Olá pessoal!
Concordo e discordo de vários hehehehe
Penso assim: cozinha, receita e processos, cada um tem o seu e os ingredientes influenciam em todo processo.
Como expliquei, devido a problemas pesquisei muito, comprei pedra, comprei bomba, desfiz de tudo e fermento sem problemas e sem oxigenação extra.
O que escrevo a seguir é minha opinião "estritamente pessoal", que quem estiver iniciando pode "ponderar" ou não, fica a critério de cada um. Só não acho correto os iniciantes do mundo da cerveja ficarem com a sensação de que precisam comprar um mundo de parafernalhas para fazer uma cerveja decente.
Pra mim, é fato que:
- A medida que vamos fazendo uma brassagem após a outra vamos adquirindo conhecimentos e melhoras nos controles que resultam em... cervejas melhores.
- Vamos nos adequando principalmente as cepas e as temperaturas de fermentação, que resultam em... cervejas melhores.
- O que influenciou o tempo inicial de fermentação e alguns resultados pra mim foram as cepas diferentes dentro do mesmo processo.
- Tratar e comparar fermentações de 10l, 20l, 40l, 100l com fermentações de 1000l, 4000l, 10000l não tem o menor sentido, uma vez que aí entram em cena principalmente o peso, além de outros parâmetros.
- Oxigenação de verdade, correta e que faça sentido, existem cálculos adequados sobre geração de oxigênio e tempo de oxigenação versus volume de mosto.
- Não só Palmer, mas na lógica por si só é óbvio que oxigenar com pedra difusora oxigena mais que o splash, mas Palmer não diz em momento algum que o splash não forneça a oxigenação necessária, ele apenas apresenta opções para oxigenação. Aliás, nesse sentido, alguém pode vir aqui e defender que a única oxigenação correta é com pedra difusora de 0,5 micra e com cilindro de CO2!
Aliás o colega acima explica que comprou uma pedra que a bombinha não dá conta. Se for uma pedra de 0,5 micra basta comprar o cilindro de CO2, pois nenhuma "bombinha" dará conta.
- Starter para volumes de 10l, 20l, 40l não tem o menor sentido prático, produtivo e qualitativo no processo cervejeiro. A função do starter é dobrar ou triplicar o fermento quando se utiliza grandes quantidades para aí sim, justificar a economia em fermento. Transformar 1/2 sachê em 1 sachê, qual a função disso?
- O controle da oxigenação adequada são tão importantes na fermentação quanto no mash. O oxigênio no momento inadequado e em excesso também pode se tornar um grande problema.
Conclusão: relaxa e mete fogo nesse caldeirão!!! hehehe
Vamos fazer cerveja com o bombinha ou não!!! hehehe
Saúde a todos!!!