• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

priming ou carbonatação forçada?(Produção de 85 L)

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Paolo53

New Member
Reaction score
0
Pessoal, gostaria de uma ideia... No próximo final de semana pegarei 2 panelas de 100 L e um fermentador, também, de 100 L. Porém, não sei como farei a carbonatação pois nunca fiz tanta litragem assim. Dessa forma, qual é o melhor, priming ou carbonatação forçada?
E gostaria de saber também se vocês possuem alguma "sacada" para fazer a carbonatação com tanta litragem assim.

Você tem equipamentos para carbonatação forçada ? Barril para 85 litros ?
Porque envasar 85 litros em garrafa dá muito trabalho

Qual estilo ?
Estilos Belgas casam bem com priming
Estilos Americanos casam bem carbonatação forçada
Isso no geral....

Não tenho tenho equipamento para carbonatação forçada mas se for o caso, eu tenho uma reserva.
Então gostaria de servir em garrafas...

Estilo americano....
(Valeu pela dica do estilo)

Não tenho tenho equipamento para carbonatação forçada mas se for o caso, eu tenho uma reserva.
Então gostaria de servir em garrafas...

Estilo americano....
(Valeu pela dica do estilo)
Tu poderia comprar dois barris de 50 litros, cilindro de CO2, válvula extratora, regulador de pressão, mangueiras e um beer gun ou um enchedor de contra pressão para carbonatar toda a leva e engarrafar. Pode também comprar um recipiente de 100 litros pra fazer primming com trasfega, ou fazer o mais difícil, assim como eu, que engarrafo 100 litros com primming na garrafa com seringa. É uma questão de escolha, mas já que tu tens uma reserva, seria legal investir em carbonatação forçada e quem sabe, uma chopeira.

Eu diria uma coisa... A menos que você tenha equipamentos para envase em contra-pressão (isobárico), faça prime, já que quer servir em garrafas.
Mas por que não coloca uma parte em um ou dois postmix de 19l? Assim pode levar para eventos ou festas e a outra parte bebe aos poucos, na garrafa.

O ideal para o estilo é de fato a carbonatação forçada. Mas nada adianta uma carbonatação perfeita e perder parte da pressão no envase.

Ah, bem vindo aos 85. Eu vibrei muito quando cheguei aos 100L. Mas nessas quantidades, eu acabo colocando tudo no postmix, quando quero eu uso o contra-pressão para engarrafar alguma coisa.

Ah, bem vindo aos 85. Eu vibrei muito quando cheguei aos 100L. Mas nessas quantidades, eu acabo colocando tudo no postmix, quando quero eu uso o contra-pressão para engarrafar alguma coisa.
Eu continuo no espírito "home" e faço lotes de 20 e 20l (as vezes até dois ao mesmo tempo) e comecei com a carbonatação forçada a pouco. A única coisa chata é o envase em contra-pressão de pouca quantidade, pois ainda acho "muita mão" instalar, sanitizar, usar e limpar toda a encrenca para unas 10 garrafas.

Jean Paul Lopes
instagram @babyier.rocks

Grande Jean Paul

Não é o tamanho da brassagem que faz o caseiro e cada um aumenta (ou não) a produção, segundo seu próprio tempo, meios e espaço.
Mas é gostoso se pegar aumentando a produção, indo pra tiragens que exigem bomba, aumentando a eficiência e usando outras panelas e formas de fazer. A melhor coisa de todo o processo é o conhecimento que soma. Mas tenho amigos que fazem tiragens bem menores e sabem tanto (talvez até mais) que eu. O que muda é o tipo de experiência. Se fazemos mais ou menos, se focamos na excelência de uma receita ou em saber fazer todas, se nos preocupamos mais em bolar uma receita ou se gostamos de fazer uma cerveja parecida com cervejas icônicas.

Mas o que nos une é a constante busca por aprender mais compartilhar esse aprendizado, o que nos torna ainda melhores mestres.

@Paivao

Bem por ai. O que eu quis dizer é que eu busco a cada brassagem descobrir coisas novas, novas receitas ou técnicas e como meu consumo é todo em casa mesmo, fica difícil ter 100l da mesma cerveja a cada lote. Perigava eu enjoar da Irish Dry Stout que faço. hehehehe

E que independente da quantidade (20 ou 100l) carbonatar forçado ou não pode ser uma solução ou um pé no saco. Ter um barril ocupado com poucos litros de uma cerveja e precisar dele para outro lote, preparar todas as traquitanas para um envase de poucas garrafas pode ser bem chato.

Estou nesta de fazer minhas cervejas desde janeiro de 2016, aprendendo e desaprendendo muito (o que é bem importante pois tem muito mito no que se aprende) e seria o último a julgar quem quer que seja.

Um abração e se uns litrinhos desdes 100 ai estiver de bobeira, me manda ... hehehehe

Mandaria, não fosse a distância. Mas o encontro da Confraria do Grajaú, no Rio de Janeiro, é dia 27, no Boteco do Raoni (outro confrade) e está mais que convidado!

Back