• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Primeira Brassagem

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

orube

Well-Known Member
Reaction score
4
Boa tarde cervejeiros. Estou iniciando nesse hobby

Fiz a primeira ontem. Uma pale ale.
Algumas dúvidas:

1. Durante brassagem a temperatura subiu logo no início p 81graus. Fui deixar um maluco olhando e aconteceu isso. Ai voltei p 65 e continuei com a brassagem. Perdi a cerva?

2. Enquanto faço a lavagem, já posso ir aumentando a temperatura do mosto primário p fervura e ir adicionando da lavagem a medida q sai?

3. Levei 1h p resfriar. Tá na média?

4. Não vejo movimentação no airlock. Mas tem espuma sobre a cerveja. É normal? Tem algo q eu deva fazer?

5. Eu estou fermentado a 19graus. Li em alguns lugares sobre fermentação secundária. Devo fazer? Se sim, qual procedimento?

6. Após a fermentação, baixo imediatamente para temp de maturação ou vou aos poucos?

Acho q foi só isso q anotei. Rsrs

Medi a densidade agora a pouco 1025. OG estava 1050

Obrigado

Respostas 'in line':

Boa tarde cervejeiros. Estou iniciando nesse hobby

Fiz a primeira ontem. Uma pale ale.
Algumas dúvidas:

1. Durante brassagem a temperatura subiu logo no início p 81graus. Fui deixar um maluco olhando e aconteceu isso. Ai voltei p 65 e continuei com a brassagem. Perdi a cerva?

Não deixe malucos perto de coisas quentes, pois pode dar acidente.
Piadas a parte, não dá pra saber o que aconteceu antes da cerveja ficar pronta, e também depende do tempo que ficou nessa temperatura.
As vezes dá off flavour, as vezes não fermenta, na maioria dos casos, não dá nada _muito_ perceptivel.

2. Enquanto faço a lavagem, já posso ir aumentando a temperatura do mosto primário p fervura e ir adicionando da lavagem a medida q sai?

Pode.

3. Levei 1h p resfriar. Tá na média?

Não sei a média, mas se puder melhorar em algo, melhore.
Parta do principio de quanto mais rápido, melhor.

Eu resfrio numa média de 1 litro por minuto, de 80ºC para 18ºC, mas só faço 18 litros de cerveja. Se fossem 100 litros, meu método seria completamente ineficiente.

4. Não vejo movimentação no airlock. Mas tem espuma sobre a cerveja. É normal? Tem algo q eu deva fazer?

Airlock não é densímetro, use o densímetro e faça uma inspeção visual. Não, sua cerveja não vai contaminar se você abrir o fermentador pra dar uma espiada.

5. Eu estou fermentado a 19graus. Li em alguns lugares sobre fermentação secundária. Devo fazer? Se sim, qual procedimento?

Tem isso nos tópicos fixos, mas no geral, tu pode deixar duas semanas a 19ºC ou subir pra 24ºC. Eu faço em 24ºC.

6. Após a fermentação, baixo imediatamente para temp de maturação ou vou aos poucos?

Eu faço direto de 24ºC pra -2ºC porque conheço meu equipamento e sei que não vai congelar minha cerveja. Se for reaproveitar fermento, faça com mais calma, tipo 2ºC/Dia. (0,5ºC/dia é muito preciosismo)

Acho q foi só isso q anotei. Rsrs

Medi a densidade agora a pouco 1025. OG estava 1050

Já tá na metade do caminho. Pelo visto, usou uma boa quantidade de fermento.

Começou bem. :p

Obrigado

Obrigado pessoal!

Rpz... Usei um pacotinho de fermento só. 11.5g. Hidratei antes..
Aguardar p ver o resultado.

"Tem isso nos tópicos fixos, mas no geral, tu pode deixar duas semanas a 19ºC ou subir pra 24ºC. Eu faço em 24ºC. "

@jalexandre, vc deixa 2 semanas em fermentação secundária? :eek:

"Tem isso nos tópicos fixos, mas no geral, tu pode deixar duas semanas a 19ºC ou subir pra 24ºC. Eu faço em 24ºC. "

@jalexandre, vc deixa 2 semanas em fermentação secundária? :eek:

Eu quis dizer duas semanas a partir do primeiro dia de fermentação, ou subir pra 24ºC após a fermentação primária (geralmente uns 7 dias).

Duas semanas no total. :p

Jéferson, qual o método q usa p resfriar?
Eu usei um pré chiller num balde com gelo.
Mesmo assim achei demorado.

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk

Jéferson, qual o método q usa p resfriar?
Eu usei um pré chiller num balde com gelo.
Mesmo assim achei demorado.

Eu uso agua gelada e gravidade mesmo.

Resfrio a agua a 3ºC no dia anterior à brassagem, e passo por gravidade (sem bomba) dentro de um chiller caseiro de alumínio feito com tubo de 1/4" de diâmetro (1/2" seria melhor, mas não sabia na época...) e 15 metros de comprimento.

Isso faz com que eu resfrie o mosto de 80ºC para 17ºC em 20 minutos.

O processo todo consiste em:

1 - Ferver o chiller para sanitizar, ainda na panela ;
2 - Tirar o chiller, botar no fermentador ainda vazio ;
3 - Fazer o whirpool na panela e esperar 20 mintuos ;
4 - Transferir o mosto para o fermentador ainda quente (80ºC em média) ;
5 - Passar a agua gelada por gravidade, aproximadamente 20 litros ;
6 - Aerar, inocular, colocar no freezer ;
7 - Lavar tudo.

E é isso. Não perco nem meia hora resfriando a parada.

Se você não tem chiller de imersão, tu pode resfriar até 40ºC usando uma bacia com gelo, botar no freezer /geladeira para chegar até a temperatura de inoculação e inocular depois.

Show! Tentar fazer isso da próxima vez! Valeu

Ainda estou no processo "gambiarra caseira" para resfriamento .uso um chiller de imersao de cobre (1/2 15 mts) e um pré chiller carissimo, importado, ( uma parte traseira de geladeira, aquela grade atras sabem ?:D) Uso o préchiller dentro de um tanque ( de lavar roupa. kkk) imerso em água com varias garrafas de gelo que faço previamente. Consigo baixar de 80 para 20° em 25 minutos... kkkkkkk

Eu uso agua gelada e gravidade mesmo.

Resfrio a agua a 3ºC no dia anterior à brassagem, e passo por gravidade (sem bomba) dentro de um chiller caseiro de alumínio feito com tubo de 1/4" de diâmetro (1/2" seria melhor, mas não sabia na época...) e 15 metros de comprimento.

Isso faz com que eu resfrie o mosto de 80ºC para 17ºC em 20 minutos.

O processo todo consiste em:

1 - Ferver o chiller para sanitizar, ainda na panela ;
2 - Tirar o chiller, botar no fermentador ainda vazio ;
3 - Fazer o whirpool na panela e esperar 20 mintuos ;
4 - Transferir o mosto para o fermentador ainda quente (80ºC em média) ;
5 - Passar a agua gelada por gravidade, aproximadamente 20 litros ;
6 - Aerar, inocular, colocar no freezer ;
7 - Lavar tudo.

E é isso. Não perco nem meia hora resfriando a parada.

Se você não tem chiller de imersão, tu pode resfriar até 40ºC usando uma bacia com gelo, botar no freezer /geladeira para chegar até a temperatura de inoculação e inocular depois.
@jalexandre

Estava estudando a respeito... Para aerar, usa uma bomba?

No meu caso, uso a gravidade. Queria saber como usar esse método de resfriamento no fermentador e aerar depois

Tu pode usar uma bomba ou chacoalhar o fermentador.

Eu uso cilindro de O2.

Enviado de meu Moto G usando Tapatalk

Back