• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Primeira Brassagem de uma Pilsen

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

kbludo

Well-Known Member
Reaction score
53
Boa tarde. Depois de colher algumas informações aqui no fórum, decidi por a mão na massa. Kit comprado, insumos também, eis que começam as dúvidas, hehe.
Bom, na receita que acompanha o malte, falam em fermento S-23, porém veio o US-05.

1°-Pergunta. Tem algum problema nisso?

A medida que vou organizando/ensaiando mais questionamentos vão surgindo.
Até aproxima.

Attachments

• receita.jpg
    receita.jpg
    89.5 KB
Olha, pode sair muita coisa daí, menos uma Pilsen. Com US-05 só vai sair Ale, e nessa temperatura de fermentação ele nem vai conseguir trabalhar praticamente.

Por acaso é da Alquimia da Cerveja?

Olha, pode sair muita coisa daí, menos uma Pilsen. Com US-05 só vai sair Ale, e nessa temperatura de fermentação ele nem vai conseguir trabalhar praticamente.

Por acaso é da Alquimia da Cerveja?

Vixxi, e agora, tem como eu alterar essa receita com esses ingredientes que tenho?
Comprei esse kit por achar ser o mais fácil para fazer, tendo em vista a minha inexperiência :mad::mad::mad:
Esse kit eu comprei pela "Cerveja da Casa"
Obrigado pela dica.

Vixxi, e agora, tem como eu alterar essa receita com esses ingredientes que tenho?
Comprei esse kit por achar ser o mais fácil para fazer, tendo em vista a minha inexperiência :mad::mad::mad:
Esse kit eu comprei pela "Cerveja da Casa"
Obrigado pela dica.

Segue a mesma receita, mas muda a temperatura de fermentação para 18/19ºC.

E ao invés de todas essas rampas de temperatura pode fazer só uma de 60 ou até 90 minutos a 68º.

Glaucio e Fagner, obrigado pela atenção de vcs! No caso, ela então será um Ale?
E quanto a quantidade de fermento, esta correto?
Vale a pena hidrata-lo antes?
Valeu!

É isso que o pessoal já falou mesmo.

1) Esquece as rampas de temperatura, coloque a mistura de água + grãos a 68ºC, tampe a panela e deixe quieto por 90 minutos.

2) Comece a fermentação com 18ºC, deixe por uns 5 ou 6 dias e depois vai aumentando 1ºC por dia até atingir 24ºC ou 25ºC.

3) Essa receita é para 20 litros, certo? Achei muito pouco lúpulo. Se puder, compre mais lúpulo e coloque mais um pouco.

Em tempo...

4) Sobre o fermento, o ideal seria colocar dois pacotes, hidratados, caso a receita seja para 20 litros.

A receita está certa (com rampa desnecessária, mas certa). O erro foi o fermento enviado pro @kbludo. S23 da receita é fermento lager, a fermentação realmente seria a 10ºC. Mas não é fim do mundo. Fermenta com o US-05 em 18ºC e faça uma Blond Ale. Leia o tópico de clarificação com gelatina e terá uma cerveja muito leve, cristalina e boa de beber!

Abraço!

É isso que o pessoal já falou mesmo.

1) Esquece as rampas de temperatura, coloque a mistura de água + grãos a 68ºC, tampe a panela e deixe quieto por 90 minutos.

2) Comece a fermentação com 18ºC, deixe por uns 5 ou 6 dias e depois vai aumentando 1ºC por dia até atingir 24ºC ou 25ºC.

3) Essa receita é para 20 litros, certo? Achei muito pouco lúpulo. Se puder, compre mais lúpulo e coloque mais um pouco.

Em tempo...

4) Sobre o fermento, o ideal seria colocar dois pacotes, hidratados, caso a receita seja para 20 litros.

Então meu amigo, a receita são para 20 litros mesmo!
Aqui em Cabo Frio, não tem loja especializada para a venda destes insumos...vou ter que me virar com esses itens mesmo...
Agora o que tá pegando é o acerto na temperatura do termostato que tá esquentando a minha cabeça...
Depois que desliga nos 18° ela vai abaixando, abaixando...
Vamos ver se consigo acertar isso que amanhã é o dia!
Abraço.

A receita está certa (com rampa desnecessária, mas certa). O erro foi o fermento enviado pro @kbludo. S23 da receita é fermento lager, a fermentação realmente seria a 10ºC. Mas não é fim do mundo. Fermenta com o US-05 em 18ºC e faça uma Blond Ale. Leia o tópico de clarificação com gelatina e terá uma cerveja muito leve, cristalina e boa de beber!

Abraço!

Obrigado por mais essa dica! Vou procurar pelo tópico e dar uma lida!
Na próxima compra, escolho eu mesmo os produtos (com a ajuda de vcs) hehe!
Grande abraço.

Aqui em Cabo Frio, não tem loja especializada para a venda destes insumos...vou ter que me virar com esses itens mesmo...
Agora o que tá pegando é o acerto na temperatura do termostato que tá esquentando a minha cabeça...
Depois que desliga nos 18° ela vai abaixando, abaixando...
Vamos ver se consigo acertar isso que amanhã é o dia!
Abraço.

Tá certo.

Não esquenta, vai sair cerveja, e muito provavelmente bem melhor do que as Ambev da vida.

Para o futuro, vale à pena pensar em tirar um dia e ir ao Rio em uma loja (tem duas lá).

Abraço.

Só pra ser acrescentar à discussão :)

Pelo uso de Nugget(americano), pela OG range e FG range, eu julgo que essa receita era pra ser uma Classic American Pilsner.

Joguei no beersmith aqui rapidinho, e deu estimativa de uns 21 IBUs, que é realmente abaixo do estilo, que pede 25-40 IBUs. Mas, ninguém é obrigado a seguir estilo nenhum! 21 IBUs vai ficar menos amarga do que uma Classic American Pilsner certinha no estilo, mas isso não é necessariamente ruim, depende do gosto da pessoa.

Eu gosto desse gráfico abaixo - não sei até que ponto ele é realmente correto, mas espero que quem o criou saiba! Haha - e já até coloquei na linha rosa como ficaria dependendo da sua OG(que vai variar de acordo com a sua eficiência).

Da esquerda pra direita:
Extremamente Maltada - Levemente Maltada - Balanceada - Levemente Lupulada - Extremamente Lupulada

Attachments

• hopsgraph.jpg
    hopsgraph.jpg
    140.3 KB
Bom dia, Raisoshi! Cara, ontem me iniciei no mundo da cerveja artesanal...
Postarei mais tarde o andamento do processo feito por mim que teve muita coisa fora do padrão...
Posso adiantar, que a OG foi de 1080, porém, ainda não tenho muita certeza do real significado, tô aprendendo aos poucos! Pelo que eu entendi ai no gráfico, com 1080 ela ficaria com 25 IBUs?
Mesmo ela não ficando boa ou dentro dos padrões e estilos, não vou desanimar!

Até já e obrigado pela contribuição.

Postarei mais tarde o andamento do processo feito por mim que teve muita coisa fora do padrão...
Posso adiantar, que a OG foi de 1080, porém, ainda não tenho muita certeza do real significado, tô aprendendo aos poucos! Pelo que eu entendi ai no gráfico, com 1080 ela ficaria com 25 UBIs?

Cara, 1080 é muita coisa, acho que seria legal tu criar um tópico explicando toda tua receita e processo pra tirar tuas dúvidas.
E a OG não tem nada a ver com IBU, OG é a densidade/quantidade de açúcar diluída no teu mosto antes de fermentar, e IBU é unidade de medida de amargor, que depende principalmente da quantidade de lúpulo que adiciona.

Aconselho também a ler todos tópicos fixos do fórum, vai aprender muita coisa.

Opa Fagner, blz? Iria postar aqui mesmo esse processo, para a rapaziada que vem me ajudando (inclusive vc) pudesse comentar o passo a passo da minha brassagem, os erros e etc!
Tenho lido os tópicos todos os dias quando chego do trabalho, tem muita informação a ser adquirida ainda!
Grande abraço.

Bem senhores, vou explicar como realizei o processo da minha 1° "cerveja".

1°- Utilizei o método BIAB (pois não dispunha da bazooca).

2°- Brassei por aproximadamente 2 hrs (não consegui acertar na marcação com iodo).

3°- Após a brassagem, o meu fogão não passava de 90°... e procedi com a etapa de adição dos lúpulos, sem apresentar espuma nenhuma...fui em frente.

4°- Resfriei o mosto a 27° e inoculei 11,5 de fermento (que veio errado para a cerveja que eu tinha em mente).

5°- Medi a OG, foi 1080.

6°- A temperatura está entre 19 e 21°.

Diante disto tudo, foi uma surpresa hj ver o air lock borbulhando,kkk.
Vamos ver o andamento e ver no que dá, (ou se dá para salvar) isso com certeza servirá como aprendizado.

Attachments

• SAM_2383.jpg
    SAM_2383.jpg
    108.2 KB
  • SAM_2385.jpg
    SAM_2385.jpg
    147.1 KB
  • SAM_2388.jpg
    SAM_2388.jpg
    130.9 KB
  • SAM_2393.jpg
    SAM_2393.jpg
    129.8 KB
  • SAM_2396.jpg
    SAM_2396.jpg
    96.5 KB
Mais algumas.

Attachments

• SAM_2397.jpg
    SAM_2397.jpg
    181 KB
  • SAM_2398.jpg
    SAM_2398.jpg
    129 KB
Posso adiantar, que a OG foi de 1080, porém, ainda não tenho muita certeza do real significado, tô aprendendo aos poucos! Pelo que eu entendi ai no gráfico, com 1080 ela ficaria com 25 IBUs?

Não não, você entendeu errado haha. Quem dita a OG e os IBUs são a receita, OG indicando a quantidade de açúcares no mosto, e IBUs o amargor vindo dos lúpulos.

Daí, com essas duas informações em mãos, você acha o ponto no gráfico, e ve em que "área" ele se encontra.

O sabor do malte extraído na forma de açúcar é balanceado pelo amargor do lúpulo, por isso ali na região central você tem uma área em que teoricamente a cerveja fica "balanceada". Se aumentar um e manter o outro, o ponto vai se movendo para as outras regiões, ficando mais puxada para o malte, ou mais puxada para lupulada.

Esse gráfico aí é só pra brincar, e nem sei até que ponto ele é correto, o certo mesmo é fazer e ir adquirindo a experiência a partir dos resultados.

3°- Após a brassagem, o meu fogão não passava de 90°... e procedi com a etapa de adição dos lúpulos, sem apresentar espuma nenhuma...fui em frente.

Isso é ruim, a fervura melhoraria a utilização do mosto. Tem também algumas coisas que você não quer na sua cerveja que evaporam na fervura, o DMS, pode ser que dê algum sabor na cerveja final, mas vai até o fim pra ver no que dá. E providencia um fogareiro de alta pressão, ou pelo menos mais forte(tentou colocar a panela com 2 bocas acesas, ou não dava alcance?)

4°- Resfriei o mosto a 27° e inoculei 11,5 de fermento (que veio errado para a cerveja que eu tinha em mente).

O ideal era inocular mais frio, eu acho. Não entendo muito de lagers pois não fiz ainda. Para a próxima leva, pesquise sobre hidratação de fermento seco.

5°- Medi a OG, foi 1080.

Bem, utilize os dados que coletou e procura calcular sua eficiencia, pra na próxima vez ter um controle maior. Mas, já to vendo pelo volume dentro do balde que aí não tem nem perto de 20l, talvez uns 12, 13? Esse balde é de 20 né? Por isso ficou tão alta.

A OG pode ter ficado alta pela quantidade insuficiente de água utilizada na brassagem. Para esses 20 litros finais deve-se utilizar por volta de 28 a 30 litros de água! Os grãos absorvem aproximadamente o seu peso em água (5 L) e a evaporação na fervura pode consumir, por exemplo, de 3 a 5 litros dependendo da intensidade, sobrando os 20 litros finais.
Portanto, se utilizasse mais água o seu mosto ficaria mais diluído e a densidade (OG) não ficaria tão alta.
Por conta disso sua cerveja pode ficar muito alcoólica! Mas agora fique tranquilo! No final do processo você vai ter cerveja!

Então, passados 6 dias a fermentação tem gerado pouca bolha no air lock.
Medi novamente a OG, deu 1020 ou 5 Brix (ainda não sei ler o densímetro,hehe).
Bem, álcool ela gerou, assim como um intenso gosto de "verde"... vamos esperar o fim da fermentação/maturação para ver como fica!
Um abraço.

Outra coisa; Acabei de perceber que a temperatura que ela se encontra é de 20° e para com 22°. dá muita zebra essa temperatura?

Bem, dia 25 foi feita a prova de 2 garrafas testes que carbonataram por uma semana, provei uma, possuía bem pouca espuma, mas, boa de beber!
Aproveitei o ensejo para envasar o restante do lote, foram 12 litros!
Agora é só aguardar!
Grande abraço.

Attachments

• SAM_2406.jpg
    SAM_2406.jpg
    129.8 KB
E como ficou?

A cara tá boa.

E ai AntonioMartins, tudo certo?
Realmente a cara ficou muito boa, hehe!
Quanto a cerveja, ficou boa, o pessoal gostou bastante...porém, eu a achei bastante alcoólica, de corpo denso e espuma cremosa e duradoura.
A graduação alcoólica parece a da Faxe 10% e triple Karmeliet...
Na próxima tentarei fazer uma com menos álcool :rockin:!
Obrigado pelas dicas e acompanhamento!
Grande abraço.

E ai AntonioMartins, tudo certo?
Realmente a cara ficou muito boa, hehe!
Quanto a cerveja, ficou boa, o pessoal gostou bastante...porém, eu a achei bastante alcoólica, de corpo denso e espuma cremosa e duradoura.
A graduação alcoólica parece a da Faxe 10% e triple Karmeliet...
Na próxima tentarei fazer uma com menos álcool :rockin:!
Obrigado pelas dicas e acompanhamento!
Grande abraço.

Atenuação x 0.131 = teor alcoólico

No seu caso, se tiver medido tudo certinho, corrigido temp do densimetro etc:

(80-20) x 0.131 = 7.86% :)

Atenuação x 0.131 = teor alcoólico

No seu caso, se tiver medido tudo certinho, corrigido temp do densimetro etc:

(80-20) x 0.131 = 7.86% :)

Cara, isso é muito álcool, kkk.
Me explica o que é esse 0.131 ai...Tô estudando ainda!
Tô pensando em bota-las na geladeira para diminuir o trabalho do fermento, o que acha?
Abraço.

Cara, isso é muito álcool, kkk.
Me explica o que é esse 0.131 ai...Tô estudando ainda!
Tô pensando em bota-las na geladeira para diminuir o trabalho do fermento, o que acha?
Abraço.

É só uma constante, como eu disse ali em cima, você multiplica a quantidade de pontos que atenuou por essa constante e acha a % de álcool por voume(ABV).

No seu caso atenuou de 1.080 pra 1.020, então 60 pontos, daí a resultado.

Eu só coloco pra gelar depois de que ela se manteve por uns dias na mesma gravidade e o fermento tiver terminado de limpar a cerveja, aí vai de você verificar isso. Mas como assim diminuir o trabalho do fermento?

Latest posts

Back