminei de montar o ardbir, faltando apenas o cesto, que farei com uma panela que está por chegar, segue um pequeno vídeo com o primeiro teste:


[ame="https://www.youtube.com/watch?v=zzmLdV-wo5s"]https://www.youtube.com/watch?v=zzmLdV-wo5s[/ame]

Especificações do equipamento:
Panela: Barril inox 50L
Capacidade nominal: 45L
Resistência: 3500W@220V
Bomba: Inova GP100-CB discutida aqui neste tópico
 
Estou usando a 2.8.3. Acho que é essa mesmo, não é?

Boa tarde, vc conseguiu resolver o problema do display com quadrados brancos? Pois estou com o mesmo problema e não consigo.
- A minha placa é a Pcb_ArdBir_DanielXan, está selecionado corretamente no código.

- O display é o 16 x 4, também está selecionado corretamente no código

- Já ajustei o tripot e nada.

Desde já agradeço
 
Verifique se não tem solda fria, quebrada, mau contato na solda com display, verifique o código se esta tudo correto.

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk
 
Verifique se não tem solda fria, quebrada, mau contato na solda com display, verifique o código se esta tudo correto.

Enviado de meu ASUS_Z00VD usando Tapatalk

Bom dia!
Pessoal, conseguir resolver o problema, era mal contato....soldei os pinos na lcd e deu certo...antes eu estava utilizando somente aqueles furos que vem na lcd nova...obrigado
 

Attachments

  • IMG_0014.jpg
    IMG_0014.jpg
    190 KB · Views: 128
Opa, valeu dica, já ajustei a diferença e agora está afinadissimo. Obrigado.

Bom dia!
Dario, vc poderia informar como vc procedeu para ajustar o sensor de temperatura? Pois o meu está com diferença de 8°C. É pelo MENU ou tem que alterar no código do arduino? Desde já agradeço.
 
Bom dia!

Dario, vc poderia informar como vc procedeu para ajustar o sensor de temperatura? Pois o meu está com diferença de 8°C. É pelo MENU ou tem que alterar no código do arduino? Desde já agradeço.



Veja no manual do Ardbir que tem um lugar pra vc alterar a temperatura.


Enviado do meu telefone usando Tapatalk
 
Bom dia!
Dario, vc poderia informar como vc procedeu para ajustar o sensor de temperatura? Pois o meu está com diferença de 8°C. É pelo MENU ou tem que alterar no código do arduino? Desde já agradeço.


SETUP / Parametros PID / opção Calibragem
 
Bom dia!
Pessoal, alguém já tentou adaptar este sistema Ardbir para sistema do tipo Herms?
 
Bom dia!
Pessoal, alguém já tentou adaptar este sistema Ardbir para sistema do tipo Herms?

Tem gente aqui no forum que usa em um esquema RIMS na panela de mostura, acredito que deve funcionar bem, só não sei se vale a pensa em relação ao preço de um PID que faria a mesma coisa.

Abraços!
 
Obrigado pela dica Guto, mas eu ja havia tentando esse procedimento, mas uma coisa que eu nao havia prestado atenção antes e seu post me atentou é que o Ardbir foi desenvolvido para o arduino uno, meu arduino no caso é o mega, será que existe alguma incompatibilidade?

Meu arduino é o duemilanove, rodo o ardibr 2.6.7 normal com display 20x4 mas a versão 2.8.3 não vai por falta de espaço.
Estou com dificuldade neste procedimento (limpeza da memória), ao tentar compilar e enviar o código recebo a seguinte mensagem:

Code:
/*
 * EEPROM Clear
 *
 * Sets all of the bytes of the EEPROM to 0.
 * Please see eeprom_iteration for a more in depth
 * look at how to traverse the EEPROM.
 *
 * This example code is in the public domain.
 */

#include <EEPROM.h>

void setup() {
  // initialize the LED pin as an output.
  pinMode(13, OUTPUT);
  
  /***
    Iterate through each byte of the EEPROM storage.

    Larger AVR processors have larger EEPROM sizes, E.g:
    - Arduno Duemilanove: 512b EEPROM storage.
    - Arduino Uno:        1kb EEPROM storage.
    - Arduino Mega:       4kb EEPROM storage.

    Rather than hard-coding the length, you should use the pre-provided length function.
    This will make your code portable to all AVR processors.
  ***/

  for (int i = 0 ; i < EEPROM.length() ; i++) {
    EEPROM.write(i, 0);
  }

  // turn the LED on when we're done
  digitalWrite(13, HIGH);
}

void loop() {
  /** Empty loop. **/
}

Mensagem:
Code:
   This report would have more information with
  "Show verbose output during compilation"
  enabled in File > Preferences.
Arduino: 1.0.6 (Mac OS X), Board: "Arduino Duemilanove w/ ATmega328"
EEPROM_clear.ino: In function 'void setup()':
EEPROM_clear:29: error: 'class EEPROMClass' has no member named 'length'

Alguém pode me indicar o caminho das pedras?
 
Alguém pode me indicar o caminho das pedras?

Tenta tirar os créditos, deve solucionar, não precisa apagar é só alterar o true para false, na primeira aba "ArdBir_2_8_3RC.ino" procure por essas linhas de código e no #define Crediti altere e grave novamente. Essa também é para quem usa no Arduino Nano tem que eliminar os créditos para caber o código.

Code:
/// FOR DEBUGGING ///
#define StartSprite   false
#define Sprite        true
#define Crediti       false

#define ToneOnBuzzer  false
 
Tenta tirar os créditos, deve solucionar, não precisa apagar é só alterar o true para false, na primeira aba "ArdBir_2_8_3RC.ino" procure por essas linhas de código e no #define Crediti altere e grave novamente. Essa também é para quem usa no Arduino Nano tem que eliminar os créditos para caber o código.

Code:
/// FOR DEBUGGING ///
#define StartSprite   false
#define Sprite        true
#define Crediti       false

#define ToneOnBuzzer  false

Tentei o o resultado foi esse:
Code:
  This report would have more information with
  "Show verbose output during compilation"
  enabled in File > Preferences.
Arduino: 1.0.6 (Mac OS X), Board: "Arduino Duemilanove w/ ATmega328"
Binary sketch size: 31.680 bytes (of a 30.720 byte maximum)
processing.app.debug.RunnerException: Sketch too big; see http://www.arduino.cc/en/Guide/Troubleshooting#size for tips on reducing it.
	at processing.app.Sketch.size(Sketch.java:1653)
	at processing.app.Sketch.build(Sketch.java:1586)
	at processing.app.Sketch.exportApplet(Sketch.java:1608)
	at processing.app.Sketch.exportApplet(Sketch.java:1594)
	at processing.app.Editor$DefaultExportHandler.run(Editor.java:2382)
	at java.lang.Thread.run(Thread.java:695)

Após esta tentativa utilizando Arduino 1.0.6 fiz a mesma coisa utilizando Arduino 1.6.9. e para minha surpresa funcionou. O curioso é que agora a temperatura medida pelo sensor esta bastante distante da temperatura real. eu diria que em torno de 18°C acima sendo necessário ajustar o PID de temperatura para correção.

Muito obrigado pela dica, anteriormente eu havia tentado remover o código dos créditos e icones sem sucesso.
 
Back
Top