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oxigenação com compressor de aquário

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Se suas levas são menores q 100/200 lts acho desnecessário. Uma bela queda ou sacudida no fermentador já são suficientes. Mas como outros membros comentaram, cada um tem seu processo é prioridades.
Tem algum material que comprove esse lance do volume produzido? Tenho curiosidade em saber mais sobre esse assunto. Agradeço de antemão.
 
Tem algum material que comprove esse lance do volume produzido? Tenho curiosidade em saber mais sobre esse assunto. Agradeço de antemão.
Me refiro a isso pq fica inviável sacudir um fermentador com volumes maiores, aí sim precisaria um cilindro de o2 ou alguma alternativa.
 
Pessoal, ao invés de basarmos muitas das nossas opiniões em opiniões de outros usuários, é mais interessante buscar a fonte na origem. Em uma live recente do ICB (Instituto da Cerveja Brasil) com o representante da Fermentis no Brasil (que também é biólogo e mestre cervejeiro) ele foi bem claro em dizer que não é necessário oxigenar o mosto quando for usar as leveduras secas da Fermentis. Ele mencionou também que nos laboratórios da Fermentis na Bélgica, eles fizeram vários testes oxigenando ou não o mosto e os resultados foram sempre os mesmos. Sem variação no perfil sensorial ou na curva de fermentação. Ou seja, se você utiliza levedura seca da Fementis, pode ir tranquilo sem oxigenação. Agora, se vc quer oxigenar mesmo assim, também não tem nenhum problema! Fique a vontade.

Outro ponto é que isso é válido somente no primeiro uso da levedura. Se você for reaproveitar a lama, deve oxigenar!

Veja essa informação retirada do site da Fermentis:
"Can you clarify if it is correct that no oxygenation is needed or not for your dry yeasts? And would there a difference between lagers and ales on this?

We don’t recommend aerating the wort in normal conditions. The dry yeast has been produced and dried with a specific know-how of the Lesaffre Group, in order to maximize the Ergosterols content of the cells. This allows the yeast to grow/multiply and ferment well.
However, you could aerate the wort in particular cases, for example if you recycle the yeast. There is no difference (for the O2) between Ale and Lager."


Retirado de: Answers about yeast and fermentation

Lembrando que isso é válido somente para leveduras secas da Fermentis. Sobre leveduras de outras empresas, tem que pesquisar pra saber.
 
Oq o pessoal esquece é q cerveja é uma receita, assim como cada um tem seu processo pra fazer o seu bolo de cenoura, acontece o mesmo com a cerveja.

Eu faço muuuuita coisa diferente q eu tb acho besteira, principalmente na mostura, mas não vou ficar falando q só do meu jeito é o certo e convencendo as pessoas a fazer desse jeito. Eu sei q existem outros processos válidos q a pessoa chega no mesmo. Eu cheguei no meu processo por puro achismo? Claro q não, tb estudo muito, mas o mais importante, eu TESTO muito.

Na prática a teoria é outra. Mesmo essas ideias novas sobre o processo cervejeiro tb não são tão preto no branco assim. Um exemplo é falar q não precisa mais fazer parada proteica para ajudar na retenção na espuma pq os maltes hj são modificados, mas na prática, se vc testar, como eu já fiz e o próprio brulosophy já fez, uma parada proteica rápida de uns 10 min ajuda sim na espuma, agora tem q ser rápido, pq como os maltes são modificados se a parada for longa vai acabar com a espuma mesmo.

Ainda assim eu não faço parada proteica pq fico feliz com o resultado q consigo, e esse é o ponto, a pessoa testar, chegar no seu próprio processo e ficar feliz e orgulhoso com a cerveja q ele mesmo fez.

Agora, qto a informação da fermentis, me desculpe, mas não dá pra confiar em quem diz q um pacote de levedura faz de 20 a 30 litros de cerveja. Só se for cerveja ruim, pq se quiser fazer cerveja boa vai ter q aumentar a quantidade de pacote pra chegar no pitch correto. Sem contar q é mto diferente a fermentis q pega a levedura fresquinha direto do laboratório e fazer esse teste e a levedura q o brasileiro recebe aqui, q já levou um bom tempo pra chegar, pra brewshop receber e vc comprar. Nisso tb tem q levar em conta as condições q ela foi armazenada até chegar na mão do cervejeiro, pq mesmo sendo seca ela não é highlander.

Enfim, a fermentação é o processo principal da sua cerveja, pecar pelo excesso não vai te fazer mal.
 
Oq o pessoal esquece é q cerveja é uma receita, assim como cada um tem seu processo pra fazer o seu bolo de cenoura, acontece o mesmo com a cerveja.

Eu faço muuuuita coisa diferente q eu tb acho besteira, principalmente na mostura, mas não vou ficar falando q só do meu jeito é o certo e convencendo as pessoas a fazer desse jeito. Eu sei q existem outros processos válidos q a pessoa chega no mesmo. Eu cheguei no meu processo por puro achismo? Claro q não, tb estudo muito, mas o mais importante, eu TESTO muito.

Na prática a teoria é outra. Mesmo essas ideias novas sobre o processo cervejeiro tb não são tão preto no branco assim. Um exemplo é falar q não precisa mais fazer parada proteica para ajudar na retenção na espuma pq os maltes hj são modificados, mas na prática, se vc testar, como eu já fiz e o próprio brulosophy já fez, uma parada proteica rápida de uns 10 min ajuda sim na espuma, agora tem q ser rápido, pq como os maltes são modificados se a parada for longa vai acabar com a espuma mesmo.

Ainda assim eu não faço parada proteica pq fico feliz com o resultado q consigo, e esse é o ponto, a pessoa testar, chegar no seu próprio processo e ficar feliz e orgulhoso com a cerveja q ele mesmo fez.

Agora, qto a informação da fermentis, me desculpe, mas não dá pra confiar em quem diz q um pacote de levedura faz de 20 a 30 litros de cerveja. Só se for cerveja ruim, pq se quiser fazer cerveja boa vai ter q aumentar a quantidade de pacote pra chegar no pitch correto. Sem contar q é mto diferente a fermentis q pega a levedura fresquinha direto do laboratório e fazer esse teste e a levedura q o brasileiro recebe aqui, q já levou um bom tempo pra chegar, pra brewshop receber e vc comprar. Nisso tb tem q levar em conta as condições q ela foi armazenada até chegar na mão do cervejeiro, pq mesmo sendo seca ela não é highlander.

Enfim, a fermentação é o processo principal da sua cerveja, pecar pelo excesso não vai te fazer mal.
Poxa, você tocou em um ponto muito importante que eu havia me esquecido de falar! Obrigado.

Nessa mesma live do dia 21/05 (que está gravada lá no instagram do ICB), o representante da Fermentis (Patrick Zanello) informou que a Fermentis também realizou os mesmos testes com leveduras tanto frescas quanto velhas, mas dentro do prazo de validade. O resultado foi uma diferença mínima entre elas e insuficiente para preocupações significativas. Desde que a levedura seja mantida em temperaturas abaixo de 17C (o que qualquer brewshop sério faz), você estará seguro em utilizá-la em qualquer momento dentro do prazo de validade. A partir da data final, por óbvio, não há mais a garantia.
O Patrick Zanello inclusive se disponibilizou a enviar esses relatórios da Fermentis para quem tiver interesse de consultar.

Concordo com você, 1 sachê de levedura pode não fermentar 30 litros de mosto. Mas é preciso lembrar que o cáluclo de inoculação não depende apenas do volume, mas também da densidade do mosto. Para cervejas ales, um valor padrão é 0,75 milhões de células viáveis por mL de mosto por grau plato. O que isso quer dizer? Que para fermentar 30 litros de mosto a uma OG de 1,048 (12 plato) eu preciso de 270 bilhões de células (30.000 mL * 12 plato * 0,75). Infelizmente, não temos o número exato do conteúdo de células viáveis de 1 sachê da Fermentis, mas a informação contida nos pacotes e no site é de quantidades acima de 110 bilhões. Dessa forma, 1 sachê será muito provavelmente insuficiente para esses 30 litros de mosto com OG de 1,048.

Mesma coisa vale para o contrário. Se pretendo fermentar 15 litros de mosto high gravity (1,083 - 20 plato), o cálculo muda um pouco e o valor padrão é 1,0 milhão de células por mL de mosto por grau plato. Assim sendo, vou precisar de 300 bilhões de células (15.000 * 20 * 1,0) e certamente 1 sachê não será suficiente, mesmo havendo apenas 15 litros de mosto a fermentar.

Agora, se estivermos produzindo, por exemplo, 30 litros de uma cerveja de baixo OG (session IPA, talvez), 1 sachê pode ser suficiente para fermentar 30 litros de mosto. Considerando uma OG de 1,032 (8 plato), precisaríamos de 180 bilhões de células (30.000 mL * 8 * 0,75). Essa quantia é mais provável de ser suprida por 1 sachê.

Enfim, acredito que a Fermentis (e outras empresas de leveduras secas) escrevam que 1 sachê é suficiente para fermentar "x" ou "y" litros de mosto para nortear, mais ou menos, o cervejeiro inexperiente. Esses cálculos são muito interessantes e importantes de serem analisados e estudados. São muitas as variáveis e cabe ao cervejeiro avaliar qual a melhor medida a ser tomada a partir do seu mosto produzido e da levedura que tem em mãos.

Abração!
 
Outro dia estava analisando as folhas de dados da mangroove (datasheet) eles colocam duas informações:

1- Você pode fazer com um sachê
2- Porém se você é "pro brewer" e quer um resultado melhor, use dois 😁

Atualmente eu deixei de usar fermento seco por conta do custo benefício... Estou usando quase sempre Levteck. Por um ou dois reais a mais, não preciso reidratar a levedura e eles garantem 200 bi em um único sachê.

Em realidade, depois que comecei a fazer starter com fermento líquido minhas levas tem um lagtime muito curto. Em 6 horas já tem os primeiros sinais de atividade e em 12 horas já estão a todo vapor!

Sendo a Fermentis eu não discordo que é possível fermentar com apenas 1 sachê...

Porém acredito que existam condições bastante específicas e laboratoriais onde foram realizados os testes: temperatura de reidratação exata para maior viabilidade, quantidade de sais da mosto corretos, temperatura de inoculação no mosto, rampas de temperatura de fermentação precisas, etc, etc....

Ou seja, condições que o cervejeiro iniciante não conseguiria realizar.
 
Fala galera,

Uma dúvida de iniciante. Vi algumas postagens de cervejeiros usando compressor de aquário para oxigenar o mosto pre fermentação, através de uma pedra porosa tbm usada para aquário. Alguém usou esse método? Como foi? Há risco de contaminação? Pergunto pois sei da importância da oxigenação para trabalhi das leveduras e ficar balançando o balde cansa.

Vlw 👍

Cara, desde sempre usei motorzinho de aquário... a Gabriela da LevTeck no curso aqui da ACERVA Litoral SC postou dados que comprovam que um bom "splasch" adiciona o suficiente de oxigênio necessário as leveduras no início da fermentação.
Sempre usei o motrzim mas cançado de ja ter quebrado 3, sempre quebra e é uns 70 conto aqui... nesta última usei meu de inox da esferaerval que uso na brassagem...larguei o medo de usar algo na fase "suja" e depois na fervura e tacale ficha, rotor aberto é pra isso mesmo, abre ali limpa, joga álcool, deixa fervendo junto uma cara ja era rsss...

Nunca tive problemas... Agora em pequenos lotes deve dar um respingaceira se quiser fazer isso dentro do balde que deve ser uma loucura rsss... se bem me lembro lá tb se falou do motrozinho, mas ai tem um monte de firula como enjanbrar um filtrozinho pro ar, ai vc vai falar, mas o ar do teu é o mesmo que o motor bomba.... ai te pergunto se ja tiveste aquário! Aquele motor por algum motivo fica todo feio depois de um tempo rsss. por isso o filtro, acredito que nos primeiros meses nem precise mas dali em diante é bom.
 
Cara, desde sempre usei motorzinho de aquário... a Gabriela da LevTeck no curso aqui da ACERVA Litoral SC postou dados que comprovam que um bom "splasch" adiciona o suficiente de oxigênio necessário as leveduras no início da fermentação.
Sempre usei o motrzim mas cançado de ja ter quebrado 3, sempre quebra e é uns 70 conto aqui... nesta última usei meu de inox da esferaerval que uso na brassagem...larguei o medo de usar algo na fase "suja" e depois na fervura e tacale ficha, rotor aberto é pra isso mesmo, abre ali limpa, joga álcool, deixa fervendo junto uma cara ja era rsss...

Nunca tive problemas... Agora em pequenos lotes deve dar um respingaceira se quiser fazer isso dentro do balde que deve ser uma loucura rsss... se bem me lembro lá tb se falou do motrozinho, mas ai tem um monte de firula como enjanbrar um filtrozinho pro ar, ai vc vai falar, mas o ar do teu é o mesmo que o motor bomba.... ai te pergunto se ja tiveste aquário! Aquele motor por algum motivo fica todo feio depois de um tempo rsss. por isso o filtro, acredito que nos primeiros meses nem precise mas dali em diante é bom.

Olá @Budha!

Por isso digo ser besteira a oxigenação, no sentido de ser desnecessário para bateladas pequenas.

Sim, o splash é suficiente mesmo para fermento líquido e o seco já vem com reservas de nutrientes.

Agora veja o transtorno como você mesmo coloca, de 3 bombas queimadas!

Quanto ao filtro, ele deve ser utilizado e pior, substituído sempre, pois sua função é eliminar possíveis bactérias do ar antes de ser liberado dentro do mosto evitando contaminações.

Uma alternativa em substituição ao oxigênio pode ser o azeite de oliva por conter ácido graxo - uma das funções do oxigênio é justamente auxiliar na geração de ácidos graxos, logo, o azeite já fornece o próprio ácido graxo.

Sei que isso vai gerar muita discussão aqui, mas há pesquisa realizada por Grady Bull, da New Belgium Brewing Company, com os testes laboratoriais e de fabrica comprovando a ótima eficiência do azeite e, não falhe a memória, inclusive sua superioridade a oxigenação.

O grande problema é que é uma fração tão pequena que nem imagino como mensurar.

Saúde!
 
Outro dia estava analisando as folhas de dados da mangroove (datasheet) eles colocam duas informações:

1- Você pode fazer com um sachê
2- Porém se você é "pro brewer" e quer um resultado melhor, use dois 😁

Atualmente eu deixei de usar fermento seco por conta do custo benefício... Estou usando quase sempre Levteck. Por um ou dois reais a mais, não preciso reidratar a levedura e eles garantem 200 bi em um único sachê.

Em realidade, depois que comecei a fazer starter com fermento líquido minhas levas tem um lagtime muito curto. Em 6 horas já tem os primeiros sinais de atividade e em 12 horas já estão a todo vapor!

Sendo a Fermentis eu não discordo que é possível fermentar com apenas 1 sachê...

Porém acredito que existam condições bastante específicas e laboratoriais onde foram realizados os testes: temperatura de reidratação exata para maior viabilidade, quantidade de sais da mosto corretos, temperatura de inoculação no mosto, rampas de temperatura de fermentação precisas, etc, etc....

Ou seja, condições que o cervejeiro iniciante não conseguiria realizar.

Olá @eduardomn!

A Mangrove indica uma faixa de 50 a 100 bilhões a cada 10g. Porém, nas suas instruções de uso a indicação é:

1 sachê (10g) para 23L com OG menor 1.050
2 sachês (20g) para 23L com OG maior 1.050

Quanto a LevTeck também já ouvi essa história das 200 bilhões de células porém a indicação de uso do sachê é basicamente a mesma coisa:

1 sachê para 20L com OG até 1.054
1 sachê em 2L de mosto com 1.040 para propagação

A Fermentis a última vez estudei o material deles buscando desvendar problemas de fermentação preza, num documento em inglês deles encontrei a informação de 60 bilhões de células por sachê.

Bingo! Foi aí que descobri onde estava meu under pitch. Nunca mais utilizei Fermentis.

Quanto ao leg time, há realmente um mundo de variáveis que em bateladas pequenas pode não ser o oxigênio, mas sim a própria levedura, as temperaturas adequadas, um mosto bem equilibrado e nutritivo, o pH, etc.

Enfim, como havia dito em outros comentários, é desnecessário oxigenar pequenos volumes e devemos nos atentar as orientações de cada fabricante.

Mas claro né, cozinha cada um tem seu método e seu tempero. O que digo é dentro do meu processo.

Saúde!
 
Estive vendo bastante material sobre oxigenacao nesses ultimos dias e uma coisa que foi muito falada:

Quanto maior a OG, maior a necessidade de oxigenacao do mosto pq a reserva de oxigenio seria suficiente para a primeira reproduçao, mas as seguintes ja teriam uma deficiencia de oxigenio e poderia surgir uma quantidade de esteres maior.
Como tem muito acucar no mosto devido a OG, ainda teriam muitas reproduçoes e essa necessidade precisa ser suplementada.

Inclusive pelos videos que eu vi, o pessoal pode fazer ate 2 oxigenacoes, uma logo no momento de inocular a levedura e uma segunda apos 12h..
Vou deixar o video que fala sobre isso:


Nunca fiz oxigenacao (o que pode ter acarretado problemas na minha ultima fermentacao) e sou bem iniciante para afirmar algo, mas estou repassando algumas fontes que falam sobre isso..
 
Olá @Budha!

Por isso digo ser besteira a oxigenação, no sentido de ser desnecessário para bateladas pequenas.

Sim, o splash é suficiente mesmo para fermento líquido e o seco já vem com reservas de nutrientes.

Agora veja o transtorno como você mesmo coloca, de 3 bombas queimadas!

Quanto ao filtro, ele deve ser utilizado e pior, substituído sempre, pois sua função é eliminar possíveis bactérias do ar antes de ser liberado dentro do mosto evitando contaminações.

Uma alternativa em substituição ao oxigênio pode ser o azeite de oliva por conter ácido graxo - uma das funções do oxigênio é justamente auxiliar na geração de ácidos graxos, logo, o azeite já fornece o próprio ácido graxo.

Sei que isso vai gerar muita discussão aqui, mas há pesquisa realizada por Grady Bull, da New Belgium Brewing Company, com os testes laboratoriais e de fabrica comprovando a ótima eficiência do azeite e, não falhe a memória, inclusive sua superioridade a oxigenação.

O grande problema é que é uma fração tão pequena que nem imagino como mensurar.

Saúde!

Não sei como ele conseguiu queimar 3 bombinhas de aquário, mas cada um sabe oq faz.

Não é nenhum transtorno utilizar a bombinha, pelo contrário, vc q quer fazer parecer q precisa de 3 PhD pra usar uma bombinha de aquário. Eu utilizo justamente pq no splash espirrava td na minha cozinha e eu tinha q ficar limpando respingo de mosto q aparecia em td q é lugar, e balançar a bombona, ainda mais dependendo do volume, é meio chatinho e já deixei cair mosto pra td q é lado q saiu pelo buraco do air lock, e se o balde não for bem vedado a pessoa vai tomar um belo banho, então preferi a bombinha q não suja nada e não dá mto esforço, agora se a pessoa não tem problema em fazer splash ou balançar e gosta de fazer assim eu recomendo q continue fazendo, mas se quiser uma alternativa saiba q a bombinha funciona bem e é prática tb.

Agora, se for levas muito grandes é óbvio q a bombinha de aquário não vai dar conta, aí sim compensa um cilindro de o2.

O filtro eu não uso e nunca tive leva contaminada, até pq no splash e balançar a bombona o oxigênio não é filtrado tb, mas não vou cagar regra e falar q é besteira utilizar, cada um faz oq achar melhor no seu processo, no livro do Palmer ele ensina a fazer um filtro simples e barato com coisas q tda cervejeiro vai ter em casa.

No caso do azeite não vai gerar nenhuma polêmica pq já é conhecido tem um tempo.

Por fim, OXIGENEM SEUS MOSTOS INDEPENDENTE DO TAMANHO, NUNCA ECONOMIZEM DINHEIRO OU ESFORÇO NA PRINCIPAL ETAPA DO PROCESSO CERVEJEIRO. NÃO FAÇAM AS COISAS PELA METADE.
 
@GuiSpin faça o teste. Faça a aeração/oxigenação do jeito q vc achar melhor, mas faça, te garanto q vc vai se surpreender, inclusive seria bom colocar zinco e levedo de cerveja para as leveduras, apenas se atente a quantidade do zinco pq em excesso pode fazer mal para as leveduras.
 
Não sei como ele conseguiu queimar 3 bombinhas de aquário, mas cada um sabe oq faz.

Não é nenhum transtorno utilizar a bombinha, pelo contrário, vc q quer fazer parecer q precisa de 3 PhD pra usar uma bombinha de aquário. Eu utilizo justamente pq no splash espirrava td na minha cozinha e eu tinha q ficar limpando respingo de mosto q aparecia em td q é lugar, e balançar a bombona, ainda mais dependendo do volume, é meio chatinho e já deixei cair mosto pra td q é lado q saiu pelo buraco do air lock, e se o balde não for bem vedado a pessoa vai tomar um belo banho, então preferi a bombinha q não suja nada e não dá mto esforço, agora se a pessoa não tem problema em fazer splash ou balançar e gosta de fazer assim eu recomendo q continue fazendo, mas se quiser uma alternativa saiba q a bombinha funciona bem e é prática tb.

Agora, se for levas muito grandes é óbvio q a bombinha de aquário não vai dar conta, aí sim compensa um cilindro de o2.

O filtro eu não uso e nunca tive leva contaminada, até pq no splash e balançar a bombona o oxigênio não é filtrado tb, mas não vou cagar regra e falar q é besteira utilizar, cada um faz oq achar melhor no seu processo, no livro do Palmer ele ensina a fazer um filtro simples e barato com coisas q tda cervejeiro vai ter em casa.

No caso do azeite não vai gerar nenhuma polêmica pq já é conhecido tem um tempo.

Por fim, OXIGENEM SEUS MOSTOS INDEPENDENTE DO TAMANHO, NUNCA ECONOMIZEM DINHEIRO OU ESFORÇO NA PRINCIPAL ETAPA DO PROCESSO CERVEJEIRO. NÃO FAÇAM AS COISAS PELA METADE.
uhauaha queimei aquela bomba de máquina de lavar... a de aquário é inquebrável! E ainda foi ao longo de 4 anos...
Agora uso 1/2cv de potencia pra bombar tudo rapidão e com o dobro de splash rsss, meus cônicos são altos e a panela quase no chão, sem contar no volume...

E COM TOTAL CERTEZA, A AERAÇÃO NUNCA DEVE SER ANULADA....

Eu vi até no How to Brew o esqueminha bem simples de filtro pra esses motores e ja deve ter ai pelo fórum... Se vc não usa beleza, mas eu que sou 100% cagado concerteza gastaria alguns centavos de algodão umedecido em álcool se fosse usar esse motor de ar... como falei, ja tive aquário e me assustei com as borrachas e tudo ali dentro quando o abri!
 
Meninos vamos nos ater a responder o q foi perguntado, senão a gente q é iniciante (3 brassagens) fica mais perdido ainda. Conselho de iniciante, seu bolso é seu guia, se tem dindin sobrando compra a bombinha, se já tem usa pra testar, eu já prefiro gastar com insumos pra aprender e depois melhorar. Minha primeira brassagens foram 23L cream ale, ficou ótima (pra quem? Pra mim e amigos que nunca tomamos artesanal. Parâmetros? Itaipava, skol, a melhor q já tomamos budweiser e heineken). Serviu o propósito. A segunda igual, a terceira não atenuava, fiquei igual louco estudando e pesquisando poderia ser oxigenação, mostura, under pitch. Solução taquei açúcar, mais fermento e no churrasco só beberam a do mercado quando acabaram os 40l. Na próxima vou fazer uma ipa e como tenha 2 crianças em casa tenho um nebulizador e vou usá-lo para aerar, pq se não fizer bem, mal não faz (a menos q eu aere com ar de chenobyl), mas vou usar pq já tenho, não compraria ainda. Vou poder comparar? Não pq dessa fez vai ser uma cerva diferente.
Toca o barco q o legal é fazer e aprender, se pode usa, se não vai conforme funciona e com o tempo vai adquirindo as coisas pq eita hobby caro.
 
Outro dia estava analisando as folhas de dados da mangroove (datasheet) eles colocam duas informações:

1- Você pode fazer com um sachê
2- Porém se você é "pro brewer" e quer um resultado melhor, use dois 😁

Atualmente eu deixei de usar fermento seco por conta do custo benefício... Estou usando quase sempre Levteck. Por um ou dois reais a mais, não preciso reidratar a levedura e eles garantem 200 bi em um único sachê.

Em realidade, depois que comecei a fazer starter com fermento líquido minhas levas tem um lagtime muito curto. Em 6 horas já tem os primeiros sinais de atividade e em 12 horas já estão a todo vapor!

Sendo a Fermentis eu não discordo que é possível fermentar com apenas 1 sachê...

Porém acredito que existam condições bastante específicas e laboratoriais onde foram realizados os testes: temperatura de reidratação exata para maior viabilidade, quantidade de sais da mosto corretos, temperatura de inoculação no mosto, rampas de temperatura de fermentação precisas, etc, etc....

Ou seja, condições que o cervejeiro iniciante não conseguiria realizar.

Olá @eduardomn!

A Mangrove indica uma faixa de 50 a 100 bilhões a cada 10g. Porém, nas suas instruções de uso a indicação é:

1 sachê (10g) para 23L com OG menor 1.050
2 sachês (20g) para 23L com OG maior 1.050

Quanto a LevTeck também já ouvi essa história das 200 bilhões de células porém a indicação de uso do sachê é basicamente a mesma coisa:

1 sachê para 20L com OG até 1.054
1 sachê em 2L de mosto com 1.040 para propagação

A Fermentis a última vez estudei o material deles buscando desvendar problemas de fermentação preza, num documento em inglês deles encontrei a informação de 60 bilhões de células por sachê.

Bingo! Foi aí que descobri onde estava meu under pitch. Nunca mais utilizei Fermentis.

Quanto ao leg time, há realmente um mundo de variáveis que em bateladas pequenas pode não ser o oxigênio, mas sim a própria levedura, as temperaturas adequadas, um mosto bem equilibrado e nutritivo, o pH, etc.

Enfim, como havia dito em outros comentários, é desnecessário oxigenar pequenos volumes e devemos nos atentar as orientações de cada fabricante.

Mas claro né, cozinha cada um tem seu método e seu tempero. O que digo é dentro do meu processo.

Saúde!
 
Estive vendo bastante material sobre oxigenacao nesses ultimos dias e uma coisa que foi muito falada:

Quanto maior a OG, maior a necessidade de oxigenacao do mosto pq a reserva de oxigenio seria suficiente para a primeira reproduçao, mas as seguintes ja teriam uma deficiencia de oxigenio e poderia surgir uma quantidade de esteres maior.
Como tem muito acucar no mosto devido a OG, ainda teriam muitas reproduçoes e essa necessidade precisa ser suplementada.

Inclusive pelos videos que eu vi, o pessoal pode fazer ate 2 oxigenacoes, uma logo no momento de inocular a levedura e uma segunda apos 12h..
Vou deixar o video que fala sobre isso:


Nunca fiz oxigenacao (o que pode ter acarretado problemas na minha ultima fermentacao) e sou bem iniciante para afirmar algo, mas estou repassando algumas fontes que falam sobre isso..


Sim @GuiSpin, pesquise muito!

Aqui é um fórum de discussões e experiências e como podem ver, muitas vezes há divergências, o que não quer dizer que de repente ambos não estejam corretos - há processos que podem chegar ao mesmo resultado de formas distintas.

Quanto a testes, lembre-se apenas que só são válidos quando repetidos com exatidão alternando apenas o que deve ser testado, no caso, a oxigenação extra.

Importante apenas frisar que sou a favor e é obrigatória a oxigenação do mosto! Tem colegas aí tirando conclusões erradas do que digo. Se quer oxigenar com splash, balançando, bombinha ou CO2, tanto faz.

Mas é preciso ter mente informações como o @Budha passou, que viu a técnica da própria LevTeck dizendo que o splash é suficiente, ou os manuais da Mangrove e da Fermentis dizendo o mesmo. Enfim, vai de cada um.

Bom, não assisti ao vídeo do Jamal, mas provavelmente ele deve advertir sobre o risco de oxidação da cerveja por excesso de oxigênio ou a oxigenação no momento errado.

Por exemplo como você viu a indicação de segunda oxigenação após 12h. Cara, a depender do seu mosto, do seu fermento, de suas temperaturas e de seu pH, pode acontecer de em 12h a fermentação mal ter começado. Há leg times que podem levar até 48h.

Como saber então o momento exato da segunda oxigenação?

Como me responderam, não, não quero fazer parecer que é preciso 3 PhDs para oxigenar o mosto, mas é preciso estar ciente das possibilidades para tomar as decisões que acharem mais adequadas.

Por isso o melhor processo é o que te dá segurança e bons resultados. Como disse, nada impede de ter bons resultados com processos distintos. Um bom exemplo é a mosturação que existem diversos métodos.

Enfim, pesquise, teste, escolha seu processo e fogo na panela! Hehehehe

Saúde!
 
Meninos vamos nos ater a responder o q foi perguntado, senão a gente q é iniciante (3 brassagens) fica mais perdido ainda. Conselho de iniciante, seu bolso é seu guia, se tem dindin sobrando compra a bombinha, se já tem usa pra testar, eu já prefiro gastar com insumos pra aprender e depois melhorar. Minha primeira brassagens foram 23L cream ale, ficou ótima (pra quem? Pra mim e amigos que nunca tomamos artesanal. Parâmetros? Itaipava, skol, a melhor q já tomamos budweiser e heineken). Serviu o propósito. A segunda igual, a terceira não atenuava, fiquei igual louco estudando e pesquisando poderia ser oxigenação, mostura, under pitch. Solução taquei açúcar, mais fermento e no churrasco só beberam a do mercado quando acabaram os 40l. Na próxima vou fazer uma ipa e como tenha 2 crianças em casa tenho um nebulizador e vou usá-lo para aerar, pq se não fizer bem, mal não faz (a menos q eu aere com ar de chenobyl), mas vou usar pq já tenho, não compraria ainda. Vou poder comparar? Não pq dessa fez vai ser uma cerva diferente.
Toca o barco q o legal é fazer e aprender, se pode usa, se não vai conforme funciona e com o tempo vai adquirindo as coisas pq eita hobby caro.

Com certeza mannnnnn👌 ainda mais que cada setup é um caso....tenho um livreto da agrária que traz o seguinte (apenas para fim de literatura):
 

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Oxigenação em pequenos lotes é besteira!

Após problemas de fermentação com 3 stouts em circunstâncias distintas, percorri um caminho de muitas pesquisas e estudos e cheguei concluí algo muito simples: preocupar-se com oxigenação em lotes pequenos é uma grande besteira!

Muitos lojistas e "especialistas" apontaram como sendo a oxigenação. Mudei métodos e gastei dinheiro em vão, pois deu problema.

Resumindo, em meus lotes de 50 litros descobri que o problema era bem mais básico: under pitch, ou pouco fermento!

Descobri também que a Fermentis nunca mais utilizarei - salvo "se ó tem tu, vai tu mesmo!" - porque seus sachês não trazem as 100bi de células que muitos concorrentes. Trazem apenas 60bi.

Descobri também que cervejas pretas exigem mais das leveduras.

Descobri também que nas calculadoras de pitch rate há faixas de cálculos considerando a densidade do mosto, logo, a seleção da faixa de densidade correta é primordial para um resultado... correto.

Conclusão: solte o splash sem medo, não cometa erros com sua levedura e utilize levedura com sobra! Nunca, jamais, com falta.

Nunca mais tive problemas.

Esse lance de bombinha, mangueira, pedra... essa parafernalha mergulhada no mosto só vai aumentar os riscos de contaminação e a mão de obra.

Lembrando, minhas bateladas são de 50 litros em média.

Mas, cada faz a sua como bem entender.

Saúde a todos!

Errata:

Pessoal, peço desculpas pois voltei ao meu comentário e vi que expressei erroneamente o que queria dizer, o que causou desinformação!

Sim, é obrigatório oxigenar o mosto!

O que queria me referir era a oxigenação extra em pequenas bateladas, sendo suficiente a oxigenação gerada pelo simples splash - conforme indicam alguns fabricantes de fermento seco e alguns líquidos - embora seja defendida a oxigenação complementar por outros.

Perdão por não ter sido claro sobre meu ponto de vista e processo!
 
Fui oxigenar pela primeira vez com compressor de aquário, deixei oxigenando e fui fazer outra coisa. 30 mim depois a geladeira estava que nem uma piscina de espuma :D. Foi um sufoco para limpar tudo rápido.

Como vocês fazem para não espumar a ponto de sair do fermentador?
 
Sim @GuiSpin, pesquise muito!

Aqui é um fórum de discussões e experiências e como podem ver, muitas vezes há divergências, o que não quer dizer que de repente ambos não estejam corretos - há processos que podem chegar ao mesmo resultado de formas distintas.

Quanto a testes, lembre-se apenas que só são válidos quando repetidos com exatidão alternando apenas o que deve ser testado, no caso, a oxigenação extra.

Importante apenas frisar que sou a favor e é obrigatória a oxigenação do mosto! Tem colegas aí tirando conclusões erradas do que digo. Se quer oxigenar com splash, balançando, bombinha ou CO2, tanto faz.

Mas é preciso ter mente informações como o @Budha passou, que viu a técnica da própria LevTeck dizendo que o splash é suficiente, ou os manuais da Mangrove e da Fermentis dizendo o mesmo. Enfim, vai de cada um.

Bom, não assisti ao vídeo do Jamal, mas provavelmente ele deve advertir sobre o risco de oxidação da cerveja por excesso de oxigênio ou a oxigenação no momento errado.

Por exemplo como você viu a indicação de segunda oxigenação após 12h. Cara, a depender do seu mosto, do seu fermento, de suas temperaturas e de seu pH, pode acontecer de em 12h a fermentação mal ter começado. Há leg times que podem levar até 48h.

Como saber então o momento exato da segunda oxigenação?

Como me responderam, não, não quero fazer parecer que é preciso 3 PhDs para oxigenar o mosto, mas é preciso estar ciente das possibilidades para tomar as decisões que acharem mais adequadas.

Por isso o melhor processo é o que te dá segurança e bons resultados. Como disse, nada impede de ter bons resultados com processos distintos. Um bom exemplo é a mosturação que existem diversos métodos.

Enfim, pesquise, teste, escolha seu processo e fogo na panela! Hehehehe

Saúde!

Eu fui olhar novamente o booklet da mangrove:

https://help.mangrovejacks.com/hc/e...s/360006033577/Craft_Series_Yeast_Booklet.pdf
Tem uma tabelinha a direita que fala sobre a quantidade de saches e para lager, se você fermentar acima de 14 graus, um sache de 10g seria suficiente para fermentar 23 litros (!!)

Poxa, se você seguir o fabricante, fermentar a 15 graus, eu duvido MUITO que essa cerveja não irá esterificar. Tanto é que alguém já deve ter reclamado e colocaram uma informação abaixo sobre underpitch.

O fato é, até você começar a entender a dinâmica das leveduras, demora um pouco... O sachê de fermento facilita muito para o iniciante!
Tanto é que nos EUA, o pessoal simplesmente joga vários pacotes direto no mosto e funciona hahaha o custo é muito baixo para eles.
Tanto é que a recomendação no livro Yeast é para não propagar fermento de sachê por que o custo é baixo.......

Aqui no Brasil, um pacote de W34/70 está na casa dos 40 e pouco reais. Se você vai fazer uma lager, é praticamente o preço de metade da receita.


Eu estou com uma IPA que fiz seguindo praticamente o processo de uma lager (metade de um starter de Levteck American Ale), que fiz uma semana antes, um starter de vitalidade no dia da inoculação, bombinha de aquário por 20 minutos, fermentação a 16 graus direto, mosto de 1055.

Atenuou em 4 dias tudo haha e o melhor, sem nada de diacetil, acetaldeido ou oxidação.

Mas novamente, são passos mais avançados, precisa dominar bem o básico antes.

Um abraço
 
Eu fui olhar novamente o booklet da mangrove:

https://help.mangrovejacks.com/hc/e...s/360006033577/Craft_Series_Yeast_Booklet.pdf
Tem uma tabelinha a direita que fala sobre a quantidade de saches e para lager, se você fermentar acima de 14 graus, um sache de 10g seria suficiente para fermentar 23 litros (!!)

Poxa, se você seguir o fabricante, fermentar a 15 graus, eu duvido MUITO que essa cerveja não irá esterificar. Tanto é que alguém já deve ter reclamado e colocaram uma informação abaixo sobre underpitch.

O fato é, até você começar a entender a dinâmica das leveduras, demora um pouco... O sachê de fermento facilita muito para o iniciante!
Tanto é que nos EUA, o pessoal simplesmente joga vários pacotes direto no mosto e funciona hahaha o custo é muito baixo para eles.
Tanto é que a recomendação no livro Yeast é para não propagar fermento de sachê por que o custo é baixo.......

Aqui no Brasil, um pacote de W34/70 está na casa dos 40 e pouco reais. Se você vai fazer uma lager, é praticamente o preço de metade da receita.


Eu estou com uma IPA que fiz seguindo praticamente o processo de uma lager (metade de um starter de Levteck American Ale), que fiz uma semana antes, um starter de vitalidade no dia da inoculação, bombinha de aquário por 20 minutos, fermentação a 16 graus direto, mosto de 1055.

Atenuou em 4 dias tudo haha e o melhor, sem nada de diacetil, acetaldeido ou oxidação.

Mas novamente, são passos mais avançados, precisa dominar bem o básico antes.

Um abraço
contorno o valor usando a lama e dividindo por 4 brassagens. As vezes ai no meio do caminho vai 3 rss @_@
 
Fui oxigenar pela primeira vez com compressor de aquário, deixei oxigenando e fui fazer outra coisa. 30 mim depois a geladeira estava que nem uma piscina de espuma :D. Foi um sufoco para limpar tudo rápido.

Como vocês fazem para não espumar a ponto de sair do fermentador?

Eu utilizo uma bombona de 30L para levas de 21L, para envasar 19L no keg.

Desta forma, sobra um bom headspace e a espuma que sobe não chega a sair da bombona (apesar de chegar bem próximo da tampa).

Um modo de contornar seria borrifar com spray um pouco de álcool 70% por cima do fermentador (mas bem pouco mesmo e não diretamente no mosto). Com isso a tensão superficial das proteínas mais externas se quebra e a espuma baixa rapidamente.

Tem outras pessoas que utilizam fermcap ou mesmo Luftal (!) que são anti-espumantes, para evitar boil-over na fervura, diminuir o krausen da fermentação e facilitar a aeração.

Para mim, usar esse tipo de produto só para evitar o transbordamento por conta da bombinha de aquário, já acho exagero... Pessoalmente nunca utilizei nenhum deles.

Um abraço!
 
Eu fui olhar novamente o booklet da mangrove:

https://help.mangrovejacks.com/hc/e...s/360006033577/Craft_Series_Yeast_Booklet.pdf
Tem uma tabelinha a direita que fala sobre a quantidade de saches e para lager, se você fermentar acima de 14 graus, um sache de 10g seria suficiente para fermentar 23 litros (!!)

Poxa, se você seguir o fabricante, fermentar a 15 graus, eu duvido MUITO que essa cerveja não irá esterificar. Tanto é que alguém já deve ter reclamado e colocaram uma informação abaixo sobre underpitch.

O fato é, até você começar a entender a dinâmica das leveduras, demora um pouco... O sachê de fermento facilita muito para o iniciante!
Tanto é que nos EUA, o pessoal simplesmente joga vários pacotes direto no mosto e funciona hahaha o custo é muito baixo para eles.
Tanto é que a recomendação no livro Yeast é para não propagar fermento de sachê por que o custo é baixo.......

Aqui no Brasil, um pacote de W34/70 está na casa dos 40 e pouco reais. Se você vai fazer uma lager, é praticamente o preço de metade da receita.


Eu estou com uma IPA que fiz seguindo praticamente o processo de uma lager (metade de um starter de Levteck American Ale), que fiz uma semana antes, um starter de vitalidade no dia da inoculação, bombinha de aquário por 20 minutos, fermentação a 16 graus direto, mosto de 1055.

Atenuou em 4 dias tudo haha e o melhor, sem nada de diacetil, acetaldeido ou oxidação.

Mas novamente, são passos mais avançados, precisa dominar bem o básico antes.

Um abraço

Olá @eduardomn!

No caso da temperatura da Mangrove para Lager, é 14ºC ou menos (Lagers to be fermented at 14°C or lower). Aí vai de estilo ou paladar para trabalhar na faixa de temperatura que achar apropriado, assim como nas Ales.

Mas gostaria é de saber de outra coisa: na propagação você faz controle de temperatura ou fica ambiente?

Valeu!
 
Com certeza mannnnnn👌 ainda mais que cada setup é um caso....tenho um livreto da agrária que traz o seguinte (apenas para fim de literatura):

Olá @Budha! E @GuiSpin.

Também tenho o material da Agrária que você citou sobre a oxigenação (que aliás é muito bom!).

Bom, nesse mesmo material vem uma relação de efeitos que vão de encontro com o que venho "tentando" dizer em alguns comentários referentes a oxigenação extra do mosto, uma vez que uma oxigenação excessiva pode ser mais nociva a cerveja que uma oxigenação baixa.

Atenção: a tabela não representa a oxigenação ideal.

Ps: Os comentários fugiram do tema mas creio que rendeu boas trocas.

Saúde a todos!
 

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Olá @Budha! E @GuiSpin.

Também tenho o material da Agrária que você citou sobre a oxigenação (que aliás é muito bom!).

Bom, nesse mesmo material vem uma relação de efeitos que vão de encontro com o que venho "tentando" dizer em alguns comentários referentes a oxigenação extra do mosto, uma vez que uma oxigenação excessiva pode ser mais nociva a cerveja que uma oxigenação baixa.

Atenção: a tabela não representa a oxigenação ideal.

Ps: Os comentários fugiram do tema mas creio que rendeu boas trocas.

Saúde a todos!
Brasso a 4 anos e NUNCA fiz nada alem de splash ... ja pensei é em revolver o mosto após uns 4 dias de inoculação para manter a levedura em suspensão... acho pirigoso demais aerar em uma fase anaeróbica!
 
Olá @Budha! E @GuiSpin.

Também tenho o material da Agrária que você citou sobre a oxigenação (que aliás é muito bom!).

Bom, nesse mesmo material vem uma relação de efeitos que vão de encontro com o que venho "tentando" dizer em alguns comentários referentes a oxigenação extra do mosto, uma vez que uma oxigenação excessiva pode ser mais nociva a cerveja que uma oxigenação baixa.

Atenção: a tabela não representa a oxigenação ideal.

Ps: Os comentários fugiram do tema mas creio que rendeu boas trocas.

Saúde a todos!

curioso q ai recomenda de 7 a 8 mg/L, porem a solubilidade do O2 a 25ºC é 8,1 mg/L, ou seja, dificil ter um superaeração se a isso for feito apenas no inicio da fermentaçao (ainda mais se considerar que alem do gas a ser dissolvido existe tbm bastante açucar no meio.)
 
Olá @Budha! E @GuiSpin.

Também tenho o material da Agrária que você citou sobre a oxigenação (que aliás é muito bom!).

Bom, nesse mesmo material vem uma relação de efeitos que vão de encontro com o que venho "tentando" dizer em alguns comentários referentes a oxigenação extra do mosto, uma vez que uma oxigenação excessiva pode ser mais nociva a cerveja que uma oxigenação baixa.

Atenção: a tabela não representa a oxigenação ideal.

Ps: Os comentários fugiram do tema mas creio que rendeu boas trocas.

Saúde a todos!

Acho que essa oxigenaçao excessiva que diz ai nao seria possivel atingir em uma escala de homebrew..
Todos os lugares que eu vi dizem que a oxigenacao com bomba de aquario atinge no maximo 10 ppm de oxigenio no mosto, sendo que ir acima disso somente com O2 puro..

E o que eu comentei sobre a oxigenaçao era aplicado a cervejas high gravity (nos exemplos dos videos e etc acima de 1100 de OG)... Nesses casos em especifico a oxigenacao eh benefica e a oxidacao (segundo a palestra do Jamal) alem de nao ser tao facil de ocorrer em alguns casos ate poderia melhorar a cerveja..

Eu falei que nunca fiz oxigenaçao, mas sempre faço splash, entao acaba que eu faço pelo menos um pouco.. :D
 
Olá @eduardomn!

No caso da temperatura da Mangrove para Lager, é 14ºC ou menos (Lagers to be fermented at 14°C or lower). Aí vai de estilo ou paladar para trabalhar na faixa de temperatura que achar apropriado, assim como nas Ales.

Mas gostaria é de saber de outra coisa: na propagação você faz controle de temperatura ou fica ambiente?

Valeu!

Ah... Mas aí entra aquela questão né (quem é programador vai entender... rs) maior ou menor que 14 graus... 13,9 é menor, 14,1 é maior hahaha.

Na prática esses limites muito definidos são ruins porque aparenta que a levedura funciona como um relógio.

Eu faço starter a temperatura ambiente, e algumas horas antes de inocular resfrio ela levemente.

Um abraço!
 
Meninos vamos nos ater a responder o q foi perguntado, senão a gente q é iniciante (3 brassagens) fica mais perdido ainda. Conselho de iniciante, seu bolso é seu guia, se tem dindin sobrando compra a bombinha, se já tem usa pra testar, eu já prefiro gastar com insumos pra aprender e depois melhorar. Minha primeira brassagens foram 23L cream ale, ficou ótima (pra quem? Pra mim e amigos que nunca tomamos artesanal. Parâmetros? Itaipava, skol, a melhor q já tomamos budweiser e heineken). Serviu o propósito. A segunda igual, a terceira não atenuava, fiquei igual louco estudando e pesquisando poderia ser oxigenação, mostura, under pitch. Solução taquei açúcar, mais fermento e no churrasco só beberam a do mercado quando acabaram os 40l. Na próxima vou fazer uma ipa e como tenha 2 crianças em casa tenho um nebulizador e vou usá-lo para aerar, pq se não fizer bem, mal não faz (a menos q eu aere com ar de chenobyl), mas vou usar pq já tenho, não compraria ainda. Vou poder comparar? Não pq dessa fez vai ser uma cerva diferente.
Toca o barco q o legal é fazer e aprender, se pode usa, se não vai conforme funciona e com o tempo vai adquirindo as coisas pq eita hobby caro.

Vai tranquilo com o nebulizador!!! Também uso um com pedra de 2 micra (minhas crianças já cresceram e a mais "novinha" já tem 30! O nebulizador estava de bobeira e caiu como uma luva para o processo cervejeiro!!!).
 
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