• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Primeira brassagem e algumas duvidas (fermento liquido).

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Fabio macedo

Member
Reaction score
1
Fala galera, estou comecando a fazer cerveja. Depois de comprar todo o material e errar em algumas compras chegou a hora e algumas duvidas surgem.

Eu moro em Londres e por aqui é mais facil e muito mais barato de comprar as coisas.

Vou comecar com 10l e deem uma olhada na receita abaixo. (ja comprei todo esse material) gostaria de saber se esta boa as quantidades.

E a minha maior duvida é sobre o fermento liquido como nao vou utilizar o tudo todo nao sei como devo utiliza-lo.

1.45 kgMaris Otter Pale
1.45 kgEnglish 2-row Pale
0.12 kgBritish Crystal 55°L
26.21 gCascade - 5.5 AA% pellets; boiled 60 min
7.49 gFuggle - 4.8 AA% pellets; boiled 15 min
7.49 gEast Kent Goldings - 5.0 AA% pellets; boiled 1 min
White Labs WLP005 British Ale

Fala galera, estou comecando a fazer cerveja. Depois de comprar todo o material e errar em algumas compras chegou a hora e algumas duvidas surgem.

Eu moro em Londres e por aqui é mais facil e muito mais barato de comprar as coisas.

Vou comecar com 10l e deem uma olhada na receita abaixo. (ja comprei todo esse material) gostaria de saber se esta boa as quantidades.

E a minha maior duvida é sobre o fermento liquido como nao vou utilizar o tudo todo nao sei como devo utiliza-lo.

1.45 kgMaris Otter Pale
1.45 kgEnglish 2-row Pale
0.12 kgBritish Crystal 55°L
26.21 gCascade - 5.5 AA% pellets; boiled 60 min
7.49 gFuggle - 4.8 AA% pellets; boiled 15 min
7.49 gEast Kent Goldings - 5.0 AA% pellets; boiled 1 min
White Labs WLP005 British Ale

Pode usar ele todo sim, como vc está com um fermento que veio de outro continente, igual nós o recebemos aqui, ele está com baixa viabilidade, ou seja tem muitas células mortas.

Existem calculadoras online de pitching rate, a do brewersfriend.com é boa, consegue estimar quanto de viabilidade tem a partir da data de fabricação.

Se estiver com uma contagem abaixo do necessário é preciso fazer um starter. Se estiver um pouco acima nao tem problema.

Obrigado pela resposta.

Mas no tudo do fermento diz que é para usar 1 tubo para 5 gal (18.9271 litros) e acredito que a medida seja Gal US que é diferente de Gal UK. Sera que nao é muito fermento para 10 litros?

Sim, está indicado que utilizando direto do tubo essa quantidade é o suficiente pra fermentar 20 litros de cerveja até 1,060. E vai fermentar mesmo, mas isso não quer dizer que vai dar um resultado decente.... As recomendações de praticamente todos os fabricantes de fermento ficam abaixo da quantidade ótima considerada atualmente, por esse motivo costumamos fazer starters de acordo com as calculadoras criadas pra auxiliar na estimativa de quantas células temos e quantas precisamos de fato.

Back