Seu fermentador possui poço termométrico? Já tive problema no começo com controle de temperatura quando colocava o sensor colado à parede do balde, pois a temperatura no interior é alguns graus mais alta.
Enviado de meu D6643 usando Tapatalk
Como foi a questao de fermentador? Vc fermentou e maturou no mesmo balde? Ou transferiu pra um balde maturador? Qual foi a FG?
Uma coisa que pode ter acontecido é se você tiver transferido antes da atenuação completa.
Sent from my Lenovo K33b36 using Tapatalk
Bom. Tem uma diferença boa entre o que afere de temperatura fora e dentro do balde. Já tive problemas de off falvors e percebi que o sensor não estava indicando a realidade.
Em relação ao fermento, eu já fiz uma leva de 5 litros com um pacote inteiro de fermento Us 05 e não tive problemas (pelo menos até aonde consigo detectar).
Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk
Por tudo que informou, eu verificaria primeiro a real temperatura da fermentação é depois a oxigenação do mosto.
Enviado de meu D6643 usando Tapatalk
Vc usou algum programa ou site pra calcular sua receita?
Também colo meu sensor na parede do balde, não uso poco, seto a geladeira pra 8c durante a brassagem, pra abaixar mais rápido a temperatura do mosto pra 17c no início da fermentação.Mesmo colado no balde com isolante térmico e com fita termômetro mostrando que está dentro dos 18 graus? Pensei em baixar alguns graus na próxima.
Também colava o sensor no balde com isolante térmico por cima, mas por algum motivo que eu desconheço (provavelmente eu estava fazendo algo errado), o sensor indicava uma temperatura diferente da real. Descobri isso fazendo uns testes com água e outro termômetro (além do sensor do TIC17).Mesmo colado no balde com isolante térmico e com fita termômetro mostrando que está dentro dos 18 graus? Pensei em baixar alguns graus na próxima.
Fermentei e maturei no mesmo balde. Só transferi para outro balde para envasar. Sobre atenuação completa, não é o caso.
Ele atenuou por completo. 5 dias seguidos a mesma FG (1018).
Essa FG está alta.
Pode ser que seu problema seja as condições do fermento.
Vou confirmar. Mas ficou próxima do esperado pelo Beer Smith.
Era Nottingham. Hidratei antes de inocular.
Na próxima receita testaremos o us05.
O álcool 70 na sanitização pode gerar algo parecido? Penso no que poderia ser e penso em excesso nessa questão, temperatura de fermentação ou algo com fermento. Mas foram 2 levas seguidas com esse mesmo off flavor
Entendi. Vejo que 1pcte de fermento é utilizado para levas de até 20 litros. Acha que se usar a metade do pacote, hidratando antes de inocular, seria uma boa medida para testar? Seguirei fazendo levas buscando 10 litros finais.
Tiago, chegou em alguma conclusão? Tenho notado aroma de acetona nas minhas cervejas também..
Faço com fermentação controlada (17ºC), fermento seco hidratado e no pitch rate correto...
Pensei que possa ser alguma contaminação. Vou comprar um balde novo para testar..
Valeu, amigo!Camarada, para saber a quantidade de fermento, use uma calculadora: https://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/
Abraço