• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

PROBLEMAS COM AIR-LOCK - Não poste antes de ler

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
e quando o airlock suga o ar??? estou com uma lager fermentando a 16° e ao abrir a geladeira notei o airlock sem movimento (13º dia) e liquido todo para o lado que entra no fermentador... Após alguns minutos, com a geladeira aberta, e a temperatura da cerveja (sensor colado no fermentador) cravada em 16º o liquido do air lock começou a mudar lentamente de lado, e começou a funcionar... Medi a densidade1019 e fechei a geladeira. dia seguinte a mesma situaçao...air lock "sugando" abro a geladeira, apos algum tempo noto atividade no sentido correto (lenta, porém presente).. meço a densidade e dá 1019... afinal é normal o air lock sugar??? densidade igual em 3 dias acabou a secundaria?? mas se acabou porque existe movimento no airlock..?? muita duvida...

e quando o airlock suga o ar??? estou com uma lager fermentando a 16° e ao abrir a geladeira notei o airlock sem movimento (13º dia) e liquido todo para o lado que entra no fermentador... Após alguns minutos, com a geladeira aberta, e a temperatura da cerveja (sensor colado no fermentador) cravada em 16º o liquido do air lock começou a mudar lentamente de lado, e começou a funcionar... Medi a densidade1019 e fechei a geladeira. dia seguinte a mesma situaçao...air lock "sugando" abro a geladeira, apos algum tempo noto atividade no sentido correto (lenta, porém presente).. meço a densidade e dá 1019... afinal é normal o air lock sugar??? densidade igual em 3 dias acabou a secundaria?? mas se acabou porque existe movimento no airlock..?? muita duvida...
Quando você abre a geladeira e espera, o CO2 no headspace da cerveja esquenta suavemente.

Gases e líquidos, quando aquecidos, expandem...... então isso faz começar a borbulhar.

Quando você fecha a geladeira, ocorre o contrário... começa a gelar o headspace, o CO2 ali se retrai... e então tenta sugar ar de fora.

Pura física. :)

Abraço,

Valeu Guenther, estava aqui quebrando a cabeça... Resumindo, quando ocorre esse imprevisto basta acompanhar a densidade para ter certeza do fim do processo de fermentaçao. Ficar se baseando apenas pelo airlock não dá resultado mesmo... Obrigado mesmo !!!!!:tank:

Valeu Guenther, estava aqui quebrando a cabeça... Resumindo, quando ocorre esse imprevisto basta acompanhar a densidade para ter certeza do fim do processo de fermentaçao. Ficar se baseando apenas pelo airlock não dá resultado mesmo... Obrigado mesmo !!!!!:tank:
Eu normalmente não me preocupo nem mesmo com densidade, já que entre Fermentação Primária e Secundária eu totalizo umas 3 semanas no mínimo, algumas até mais, ou seja, é certo que fermentou tudo que tinha que fermentar.

Quando se faz levas frequentes e se acumula bastante cerveja, a gente fica bem mais paciente com os processos, e na minha visão isso só trás vantagens.

Abraço,

Passei exatamente por esse problema tambem, meu frigobar é de 120 litros e não sobra mto espaço para o air lock. Ai comprei esse aqui no Lamas:

http://loja.lamasbrewshop.com.br/airlock-sterilock-1258

por R$16,48 Dilmas

ele tem apenas 2cm e coube certinho, porem não tem borbulhas, kkk. Verificar fermentação com densimetro.

dkyeWVLTPTd0thTiO-qxIWugAOkptJA1qsJnDJCE9FC3k3xKtpkIEgjHT76MM_2bqr749OEckmru798=w1920-h966-rw

Não tenho problema de espaço na altura, mas minha bombona tem duas tampas, uma de vedação com borracha e outra de rosca, com isso não tem como furar na parte de cima. Fiz um furo na lateral e comprei uma conexão por pressão em L e magueira de nylon para compressor. Amarrei uma garrafa de água e está funcionado tranquilo.

Quem tiver dificuldade na altura, é uma saída.

Pessoal, fiz uma brassagem de Blod Ale no sábado (01/10/16) e, após inocular o fermento, prendi o termômetro no balde e medi 34 graus! Levei um susto, baixei a temperatura e fui dormir.

No domingo, não vi nenhuma atividade no airlock. Pressionei a tampa como o Gunther recomenda e saíram algumas borbulhas. Resolvi deixar assim.

Hoje, 2ª feira, o airlock continuava morto. A temperatura do balde estava igual a temperatura externa (21°). Pensei: "torrei as leveduras com os 34 graus". Resolvi fazer os demais testes recomendados. Abri a tampa e havia uma leve espuma sobre a cerveja e marcas na lateral do balde. Tirei uma amostra da cerveja e medi a densidade: 1016! A OG tinha sido 1051! Ou seja, ela atenuou de 1051 para 1016 em dois dias!

Pergunto: isso realmente é possível (ou posso ter algum erro de medição)? Essa rapidez de atenuação (e a elevada temperatura inicial) podem afetar negativamente a cerveja?

Passei exatamente por esse problema tambem, meu frigobar é de 120 litros e não sobra mto espaço para o air lock. Ai comprei esse aqui no Lamas:

http://loja.lamasbrewshop.com.br/airlock-sterilock-1258

por R$16,48 Dilmas

ele tem apenas 2cm e coube certinho, porem não tem borbulhas, kkk. Verificar fermentação com densimetro.

Geo me ajude com uma coisa.
Tenho usado bastante os Sterilock mas tive um problema nas ultimas levas e queria opiniões.

Quando transborda com o Airlock em "S" é facil, a gente retira, sanitiza, troca o alcool e poe de volta.
Mas e com este carinha que é uma especie de espuma dentro? o meu tava praticamente entupido por Krausen! - O que fazer?
Como não tinha o que fazer, retirei, dei uma limpada (externa) mas coloquei de volta como estava, no dia seguinte a tampa estava estufada... acabei trocando o airlock.

Alguem pra entender/compartilhar/resolver este problema?

Usei muito pouco o Sterilock, e comigo nunca chegou a vazar.
Acredito que após lavar bem tem que deixar secar.

Pessoal
Fiz está weiss na quinta-feira e hoje é segunda-feira. Air-Lock parado, acabei de verificar o densimetro está baixando!
Refiz as vedações, testei mantendo apertado a tampa e não está vazando.
Foi com Cepa Hidratada.
Segue foto tirada pelo furo do airlock mostrando o aspecto da espuma.
Quais são as opiniões com referencia a está espuma?

Attachments

• 3134207a-6679-42c2-8f1f-940a36f54d21.jpg
    3134207a-6679-42c2-8f1f-940a36f54d21.jpg
    101.8 KB
Pessoal
Fiz está weiss na quinta-feira e hoje é segunda-feira. Air-Lock parado, acabei de verificar o densimetro está baixando!
Refiz as vedações, testei mantendo apertado a tampa e não está vazando.
Foi com Cepa Hidratada.
Segue foto tirada pelo furo do airlock mostrando o aspecto da espuma.
Quais são as opiniões com referencia a está espuma?

Desencana do air-lock. Ele só serve para três coisas:
1) Não deixar o ar externo entrar;
2) Deixar o CO2 sair;
3) ter seu líquido sugado para dentro do balde quando gelar o mesmo.

Fermentação se mede por atenuação, ou seja, conversão de açucares em álcool e CO2. E isto se percebe pelo densímetro. Quando mais açúcar consumido menor a densidade da cerveja. Qualquer outro método caseiro é aproximação.

Tá baixando a densidade ? Tem cheiro e gosto bom a amostra? por que ficar se estressando de véspera?

Se não estivesse atenuando, dai sim um pouco de preocupação. Agora se está atenuando, ou o fermento está trabalhando (mais ou menos rápido) ou tens uma contaminação que está fazendo o trabalho.

Se for a primeira opção, no final terás cerveja. Se for a segunda, pode ser que terás cerveja (uma lambic weiss) ou terás um descarte. No ponto em que se encontra não tens mais como contornar. É esperar e ver o resultado.

Nunca usei air-lock, somente um tubo borbulhador feito de nangueira de 1/4.

Sempre controlei por densimetro o andamento. E isto tem dado certo.

Exercite três coisas com o homebrewing:
- A ansiedade, pois tudo tem o seu tempo;
- O desejo de controle, pois nós não temos todo o controle do processo;
- Desapego ao resultado. Talvez dê certo, talvez não.

Pessoal. Ontem fiz uma a.p.a com u.s 05 ...e 12h depois airlock nao reagiu... sei q tenho que verificar a densidade, mas meus fermentadores bombona quadradas sao de otimas vedações. Ei aperto de leve a bombona e o nivel do airlock altera ... estou encucado pq usei 2 pacotes pra 30l e nem uma reação ( zerooo movimento no airlock) . Hj abrir pra ver ser a tampa estava desencaxada e nada... uma coisa notei q tinha uns 10 cm de espuma... vou verificar a densidade logo mais. Alguem ja passou por isso?
Ta lacrado o balde 100% e zero atividade no airlock mesmo com 2 pacotes de (u.s 05)?

Olá Gustavo,

Realmente é uma situação inusitada, até porque eu uso 2 pacotes para 60 litros e nunca tive esse problema.

Qual a temperatura que foi inoculada a levedura e qual a temperatura que está fermentando?

Se tens garantias de que o balde está 100% vedado, deveria estar 'borbulhando'.

Nos avise se deu volta no caso! hehe!

Abraço!

Já tive airlock borbulhando só depois de 24h, ou mais. Sem stress.

Enviado de meu XT1580 usando o Tapatalk

Completando com uma ideia que tive e resolveu meus problemas:
Eu já passei por 2 fermentações em baldes diferentes em mesmo tempo do mesmo mosto e mesmo fermento,
um dos air-locks borbulhou(e parou em 2 dias) o outro nem começou, porém as 2 levas ficaram com ABV igual ao final,
olhei tudo e n vi problema algum na vedação, então resolvi
passar papel filme nas bordas nos 2 baldes(entra a tampa e o balde) na fermentação seguinte e fim de todos os problemas, fermentação normal até hoje.

Desencana do air-lock. Ele só serve para três coisas:
1) Não deixar o ar externo entrar;
2) Deixar o CO2 sair;
3) ter seu líquido sugado para dentro do balde quando gelar o mesmo.

Fermentação se mede por atenuação, ou seja, conversão de açucares em álcool e CO2. E isto se percebe pelo densímetro. Quando mais açúcar consumido menor a densidade da cerveja. Qualquer outro método caseiro é aproximação.

Tá baixando a densidade ? Tem cheiro e gosto bom a amostra? por que ficar se estressando de véspera?

Se não estivesse atenuando, dai sim um pouco de preocupação. Agora se está atenuando, ou o fermento está trabalhando (mais ou menos rápido) ou tens uma contaminação que está fazendo o trabalho.

Se for a primeira opção, no final terás cerveja. Se for a segunda, pode ser que terás cerveja (uma lambic weiss) ou terás um descarte. No ponto em que se encontra não tens mais como contornar. É esperar e ver o resultado.

Nunca usei air-lock, somente um tubo borbulhador feito de nangueira de 1/4.

Sempre controlei por densimetro o andamento. E isto tem dado certo.

Exercite três coisas com o homebrewing:
- A ansiedade, pois tudo tem o seu tempo;
- O desejo de controle, pois nós não temos todo o controle do processo;
- Desapego ao resultado. Talvez dê certo, talvez não.

Boa tarde, não achei ainda nada que possa me ajudar, vc falou sobre sugar o liquido para o balde, aconteceu isso comigo, pois não usei o airlock, e sugou agua que estava em um recipiente com a mangueira, o que fazer nessa situação ?

Boa tarde, não achei ainda nada que possa me ajudar, vc falou sobre sugar o liquido para o balde, aconteceu isso comigo, pois não usei o airlock, e sugou agua que estava em um recipiente com a mangueira, o que fazer nessa situação ?
Cara, não coloca água pura pro BlowOff, usa sanitizante que mesmo puxando não vai dar problema algum. Ou se você é como eu e realmente não quer que isso aconteça, veda essa saída/entrada de ar, eu agora fermento em Galões de 20L, e a própria tampa que vem no galão faz esse serviço, então sempre que vou fazer a clarificação eu já tirava o BlowOff pra usar gelatina, agora eu ainda faço isso mas tiro o BlowOff e coloco a tampa(Sanitizada neh fi) e fim de papo, no máximo o galão da uma "muchada" pela própria pressão que puxaria a água, mas nada aqui da problema algum.

Como disse o @Paulo Campos, antes de resfriar, tira a mangueira para fora do líquido.

Agora que sugou, deixa assim e não encana muito. no final sempre dá certo.

Latest posts

Back