O que acham dessa Tripel?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

anbes

Well-Known Member
Joined
Oct 9, 2015
Messages
190
Reaction score
27
Recipe
Edit
ViewTimerCopyDelete
8a - Bufalo Abbey Tripel
Belgian Tripel
All Grain (11.02 l) ABV: 10.20 %
OG: 1.083 SG FG: 1.006 SG
IBUs: 23.9 IBUs Color: 12.1 EBC
By:
Ingredients

3.00 kg - Pilsner (2 Row) Bel
Mash addition (80.0%) - 3.9 EBC

0.75 kg - Brown Sugar, Light
Mash addition (20.0%) - 15.8 EBC

0.15Kg - Oats, Flaked
Mash Addition (3,8%) - 2.0 EBC

10.0 g - Saaz
Boil 60 min (6.9 IBUs)

10.0 g - Styrian Goldings
Boil 60 min (9.4 IBUs)

10.0 g - Saaz
Boil 15 min (3.4 IBUs)

10.0 g - Styrian Goldings
Boil 15 min (4.6 IBUs)

1.00 Items - Whirlfloc Tablet
Boil 15 min

1 pkg - Abbey Ale
Fermentis #BE-256
Profiles for Recipe

Pot ( 5 Gal/19 L) - Mini-BIAB
View Equipment Profile

Single Infusion, Medium Body, No Mash Out
View Mash Profile

Ale, Single Stage
View Fermentation profile

My Carbonation Profile
View Carbonation profile
Taste Rating: 30.0
Taste Notes:

Notes:



Uso Biab! Em que momento acham que ponho açúcar? No mash mesmo ou posso colocar na fervura? Se puser no mash pensei em colocar a baixo do bag!!
 
Recipe
Edit
ViewTimerCopyDelete
8a - Bufalo Abbey Tripel
Belgian Tripel
All Grain (11.02 l) ABV: 9.91 %
OG: 1.080 SG FG: 1.005 SG
IBUs: 24.4 IBUs Color: 12.0 EBC
By:
Ingredients

3.00 kg - Pilsner (2 Row) Bel
Mash addition (80.0%) - 3.9 EBC

0.75 kg - Brown Sugar, Light
Mash addition (20.0%) - 15.8 EBC

10.0 g - Saaz
Boil 60 min (6.9 IBUs)

10.0 g - Styrian Goldings
Boil 60 min (9.4 IBUs)

10.0 g - Saaz
Boil 15 min (3.4 IBUs)

10.0 g - Styrian Goldings
Boil 15 min (4.6 IBUs)

1.00 Items - Whirlfloc Tablet
Boil 15 min

1 pkg - Abbey Ale
Fermentis #BE-256
Profiles for Recipe

Pot ( 5 Gal/19 L) - Mini-BIAB
View Equipment Profile

Single Infusion, Medium Body, No Mash Out
View Mash Profile

Ale, Single Stage
View Fermentation profile

My Carbonation Profile
View Carbonation profile
Taste Rating: 30.0
Taste Notes:

Notes:



Uso Biab! Em que momento acham que ponho açúcar? No mash mesmo ou posso colocar na fervura? Se puser no mash pensei em colocar a baixo do bag!!

Parece legal a receita. O açucar vai dar uma afinada no corpo e talvez o alcool sobressaia um pouco. Eu pessoalmente, para uma tripel, gosto dela bem encorpada, por isso uso outros cereais como aveia e trigo, inclusive maltados e não maltados. De qualquer forma a receita é de tripel.

O açúcar eu colocaria na fervura.
 
Recipe
Edit
ViewTimerCopyDelete
8a - Bufalo Abbey Tripel
Belgian Tripel
All Grain (11.02 l) ABV: 9.91 %
OG: 1.080 SG FG: 1.005 SG
IBUs: 24.4 IBUs Color: 12.0 EBC
By:
Ingredients

3.00 kg - Pilsner (2 Row) Bel
Mash addition (80.0%) - 3.9 EBC

0.75 kg - Brown Sugar, Light
Mash addition (20.0%) - 15.8 EBC

10.0 g - Saaz
Boil 60 min (6.9 IBUs)

10.0 g - Styrian Goldings
Boil 60 min (9.4 IBUs)

10.0 g - Saaz
Boil 15 min (3.4 IBUs)

10.0 g - Styrian Goldings
Boil 15 min (4.6 IBUs)

1.00 Items - Whirlfloc Tablet
Boil 15 min

1 pkg - Abbey Ale
Fermentis #BE-256
Profiles for Recipe

Pot ( 5 Gal/19 L) - Mini-BIAB
View Equipment Profile

Single Infusion, Medium Body, No Mash Out
View Mash Profile

Ale, Single Stage
View Fermentation profile

My Carbonation Profile
View Carbonation profile
Taste Rating: 30.0
Taste Notes:

Notes:



Uso Biab! Em que momento acham que ponho açúcar? No mash mesmo ou posso colocar na fervura? Se puser no mash pensei em colocar a baixo do bag!!


Tomaria cuidado com o alto percentual de açucar, pois pode gerar um perfil sensorial remetendo a Cidra.

Eu coloco açucar no inicio da fervura.

Mosturaria a 64 graus pra ficar mais alcoolica possivel e adicionar algum malte para dar corpo.
 
A % de açúcar está muito alta. Faço uma receita de tripel "parecida" com essa e uso 0.8kg de candy sugar para 20litros.
 
É isso ai pessoal. Brassado, atingi o OG esperado, já no balde... posto como ficou agradeço.
 
Pessoal, FG quase já: 1.010. Mas "cheiro" de ovo!! Gosto bom.
É do fermento? Ou sinal de "problemas?
 
Hoje fiz a degustacao precoce - 3 dias carbonatando!
Tinha bastante gás, mas ainda não havia sido "encorporando" a cerveja.
Cheiro de ovo diminuiu bem, mas ainda senti ao abrir.
Gosto meio difícil de definir: bem "crispy" - quase um refrigerante / vinho tinto. Álcool bem saliente! (10,35%), encobrindo um pouco os demais.
Curti. Acho que uma receita fazendo uso de complementos, indo para a DT, ficará sensacional
 
Vamos lá pessoal.
10,3% ebv
Por hora carbonatação média
Ainda presença dos sulfetos, mas diminuindo
Gosto forte, crispy, presença intensa do álcool, pouca nota de malte e de lupulo.
Retrogosto adocicado
Vou agradar mais, mas acho que fazendo uma receita baseado nessa, com alguns "aditivos", indo para uma strong Bélgian ale ficaria mais show.
 

Attachments

  • image.jpg
    image.jpg
    211.1 KB · Views: 168
Prefiro sem aveio e trigo. O alcool ja da bastante corpo. Se a eficiencia é 75%, tem 2,4kg de açucar para a fermentação, então 0,75 é 24%, acima da media. O Abbey ale tem esse cheiro durante a fermentação mesmo, é normal. Prefiro WLP530, fica mais "spicy", a ultima que fiz era com WLP550, tem mais chiclete/banana. No final coloquei um starter com WLP838 e deixei na geladeira com 6 graus, para expulsar o oxigenio, ficou bom.


Sent from my iPhone using Tapatalk
 
Eu também estou querendo fazer uma tripel mas estou empacando no candy sugar....A minha receita pra 50l é:
6,00 kg Pale Ale Malt (Briess) (7,1 EBC) Grão 1 36,3 %
5,45 kg Pilsen Argentino Cargill (4,0 EBC) Grão 2 33,0 %
1,66 kg Chateau Wheat Malt (Trigo) (4,0 EBC) Grão 3 10,0 %
1,20 kg Oats, Flaked (2,0 EBC) Grão 4 7,3 %
1,00 kg Chateau Abbey (45,0 EBC) Grão 5 6,1 %
1,20 kg Candi Sugar, Clear (1,0 EBC) Açúcar 6 7,3 %
36,43 g East Kent Goldings (EKG) [5,00 %] - Fervura 60,0 min Lúpulo 7 6,9 IBUs
72,86 g East Kent Goldings (EKG) [5,00 %] - Fervura 30,0 min Lúpulo 8 10,6 IBUs
2,0 pkg SafBrew Specialty Ale (DCL/Fermentis #T-58) [23,66 ml] Levedura 9 -
1,0 pkg Belgian Special Ale (DrYeast #Y06) [Adicionar ao Secundário] Levedura 10 -

Nunca fiz uma Tripel e essa vai ser a primeira....Será que devo melhorar alguma coisa nessa receita??
 
Eu também estou querendo fazer uma tripel mas estou empacando no candy sugar....A minha receita pra 50l é:
6,00 kg Pale Ale Malt (Briess) (7,1 EBC) Grão 1 36,3 %
5,45 kg Pilsen Argentino Cargill (4,0 EBC) Grão 2 33,0 %
1,66 kg Chateau Wheat Malt (Trigo) (4,0 EBC) Grão 3 10,0 %
1,20 kg Oats, Flaked (2,0 EBC) Grão 4 7,3 %
1,00 kg Chateau Abbey (45,0 EBC) Grão 5 6,1 %
1,20 kg Candi Sugar, Clear (1,0 EBC) Açúcar 6 7,3 %
36,43 g East Kent Goldings (EKG) [5,00 %] - Fervura 60,0 min Lúpulo 7 6,9 IBUs
72,86 g East Kent Goldings (EKG) [5,00 %] - Fervura 30,0 min Lúpulo 8 10,6 IBUs
2,0 pkg SafBrew Specialty Ale (DCL/Fermentis #T-58) [23,66 ml] Levedura 9 -
1,0 pkg Belgian Special Ale (DrYeast #Y06) [Adicionar ao Secundário] Levedura 10 -

Nunca fiz uma Tripel e essa vai ser a primeira....Será que devo melhorar alguma coisa nessa receita??

Na minha opnião não vale a pena perder tempo com candy sugar. Mega trampo pra fazer e no final, o benefício é pequeno. Eu acho que desencanei de candy caseiro e passei a usar açucar mascavo/refinado lá pra quinta ou sexta leva de dubbel. :p

Eu geralmente faço minhas belgas e trapistas usando 10% de malte especial (melano/biscuit/crystal) e 90% pilsen, e deixo toda a complexidade pra levedura.

Sei lá, não curto enfeitar muito.
 
Faço uma tripel com 85% Malte Pilsen e 15% entre malte aromático e melano. O açúcar, uso o refinado mesmo. Fazer Candy Sugar é trabalhoso, e comprar pronto é muito caro.
Coloco o açúcar do meio pro final da fervura, pra não caramelizar demais (tenho medo de adicionar muita cor).
Caso passe de 1.080 a OG de repente seria legal colocar açúcar no segundo dia da fermentação. O que acham?

Levedura, uso a Belgian da Bio4
 
Faço uma tripel com 85% Malte Pilsen e 15% entre malte aromático e melano. O açúcar, uso o refinado mesmo. Fazer Candy Sugar é trabalhoso, e comprar pronto é muito caro.
Coloco o açúcar do meio pro final da fervura, pra não caramelizar demais (tenho medo de adicionar muita cor).
Caso passe de 1.080 a OG de repente seria legal colocar açúcar no segundo dia da fermentação. O que acham?

Levedura, uso a Belgian da Bio4

@Seuguarda,

Nunca coloquei açucar durante a fermentação, eu sempre coloco tudo faltando 20 ou 30 minutos pra terminar a fervura.

Também uso Bio4, gosto muito da Belgian e da Trappist Ale.

Eu já fiz candy algumas vezes e desisti. Achei muito dificil acertar um ponto do candi escuro, e fazer candi claro é perda de tempo porque o efeito é o mesmo de usar açucar refinado.

Alias, com o advento da globalização, a maior parte das cervejarias belgas mudou ou está mudando para açucar refinado comum por conta do preço e usando outros ingredientes para criar uma camada de complexidade.
 
Desenterrando


Pesquisei um pouco e acho talvez a receita não tenha ficado boa por causa do fermento:

Usei o Fermetis Abbey 245, parecido com o Mangrove Jacks M47 - para cervejas Abbey!. Talvez a melhor opção teria sido o M31, específico para Trippel, ou o Fermetis S-33 (mais parecido)!
 
Anbes,
Qual foi o "defeito" da cerveja?
Já tive esse problema de cheiro de ovo podre/peido numa witbier e depois de pesquisar um pouco descobri que foi o excesso de levedura que usei.
 
Anbes,
Qual foi o "defeito" da cerveja?
Já tive esse problema de cheiro de ovo podre/peido numa witbier e depois de pesquisar um pouco descobri que foi o excesso de levedura que usei.

Cheiro de ovo mesmo. Retrogosto adocicado.
O mais provável foi temperatura! Baixou muito. Teria que deixar a cima de 23 por mais uma sem, mas não tenho geladeira. Ou usar a técnica do co2, q tb. Não tenho.
 
Back
Top