• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Opinião Receita American IPA 55L

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Opa!

Seguimos para a fermentação secundária e hoje fiz o Dry Hop.. 275g cascade/chinook no fermentador.

Iniciei a subida de temperatura até os 25°C no décimo dia de fermentação, poderia ter iniciado antes mas achei melhor fazer com calma.

OG de 1,054 com FG estabilizada em 1,014.

Nas amostras que tirei me parece que esta com uma cor mais "creme", acho que é pela quantidade de fermento. Quando abri o fermentador para o Dry Hop notei que a parte de cima esta mais "cor de IPA" que as amostras tiradas da parte inferior, vejam nas fotos...

Seguimos durante 7 dias na fermentação secundaria a 25°C e junto o Dry Hop. Segunda ou terça da semana que vem farei o cold crash, chegando em 0°C ou próximo disso parto para a gelatina e deixo até sábado dia 07/01 quando pretendo engarrafar.

Attachments

• IMG_20161222_210753.jpg
    IMG_20161222_210753.jpg
    76.1 KB
  • IMG_20161226_132235.jpg
    IMG_20161226_132235.jpg
    136 KB
  • IMG_20161226_132339.jpg
    IMG_20161226_132339.jpg
    140.4 KB
Opa!

Seguimos para a fermentação secundária e hoje fiz o Dry Hop.. 275g cascade/chinook no fermentador.

Iniciei a subida de temperatura até os 25°C no décimo dia de fermentação, poderia ter iniciado antes mas achei melhor fazer com calma.

OG de 1,054 com FG estabilizada em 1,014.

Nas amostras que tirei me parece que esta com uma cor mais "creme", acho que é pela quantidade de fermento. Quando abri o fermentador para o Dry Hop notei que a parte de cima esta mais "cor de IPA" que as amostras tiradas da parte inferior, vejam nas fotos...

Seguimos durante 7 dias na fermentação secundaria a 25°C e junto o Dry Hop. Segunda ou terça da semana que vem farei o cold crash, chegando em 0°C ou próximo disso parto para a gelatina e deixo até sábado dia 07/01 quando pretendo engarrafar.

Show! :mug:

Opa..

Deixei uma amostra durante 24h na geladeira, sem controle de temperatura, só para dar uma baixada na temperatura e ver se decantava algo. E aí esta o resultado... imagina quando for a 0°C e aplicar gelatina.. :ban:

Só achei a quantidade de fermento decantado excessiva, será que rolou um over pitching?

Attachments

• IMG_20161227_123244.jpg
    IMG_20161227_123244.jpg
    75.9 KB
  • IMG_20161227_123255.jpg
    IMG_20161227_123255.jpg
    63.3 KB
a densidade pré fervura estimada pelo BS era 1,051 e atingimos 1,054. Em contrapartida a OG era 1,060 e se manteve em 1,054.

[ ] 's

Algo parece errado com estas medições. Se a pre fervura estava em 54, após a fervura não poderia estar em 54, mesmo com volume final acima do objetivo, que ainda assim é menor que o volume pre fervura. A menos que tenhas feito correções de volume depois da medida pre. Lembrou de corrigir a temperatura?

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Skinner, realmente ficou em estranha essa medição.
Eu usei o Beersmith para fazer a correção de temperatura quando medi a densidade.
Mas sinceramente eu acabei por descartar a medição pré fervura pois acredito que fizemos alguma confusão..

[ ] 's

Pessoal, chegando o dia do envase...

Alguma recomendação para a proporção de açúcar para fazer o primming?
6 a 7 gramas por litro esta de bom tamanho?

[ ] 's

Pessoal, chegando o dia do envase...

Alguma recomendação para a proporção de açúcar para fazer o primming?
6 a 7 gramas por litro esta de bom tamanho?

[ ] 's

Sim...

Quando matura a 25c por um tempo, acaba desprendendo um pouco mais de CO² residual, então eu tenho utilizado 7.5 g/L, pois fica mais de meu agrado.
Nas minhas primeiras levas, menos do que isso, ficava com pouco gás...

Na minha leva anterior, uma brown ale, eu segui o que o Beersmith sugere e achei que ficou um pouco fraco o resultado final..

Com os parâmetros da IPA o Beersmith esta sugerindo 5,35 g/L isso deixando os parâmetros do perfil de carbonatação "Carbonation" no padrão. Se alterar o parâmetro "Beer Temperature" para 25°C a quantidade de açúcar aumenta também. Sempre tive duvidas em relação a este campo, ele faz relação com a temperatura máxima que fermentamos a cerveja?

Vale lembrar que a sugestão do nível de carbonatação esta em 2,3 vols, ou seja, no limite... daria para aumentar para 2,5 vols e considerar os 25°C no perfil de carbonatação o que aumenta a proporção de açucar para uns 6,36 g/L.

Enfim, uns 6,5g/L espero ser suficiente... ou 7g/L :rockin:

[ ] 's

Attachments

• Sem título.png
    Sem título.png
    20.2 KB
  • Carbonation.png
    Carbonation.png
    12.4 KB
  • Sem título1.png
    Sem título1.png
    15.6 KB
Na minha leva anterior, uma brown ale, eu segui o que o Beersmith sugere e achei que ficou um pouco fraco o resultado final..

Com os parâmetros da IPA o Beersmith esta sugerindo 5,35 g/L isso deixando os parâmetros do perfil de carbonatação "Carbonation" no padrão. Se alterar o parâmetro "Beer Temperature" para 25°C a quantidade de açúcar aumenta também. Sempre tive duvidas em relação a este campo, ele faz relação com a temperatura máxima que fermentamos a cerveja?

Vale lembrar que a sugestão do nível de carbonatação esta em 2,3 vols, ou seja, no limite... daria para aumentar para 2,5 vols e considerar os 25°C no perfil de carbonatação o que aumenta a proporção de açucar para uns 6,36 g/L.

Enfim, uns 6,5g/L espero ser suficiente... ou 7g/L :rockin:

[ ] 's

Eu uso a do Brewers: http://www.brewersfriend.com/beer-priming-calculator/

Repare que eles dão uma explicada de como estimar o CO² residual.

Usa 7g/L ...caso prefira aumentar posteriormente, em nova leva vc ajusta

tomazela, obrigado pela dica do brewers friend, usei a calculadora e deu pouco menos de 7g, então vou de 7g e vamos ver no que vai dar! hehe
Obrigado

[ ] 's

Engarrafamos, deu cerca de 50,3ml.. na hora de fazer o priming eu calculei para 49L.. entao a qtd de açucar por litro ficou em 6,8g. Vamos ver no que vai dar..

d975226b01f0788528b6f2f8f983b24a.jpg

Fiz o esquema da garrafinha amassada para acompanhar..

54915487778246efdf789884607681e3.jpg

[ ]'s

Engarrafamos, deu cerca de 50,3ml.. na hora de fazer o priming eu calculei para 49L.. entao a qtd de açucar por litro ficou em 6,8g. Vamos ver no que vai dar..

d975226b01f0788528b6f2f8f983b24a.jpg

Fiz o esquema da garrafinha amassada para acompanhar..

54915487778246efdf789884607681e3.jpg

[ ]'s

Não conheço esse esquema...para que serve? para ver se está aumentando a pressão?

Só pra isso né? Afinal não tem como saber o qt de pressão vai ter...

Tah bem bonita a cor da breja e parece bem limpa tb =)

Isso mesmo tomazela, com a garrafinha amassada você consegue monitorar a carbonatação. Na medida que vai produzindo CO2 ela vai expandindo e isso te sinaliza que a carbonatação esta acontecendo.

A cor esta bacana né? Mas eu acho que poderia ter ficado melhor... não sei se a gelatina deu tão certo assim, mas certamente ajudou pois do jeito que estava turva ia uns 15 dias ou mais para clarificar desse jeito.

[ ] 's

Eu sempre uso a calculadora do brewersfriend, usando 20C na "Temperature of beer", independente dela estar no cold crash a 0C.... pro meu esquema de produção tem funcionado beleza...
Ah, sempre jogo os volumes de CO2 quase no máximo do estilo (ex: se é uma IPA, eu faço primming pra ter 2,6 volumes de CO2).

Eu sempre uso a calculadora do brewersfriend, usando 20C na "Temperature of beer", independente dela estar no cold crash a 0C.... pro meu esquema de produção tem funcionado beleza...
Ah, sempre jogo os volumes de CO2 quase no máximo do estilo (ex: se é uma IPA, eu faço primming pra ter 2,6 volumes de CO2).
Ontem usei a calculadora do brewersfriend pela segunda vez, dessa vez em uma American Wheat, vamos ver como vai ficar...
Foram 7,3g/L, esses 0,3g foi a mais porque minha medição de volume não foi tão exata assim :D

Evolução da carbonatação usando a garrafinha amassada..

Esquerda foto do dia 07/01 direita foto de hoje.

Attachments

• IMG_20170107_215506.jpg
    IMG_20170107_215506.jpg
    134.3 KB
Gostei da ideia da garrafa amassada. Não substitui o manômetro (não da pra medir a pressão dentro da garrafa, mas da pra ver q esta carbonatando), mas ja da pra ter uma boa ideia na falta de um.

Gostei da ideia da garrafa amassada. Não substitui o manômetro (não da pra medir a pressão dentro da garrafa, mas da pra ver q esta carbonatando), mas ja da pra ter uma boa ideia na falta de um.

Exatamente!

Pior que eu tenho um manometro, paguei quase 100 reais no dito cujo e eu acho que ele esta com vazamento... resultado, deixei guardado e vou pela garrafinha amassada.

[ ] 's

Exatamente!

Pior que eu tenho um manometro, paguei quase 100 reais no dito cujo e eu acho que ele esta com vazamento... resultado, deixei guardado e vou pela garrafinha amassada.

[ ] 's

Veja se o vazamento é no manômetro ou em um dos adaptadores. Detectado o problema, é só substituir a peça defeituosa. Por exemplo: só Manometro de 1-4 bar no ML ta na faixa de R$ 30 + frete (Só vc não buscar por manometro cervejeiro, pois esse termo aumenta, e muito, o preço das coisas).

Pessoal, segue o resultado

Gostamos muito, a primeira prova ficamos muito surpresos com o resultado. Amargor presente, aroma e sabor também. A cor ficou muito bonita, bem cristalina. Carbonatação, com 7 dias já estava espumando muito, a retenção de espuma não esta das melhores, apos uns 8min fica um meio dedo no copo, mas esse meio dedo que sobra persiste até terminar de tomar o copo.

Na próxima quero ver se carrego ainda mais o DH porque acho que da pra ter mais aroma/sabor de lúpulo.
Dados os erros que tivemos, ficou uma p%&# cerveja!!! A começar pela brassagem onde deixamos cair duas vezes uma escumadeira não sanitizada durante o resfriamento, ou seja, ja poderia ter contaminado. Aí na fermentação inoculamos o fermento com o mosto a 35°C e foi um frenesi.. kkk.. chegou a sair mosto pelo airlock (headspace pequeno). Mas no fim, deu tudo certo!

Obrigado a todos que deram suas opiniões e me ajudaram :mug:

Agora vou partir para os ajustes para só melhorar a receita.

[ ] 's

Attachments

• IMG-20170116-WA0040.jpg
    IMG-20170116-WA0040.jpg
    102.3 KB
  • IMG_20170117_230701.jpg
    IMG_20170117_230701.jpg
    70.8 KB
  • IMG_20170117_230756.jpg
    IMG_20170117_230756.jpg
    80.8 KB
Pessoal, segue o resultado

Gostamos muito, a primeira prova ficamos muito surpresos com o resultado. Amargor presente, aroma e sabor também. A cor ficou muito bonita, bem cristalina. Carbonatação, com 7 dias já estava espumando muito, a retenção de espuma não esta das melhores, apos uns 8min fica um meio dedo no copo, mas esse meio dedo que sobra persiste até terminar de tomar o copo.

Na próxima quero ver se carrego ainda mais o DH porque acho que da pra ter mais aroma/sabor de lúpulo.
Dados os erros que tivemos, ficou uma p%&# cerveja!!! A começar pela brassagem onde deixamos cair duas vezes uma escumadeira não sanitizada durante o resfriamento, ou seja, ja poderia ter contaminado. Aí na fermentação inoculamos o fermento com o mosto a 35°C e foi um frenesi.. kkk.. chegou a sair mosto pelo airlock (headspace pequeno). Mas no fim, deu tudo certo!

Obrigado a todos que deram suas opiniões e me ajudaram :mug:

Agora vou partir para os ajustes para só melhorar a receita.

[ ] 's

Parabéns. A cerveja ficou bem bonita. Agora, quanto a espuma... meio dedo após 8 minutos está uma espuma bem persistente [ainda mais para o estilo], afinal, não dá pra criar uma espuma eterna...kkkk

Permita-me discordar, mas o Carared na proporção utilizada não descaracteriza o estilo...Já fiz essa receita da Eisenbah e a cor da IPA fica linda...

A minha base é a mesma, alterei somente o Carared para o Crystal recentemente e também adicionei em torno de 10% de trigo para trazer um frescor...

Blz Tomazela

Tb começamos nossa Ipa com essa receita base da Eisenbah e já fizemos algumas modificações

Não sabia dessa dica do trigo e vamos testar na próxima

As dúvidas são as seguintes:

- Os 10% de trigo é em relação ao grist ou a litragem produzida?

- Essa dica vale tb pra Double Ipa?

Abraço

Blz Tomazela

Tb começamos nossa Ipa com essa receita base da Eisenbah e já fizemos algumas modificações

Não sabia dessa dica do trigo e vamos testar na próxima

As dúvidas são as seguintes:

- Os 10% de trigo é em relação ao grist ou a litragem produzida?

- Essa dica vale tb pra Double Ipa?

Abraço

Até 10% do peso total dos grãos.

Nunca fiz Double IPA, mas acredito que sim, pois a ideia é a mesma.

Back