• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Primeira brasagem - Duvida de fermentação

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
eu nao confiaria, até pq pelo relato dele acho complicado arriscar que está tudo dentro da normalidade.

Por isso minha sugestão de aguardar um período maior antes de passar para a garrafa. Pela lógica sim finalizou, mas por segurança nao vejo porque não cuidar

Realmente, acho que vale a pena deixar mais um tempo em uns 20ºC e conferir a densidade mais algumas vezes, para ter certeza.

1.027 é uma FG muito alta.
Não creio que tenha atenuado tudo. Mais fácil acreditar em que a fermentação parou devido ao stress sofrido pelo levedo.

O T-58 é valente, mas não faz milagre.
Talvez inocular um US05 corretamente hidratado e ver se ele termina o trabalho.
Eu não faria porque gosto de arcar com meus erros até o final, aprender com eles e corrigir na próxima.

Tem gente que prefere a correção. Respeito ambos. :)

Enfim, botar ela na garrafa neste estágio, do jeito que está, é pedir para ter problemas.

Se fosse aqui em casa, eu deixaria essa cerveja no balde por alguns meses.
No mínimo uns 6 meses com essa FG, pois sempre sobra algumas células para terminar o trabalho.

Como eu disse, o T-58 é valente e, nessas condições, precisa de tempo pra fazer o que tem que fazer.

1.027 é uma FG muito alta.
Não creio que tenha atenuado tudo. Mais fácil acreditar em que a fermentação parou devido ao stress sofrido pelo levedo.

O T-58 é valente, mas não faz milagre.
Talvez inocular um US05 corretamente hidratado e ver se ele termina o trabalho.
Eu não faria porque gosto de arcar com meus erros até o final, aprender com eles e corrigir na próxima.

Tem gente que prefere a correção. Respeito ambos. :)

Enfim, botar ela na garrafa neste estágio, do jeito que está, é pedir para ter problemas.

Se fosse aqui em casa, eu deixaria essa cerveja no balde por alguns meses.
No mínimo uns 6 meses com essa FG, pois sempre sobra algumas células para terminar o trabalho.

Como eu disse, o T-58 é valente e, nessas condições, precisa de tempo pra fazer o que tem que fazer.

2 votos por não mexer e deixar a natureza seguir seu caminho...

Putz.. Mas qual será que foi meu erro afinal?

Provavelmente foi mais de um fator que gerou a paralisação da fermentação.

Você não hidratou o fermento, nessa metade das células já morreram

Como estava a diferença de temperatura entre o fermento e o mosto, quando você jogou o fermento? Se a diferença de temperatura entre os dois estivesse a mais de 08ºC ou 10ºC, mais células morreram pelo choque térmico.

Muita variação de temperatura. Sem controle (geladeira + termostato) a variação de temperatura entre o dia e a noite, por exemplo, pode estressar o fermento e ele para de trabalhar.

No seu caso, o que eu faria seria tentar subir a temperatura para algo em torno dos 22ºC e deixar assim por uma semana, mais ou menos, para ver se voltava a atenuar.

Provavelmente foi mais de um fator que gerou a paralisação da fermentação.

Você não hidratou o fermento, nessa metade das células já morreram

Como estava a diferença de temperatura entre o fermento e o mosto, quando você jogou o fermento? Se a diferença de temperatura entre os dois estivesse a mais de 08ºC ou 10ºC, mais células morreram pelo choque térmico.

Muita variação de temperatura. Sem controle (geladeira + termostato) a variação de temperatura entre o dia e a noite, por exemplo, pode estressar o fermento e ele para de trabalhar.

No seu caso, o que eu faria seria tentar subir a temperatura para algo em torno dos 22ºC e deixar assim por uma semana, mais ou menos, para ver se voltava a atenuar.

Pode ser. O mosto estava mesmo mais quente, em torno dos 30 graus. E tbm joguei "de uma vez" o fermento kkk

Ontem fiz o seguinte, peguei um sache de US-05 que eu tinha, misturei com agua em temp ambiente, mexi bem por uns 10-15 min seguindo a orientação do fabricante, e despejei no mosto.

Dei uma mexida com a colher.

A temperatura hoje tá nos 22 graus. Mas vou ver se já levo ele pra geladeira com o TIC17, pra ficar nos 20.

Apliquei o US-05 ontem por volta das 23h30.

Fiz uma medição agora, as 10h da manhã, e já baixou pra 1025 :ban:

Acho que o prob era falta de fermento mesmo (mal uso).

Agora acho que é só aguardar. Muito obrigado a todos pela luz!!

Srs, medi hoje denovo e obtive 1027 na medição, novamente. Acredito que o mosto não tenha mesmo mais o que fermentar.

Quando medi a densidade, cheirei o mosto e tem um cheiro bem forte de alcool.

Decidi começar o processo de maturação. Coloquei o balde num freezer com TIC-17 regulado pra 1 grau.

Só que lembrei de um problema. Como adicionei mais 1 pacote de fermento (que não fez efeito), no priming, quando colocarmos mais açucar, é possível que volte a fermentar.

O que devo fazer?

Só que lembrei de um problema. Como adicionei mais 1 pacote de fermento (que não fez efeito), no priming, quando colocarmos mais açucar, é possível que volte a fermentar.

Isso é justamente o que queres que ocorra. O priming nada mais é do que uma refermentação na garrafa, afim de gerar CO2 que dará a tão esperada espuma na sua cerveja.

Pegando carona aqui na discussão.

A minha primeira cerva que fiz, deu tudo certinho. OG 1052 baixou pra FG 1005. Ficou forte, saborosa. 6% álcool, quem provou adorou. Uma Belgian Specialty Ale que fez sucesso.

A segunda, fui tentar botar mais água, na primeira medição durante a fervura deu 1046, deixei ferver um pouco mais pra chegar em 1051, mas perdi o tempo e acabou chegando em 1056. Beleza, resfriei, meti o fermento em 25 graus e mandei pro meu Frigobar na temperatura de 19 graus.

Faço todo o processo na casa do meu Pai que tem mais espaço, pois minha esposa a Ruiva Raivosa (nome da cerva) não deixa eu fazer a bagunça lá em casa.

Fiz numa sexta de noite e na terça fui lá medir estava em 1025 e a porcaria do sensor tinha soltado do balde, estava solto no frigobar. Pensei "porra, esta merda ao invés de ficar nos 19 graus, fermentou 4 dias a 24 graus (na primeira leva vi que o balde geralmente está 5 graus acima da temperatura da geladeira). Colei de novo o sensor. No dia seguinte (quarta) tinha baixado pra 1020 e quinta manteve o 1020. Fim da fermentação primáriam creio eu. Hoje faz 5 dias da fermentação secundária e vou lá medir. Mas creio que ela ficou com 4,7% de álcool. Perdeu feio pra primeira que a turma adorou. Nem se enquadra mais numa Belgian Specialty Ale eu acho.

Dúvidas:
1) Tem chance da FG cair ainda mais após a fermentação secundária?
2) Depois que ela está no balde fermentador há 4 dias e vemos que não vamos chegar na FG que queremos o que pode ser feito? Inocular mais fermento?

Pegando carona aqui na discussão.

A minha primeira cerva que fiz, deu tudo certinho. OG 1052 baixou pra FG 1005. Ficou forte, saborosa. 6% álcool, quem provou adorou. Uma Belgian Specialty Ale que fez sucesso.

A segunda, fui tentar botar mais água, na primeira medição durante a fervura deu 1046, deixei ferver um pouco mais pra chegar em 1051, mas perdi o tempo e acabou chegando em 1056. Beleza, resfriei, meti o fermento em 25 graus e mandei pro meu Frigobar na temperatura de 19 graus.

Faço todo o processo na casa do meu Pai que tem mais espaço, pois minha esposa a Ruiva Raivosa (nome da cerva) não deixa eu fazer a bagunça lá em casa.

Fiz numa sexta de noite e na terça fui lá medir estava em 1025 e a porcaria do sensor tinha soltado do balde, estava solto no frigobar. Pensei "porra, esta merda ao invés de ficar nos 19 graus, fermentou 4 dias a 24 graus (na primeira leva vi que o balde geralmente está 5 graus acima da temperatura da geladeira). Colei de novo o sensor. No dia seguinte (quarta) tinha baixado pra 1020 e quinta manteve o 1020. Fim da fermentação primáriam creio eu. Hoje faz 5 dias da fermentação secundária e vou lá medir. Mas creio que ela ficou com 4,7% de álcool. Perdeu feio pra primeira que a turma adorou. Nem se enquadra mais numa Belgian Specialty Ale eu acho.

Dúvidas:
1) Tem chance da FG cair ainda mais após a fermentação secundária?
2) Depois que ela está no balde fermentador há 4 dias e vemos que não vamos chegar na FG que queremos o que pode ser feito? Inocular mais fermento?

antes de responder tuas dúvidas, faço uma pergunta. Como você está medindo a densidade? Refratometro ou densimetro? Se for com o primeiro o alcool altera significativamente o valor e é necessario fazer a correção dela. Caso seja com o segundo, está precisa a medição?Correção de temperatura e tamanho da amostra?

Tendo certeza de que tua FG esta realmente alta, o proximo passo é acompanhar a evolução dela, se você elevou alguns graus passando para a secundária e nada mais ocorreu possivelmente o consumo será minimo com essa levedura entao tua densidade não mudara mais. Caso adicione nova levedura naturalmente ela tende a dar sequencia na operação, porém eu nunca fiz isso e como iniciante (que grande parte de nós somos) não me vejo seguro para fazer.

Minha sugestão é mesma que venho dando para o amigo que iniciou esse tópico originalmente. Paciência e prolongue a fermentação.

Uso o densímetro em tubo de 50 ml, regulado para 20 graus.

Como estou fermentando perto dessa temperatura acho difícil ter erro de leitura.

Nas novas medições manteve os 1020. Vou me conformar com os 4.7 de álcool mesmo. Ontem eu baixei pra 0 graus o frigobar pra começar a maturação.

A cor tá boa, o cheiro tá bom, só não vai ficar forte como a primeira.

Acho que a qualidade do fermento fez diferença. Pode ser?

Na primeira usei o Magroove Jacks M-27 e nesta segunda leva não achei mais este fermento e usei o Fermentis s-33 que é o que tinha pra ales na loja onde compro os insumos. Como o sachê é pra 23 litros e estou fazendo 12, em ambos os casos não hidratei, pois já estou usando uma boa quantidade a mais e alguma perda não me fará diferença.

Back