Bom dia, Raisoshi! Cara, ontem me iniciei no mundo da cerveja artesanal...
Postarei mais tarde o andamento do processo feito por mim que teve muita coisa fora do padrão...
Posso adiantar, que a OG foi de 1080, porém, ainda não tenho muita certeza do real significado, tô aprendendo aos poucos! Pelo que eu entendi ai no gráfico, com 1080 ela ficaria com 25 IBUs?
Mesmo ela não ficando boa ou dentro dos padrões e estilos, não vou desanimar!
Até já e obrigado pela contribuição.
Não não, você entendeu errado haha. Quem dita a OG e os IBUs são a receita, OG indicando a quantidade de açúcares no mosto, e IBUs o amargor vindo dos lúpulos.
Daí, com essas duas informações em mãos, você acha o ponto no gráfico, e ve em que "área" ele se encontra.
O sabor do malte extraído na forma de açúcar é balanceado pelo amargor do lúpulo, por isso ali na região central você tem uma área em que teoricamente a cerveja fica "balanceada". Se aumentar um e manter o outro, o ponto vai se movendo para as outras regiões, ficando mais puxada para o malte, ou mais puxada para lupulada.
Esse gráfico aí é só pra brincar, e nem sei até que ponto ele é correto, o certo mesmo é fazer e ir adquirindo a experiência a partir dos resultados.
3°- Após a brassagem, o meu fogão não passava de 90°... e procedi com a etapa de adição dos lúpulos, sem apresentar espuma nenhuma...fui em frente.
Isso é ruim, a fervura melhoraria a utilização do mosto. Tem também algumas coisas que você não quer na sua cerveja que evaporam na fervura, o DMS, pode ser que dê algum sabor na cerveja final, mas vai até o fim pra ver no que dá. E providencia um fogareiro de alta pressão, ou pelo menos mais forte(tentou colocar a panela com 2 bocas acesas, ou não dava alcance?)
4°- Resfriei o mosto a 27° e inoculei 11,5 de fermento (que veio errado para a cerveja que eu tinha em mente).
O ideal era inocular mais frio, eu acho. Não entendo muito de lagers pois não fiz ainda. Para a próxima leva, pesquise sobre hidratação de fermento seco.
Bem, utilize os dados que coletou e procura calcular sua eficiencia, pra na próxima vez ter um controle maior. Mas, já to vendo pelo volume dentro do balde que aí não tem nem perto de 20l, talvez uns 12, 13? Esse balde é de 20 né? Por isso ficou tão alta.