• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Primeiras Brassagens - Off Flavor Acetona

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Seu fermentador possui poço termométrico? Já tive problema no começo com controle de temperatura quando colocava o sensor colado à parede do balde, pois a temperatura no interior é alguns graus mais alta.

Enviado de meu D6643 usando Tapatalk

Não tenho poço térmico. Uso o sensor grudado no balde e com isolante térmico pra ficar mais próximo do líquido. Pensei em baixar uns 2 ou 3 graus nas próximas pra testar.

Mas como estava setado pra 18, se estivesse 3 acima, ainda estaria dentro da temperatura de fermentação.

Como foi a questao de fermentador? Vc fermentou e maturou no mesmo balde? Ou transferiu pra um balde maturador? Qual foi a FG?

Uma coisa que pode ter acontecido é se você tiver transferido antes da atenuação completa.

Sent from my Lenovo K33b36 using Tapatalk

Fermentei e maturei no mesmo balde. Só transferi para outro balde para envasar. Sobre atenuação completa, não é o caso.

Ele atenuou por completo. 5 dias seguidos a mesma FG (1018).

Bom. Tem uma diferença boa entre o que afere de temperatura fora e dentro do balde. Já tive problemas de off falvors e percebi que o sensor não estava indicando a realidade.
Em relação ao fermento, eu já fiz uma leva de 5 litros com um pacote inteiro de fermento Us 05 e não tive problemas (pelo menos até aonde consigo detectar).

Enviado de meu SM-J500M usando Tapatalk

Utilizo o que deixa mais próximo e é recomendado aqui no fórum. Isolante colado no balde, com isolante térmico.

Sobre excesso de fermento, pelo que li e postaram aqui, não é isso que pode ter causado.

Vou baixar uns 2 ou 3 graus no controlador na próxima leva pra testar. Tenho também aquela fita termômetro colada e a temperatura estava dentro para o estilo.

Por tudo que informou, eu verificaria primeiro a real temperatura da fermentação é depois a oxigenação do mosto.

Enviado de meu D6643 usando Tapatalk

Mesmo colado no balde com isolante térmico e com fita termômetro mostrando que está dentro dos 18 graus? Pensei em baixar alguns graus na próxima.

Mesmo colado no balde com isolante térmico e com fita termômetro mostrando que está dentro dos 18 graus? Pensei em baixar alguns graus na próxima.
Também colo meu sensor na parede do balde, não uso poco, seto a geladeira pra 8c durante a brassagem, pra abaixar mais rápido a temperatura do mosto pra 17c no início da fermentação.

André Wenderosck

Também colava o sensor no balde com isolante térmico por cima, mas por algum motivo que eu desconheço (provavelmente eu estava fazendo algo errado), o sensor indicava uma temperatura diferente da real. Descobri isso fazendo uns testes com água e outro termômetro (além do sensor do TIC17).
Não tentei abaixar o setpoint em alguns graus. Apenas comprei e instalei um poço termométrico no balde e agora está tudo certo.
Se eu pudesse te dar uma dica para evitar este problema, seria utilizar um poço termométrico.

Abraços

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Também colava o sensor no balde com isolante térmico por cima, mas por algum motivo que eu desconheço (provavelmente eu estava fazendo algo errado), o sensor indicava uma temperatura diferente da real. Descobri isso fazendo uns testes com água e outro termômetro (além do sensor do TIC17).
Não tentei abaixar o setpoint em alguns graus. Apenas comprei e instalei um poço termométrico no balde e agora está tudo certo.
Se eu pudesse te dar uma dica para evitar este problema, seria utilizar um poço termométrico.

Abraços

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Fermentei e maturei no mesmo balde. Só transferi para outro balde para envasar. Sobre atenuação completa, não é o caso.

Ele atenuou por completo. 5 dias seguidos a mesma FG (1018).

Essa FG está alta.

Pode ser que seu problema seja as condições do fermento.

Essa FG está alta.

Pode ser que seu problema seja as condições do fermento.

Vou confirmar. Mas ficou próxima do esperado pelo Beer Smith.

Era Nottingham. Hidratei antes de inocular.

Na próxima receita testaremos o us05.

O álcool 70 na sanitização pode gerar algo parecido? Penso no que poderia ser e penso em excesso nessa questão, temperatura de fermentação ou algo com fermento. Mas foram 2 levas seguidas com esse mesmo off flavor

Vou confirmar. Mas ficou próxima do esperado pelo Beer Smith.

Era Nottingham. Hidratei antes de inocular.

Na próxima receita testaremos o us05.

O álcool 70 na sanitização pode gerar algo parecido? Penso no que poderia ser e penso em excesso nessa questão, temperatura de fermentação ou algo com fermento. Mas foram 2 levas seguidas com esse mesmo off flavor

Tiago, chegou em alguma conclusão? Tenho notado aroma de acetona nas minhas cervejas também..

Faço com fermentação controlada (17ºC), fermento seco hidratado e no pitch rate correto...

Pensei que possa ser alguma contaminação. Vou comprar um balde novo para testar..

Tiago, chegou em alguma conclusão? Tenho notado aroma de acetona nas minhas cervejas também..

Faço com fermentação controlada (17ºC), fermento seco hidratado e no pitch rate correto...

Pensei que possa ser alguma contaminação. Vou comprar um balde novo para testar..

Oi, amigo!

No final pelo que percebi descartando, era falta de fermento. A OG era bem alta e exigia mais fermento. Hoje em dia calculo sempre pela calculadora de Pitch Rate do Brewers Friend.

Chegou a alguma conclusão por aí?

Latest posts

Back