• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Oxidação ou Contaminação?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rbiazussi

New Member
Reaction score
0
Bom dia Pessoal,
Estou na minha quarta brasagem, onde me deparei com uma situação ainda não vivida. Nessa brasagem fiz uma IPA, onde o processo de brasagem, fermentação e maturação a aparente mente ocorreram dentro do previsto.
Por opção e facilidade fiz a fermentação / maturação / clarificação no mesmo recipiente. Após esses processos fiz o priming utilizando 7g de açúcar cristal por litro, onde eu dilui esse açúcar em agua quente e posteriormente levei essa calda a um balde onde transferi cerveja do fermentador. Esse balde não possui a torneira adequada para o engarrafamento, logo, limpei o balde no qual fiz a fermentação (esse sim possui a torneira para engate do tubo de enchimento) e transferia a cerveja novamente para o mesmo, porem dessa vez não utilizei o sifão, simples mente despejei de um balde para o outro.
Após o priming e a o enchimento das garrafas, armazenei as mesmas em um ambiente controlado a aproximadamente 20ºC, onde a carbonatação total o correm em aproximadamente 5 dias, chegando a pressão de aproximadamente 2,8kgf/cm². Depois desse processo resfriei as garrafa e é claro comecei a beber.
O resultado inicial foi fantástico, a cerveja estava realmente muito bom, superando até as minhas expectativas quanto aos sabores e aromas, e aparentemente sem a presença marcante de off-flavours ( no meu entendimento limitado é claro).
Continuei bebendo a cerveja por cerca de 4 dias, sem notar nenhuma diferença, após essa data fui viajar e voltei uma semana depois, onde me deparei com uma cerveja no qual não tinha o mesmo aroma e sabor da que eu havia bebido anteriormente, ela simplesmente perdeu o aroma e sabor característico do lúpulo utilizado, ficando com um amargor muito diferente além de ter ficado mais escura que as anteriores.
A minha duvida é, isso pode ser resultado de alguma contaminação ou pode ser oxidação pelo meu descuido no engarrafamento, transferindo de um balde para o outro sem me preocupar com o contato com o oxigênio?
Toda a sanitização, tanto de garrafas, tampinhas, baldes e demais utensílios foi realizada com iodofor. Outro detalhe, parte das garrafas eram novas e as demais eu reutilizei garras das outras brasagem, porem as mesmas sempre foram limpas após o consumo.

Cara, é muito difícil analisar um problema baseado simplesmente na descrição de alguém em relação à cerveja, pois isso pode não condizer com a realidade.

Uma pergunta... todas as garrafas tiveram o mesmo problema?

cara, é bem possível ser oxidação.
NUNCA se deve fazer isso de simplesmente despejar de um balde pro outro. Todos os cuidados devem ser tomados pra evitar o contato com o oxigênio assim que se inicia a fermentação. Quem pode, geralmente faz inclusive a purga do oxigênio das garrafas e barris antes de envasar, substituindo por CO2

Se for oxidação, bebe logo, pois só vai piorar com o tempo.

Cara, é muito difícil analisar um problema baseado simplesmente na descrição de alguém em relação à cerveja, pois isso pode não condizer com a realidade.

Uma pergunta... todas as garrafas tiveram o mesmo problema?

Guenther, sim depois do tempo decorrido, todas as garrafas estão com a mesma característica, já provei 5 garrafas e todas apresentaram o mesmo problema!

cara, é bem possível ser oxidação.
NUNCA se deve fazer isso de simplesmente despejar de um balde pro outro. Todos os cuidados devem ser tomados pra evitar o contato com o oxigênio assim que se inicia a fermentação. Quem pode, geralmente faz inclusive a purga do oxigênio das garrafas e barris antes de envasar, substituindo por CO2

Se for oxidação, bebe logo, pois só vai piorar com o tempo.

Obrigado pela informação!

Falando de contaminação,

Ontem eu fiz a transfega para maturação de uma Pale Ale (minha 14.a leva), e achei estranho que ela estava bem mais túrbida que o normal e saindo muitas bolhas, embora a atividade estivesse parado faz uns três dias (monitorada por refratômetro). O sabor não estava ruim, e estava quase sem cheiro (nenhum cheiro!). Isto tem cara de contaminação? Quais são os principais 'sintomas' visuais de cerveja contaminada?

Obrigado
Guto

Falando de contaminação,

Ontem eu fiz a transfega para maturação de uma Pale Ale (minha 14.a leva), e achei estranho que ela estava bem mais túrbida que o normal e saindo muitas bolhas, embora a atividade estivesse parado faz uns três dias (monitorada por refratômetro). O sabor não estava ruim, e estava quase sem cheiro (nenhum cheiro!). Isto tem cara de contaminação? Quais são os principais 'sintomas' visuais de cerveja contaminada?

Obrigado
Guto

Abrir novo tópico!

Back