• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

o que aconteceu?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Alemaorback

Member
Reaction score
0
Boa noite, fazer um relato do que aconteceu:
Envasei em postmix com temperatura controlada e utilizando a tabela de carbonatação.
Estava a um grau e foi tranquilo de envasar no contra pressão, coloquei uma garrafa na geladeira pra tomar no dia seguinte e para minha surpresa não estava com a carbonatação a qual havia calculado, pouca espuma e pouca "bolhinhas subindo no copo" somente quando tomava um gole havia formação dela.
Hoje duas semanas depois com as garrafas em temperatura ambiente mesmo, havia colocado na geladeira ontem e pra minha surpresa a cerveja estava perfeita, boa formação de espuma e gás subindo constantemente.
Qual a explicação para isso?
No meu pensamento se a pressão estabilizou no post quando fosse envasar ela já estaria (perfeita) espuma e co2 subindo constante!

Grato pela atenção!

Algumas possibilidades:

1) A primeira garrafa não estava bem vedada e o gás vazou
2) A carbonatação no postmix não estava no nível adequado, mas ainda havia extrato fermentável na cerveja. Ao deixar as garrafas em temperatura ambiente, a fermentação desse extrato carbonatou a cerveja.

Você tem certeza que a carbonatação no postmix estava ok? A pressão estava estável? Há quanto tempo?

Sim, ela estava entre 0º a 1º grau e com pressão estabilizada durante uma semana a quase 1Kg.

A diferença entre a primeira garrafa e essa que tomei foi apenas a elevação da temperatura, pois elas estão armazenadas em temperatura ambiente!

Grato!

Algumas possibilidades:

1) A primeira garrafa não estava bem vedada e o gás vazou
2) A carbonatação no postmix não estava no nível adequado, mas ainda havia extrato fermentável na cerveja. Ao deixar as garrafas em temperatura ambiente, a fermentação desse extrato carbonatou a cerveja.

Você tem certeza que a carbonatação no postmix estava ok? A pressão estava estável? Há quanto tempo?

Back