• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

NEIPA - A MISSÃO

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Evandro, qual a balança que vc comprou pra pesar o metabissulfito ? Já tentou outros antioxidantes ?
https://produto.mercadolivre.com.br...kODFjNDEtM2ZjMi00N2NhLWI5ZjgtMTk3ODM1ZTUwYzU5
Esse foi o unico que eu usei
Ele tem um uso amplo pra vinho
Para cerveja tem um pessoal que faz o LODO brewing (low disolved oxygen) dai eles usam 3 anti oxidantes
Metabissulfito de sodio
Metabissulfito de potassio
O terceiro nao lembro o nome
É super barato, comprei no mercado livre tambem...

Não desanimem rapaziada... pode não ficar 100% mas ficando 40% do seu potencial numa escala econômica /sabor vale a pena ao meu ver....especialmente eu que sou mão de vaca e odeio pagar mais de 60 pila o litro! hauahau
Kkkkk ta louco 60 reais na neipa é osso

Então tem algumas tecnicas que possibilita fazer primming em garrafa e evitar oxidacao, mas eu nao as domino
Ja li de jogar antioxidante, ja li de purgar as garrafas e por ai vai

Mas sinceramente eu nao tenho paciencia de encher garrafa por garrafa, quem dira purgar elas kkk

Kkkkk ta louco 60 reais na neipa é osso

Então tem algumas tecnicas que possibilita fazer primming em garrafa e evitar oxidacao, mas eu nao as domino
Ja li de jogar antioxidante, ja li de purgar as garrafas e por ai vai

Mas sinceramente eu nao tenho paciencia de encher garrafa por garrafa, quem dira purgar elas kkk
hauahua... o antioxidante eu estava lendo mas foi contra minha ideia geral aqui...(mais natureba possível) ...60 conto a barata né...a melhor NEIPA aqui que ja tomei foi a Tiki Punk da Locomotive Brewing que é top chegou perto dos 80 o choop aqui num pub.

hauahua... o antioxidante eu estava lendo mas foi contra minha ideia geral aqui...(mais natureba possível) ...60 conto a barata né...a melhor NEIPA aqui que ja tomei foi a Tiki Punk da Locomotive Brewing que é top chegou perto dos 80 o choop aqui num pub.
Fica a dica aqui...
Pra mim não tem NEIPA melhor q Everbrew, e pegando no pub o litro tá por volta de 33 reais. Isso é menos que o valor da lata de 473ml deles mesmo por aí. Sou de SP, junto uns 3 ou 4 amigos e pagamos um motoca para ir buscar a breja lá em Santos. Não chega a 40 reais o litro.
Sucesso total kkkkkkk

https://produto.mercadolivre.com.br...kODFjNDEtM2ZjMi00N2NhLWI5ZjgtMTk3ODM1ZTUwYzU5
Esse foi o unico que eu usei
Ele tem um uso amplo pra vinho
Para cerveja tem um pessoal que faz o LODO brewing (low disolved oxygen) dai eles usam 3 anti oxidantes
Metabissulfito de sodio
Metabissulfito de potassio
O terceiro nao lembro o nome
É super barato, comprei no mercado livre tambem...
Um q estou interessado em testar é um q vende no Lamas:
https://www.lamasbrewshop.com.br/antioxin-sb-50g.html

Olá, também tenho apanhado das NEIPAS. Estou na 7a tentativa e estou chegando perto de algo satisfatório (algumas joguei fora... as últimas estão saborosas, mas ainda longe do que busco). Do início para cá tive de adaptar muita coisa no processo e nos equipamentos. De fato, é um estilo sensível (qualquer pequeno detalhe ou oxidação tira o equilíbrio). O que gostaria da opinião de vocês é saber se já tiveram sucesso com dry-hop a temperaturas próximas de cold crash ( aprox 5C). Vejo pessoas fazendo isso ou colocando lúpulo no barril de serviço. Sempre que coloquei lúpulo a baixas temperaturas ficou com gosto horrível de grama (e não era gramineo de muito lúpulo no DH era um gosto que não parecia ser nem de cerveja). No mais, o que me ajudou bastante com o aroma e sabor foi antes do DH final fazer um semi crash por 1 dia pelo menos (em torno de 15C) para decantar o que for possível de proteína e levedura (colhi essa pratica no HBT dos EUA).

Olá, também tenho apanhado das NEIPAS. Estou na 7a tentativa e estou chegando perto de algo satisfatório (algumas joguei fora... as últimas estão saborosas, mas ainda longe do que busco). Do início para cá tive de adaptar muita coisa no processo e nos equipamentos. De fato, é um estilo sensível (qualquer pequeno detalhe ou oxidação tira o equilíbrio). O que gostaria da opinião de vocês é saber se já tiveram sucesso com dry-hop a temperaturas próximas de cold crash ( aprox 5C). Vejo pessoas fazendo isso ou colocando lúpulo no barril de serviço. Sempre que coloquei lúpulo a baixas temperaturas ficou com gosto horrível de grama (e não era gramineo de muito lúpulo no DH era um gosto que não parecia ser nem de cerveja). No mais, o que me ajudou bastante com o aroma e sabor foi antes do DH final fazer um semi crash por 1 dia pelo menos (em torno de 15C) para decantar o que for possível de proteína e levedura (colhi essa pratica no HBT dos EUA).
Opa, não entendi... vc baixa para 15 e aí faz o DH nessa temperatura? Ou baixa pra 15, decanta alguma coisa, e aí vc volta para próximo de 20 para fazer o DH?

DH tradicional de NEIPA sao duas fase pelo menos
1- high krauzen para fazer biotransformacao geralmente voce usa um lupulo com alto teor de geraniol, citra, mosaic por exemplo

2- final da fermentacao, quando voce ta fazendo o descanso diacetil, faltando poucos pontos

O contato do lupulo fica no maximo 7 dias com a cerveja nesses casos e ja vai ter tido extracao maxima dos oleos essencias que tanto queremos....

Fazer o tal do keghopping que eu falei é osso pra neipa pq a quantidade de lupulo no dh é mto alta, entao fica o gosto gramineo com a exposicao prolongada as vezes

Fazer a frio voce retarda a extracao dos oleos essenciais

A NEIPA nao acho que é uma cerveja que se beneficia de maturacao e tempo prolongado no fermentador
Bateu fg ta sem off flavor, cold crash breve e empacota

Opa, não entendi... vc baixa para 15 e aí faz o DH nessa temperatura? Ou baixa pra 15, decanta alguma coisa, e aí vc volta para próximo de 20 para fazer o DH?
Exato, volto para 22 a 24 após esse semicrash. Mas é algo que tem funcionado parar mim e vi no fórum americano. Tem gente que tem sucesso com DH em 15C. Quando aumenta acima de 15C, ocorre o hopcreep, mas eu já projeto a receita levando em conta isso. Outro ponto de atenção é: sempre que fizer coldcrash tem q evitar o suckback, que é o volume do liquido diminuindo dentro do fermentador e entrando oxigênio pelo airlock.

Last edited:
Exato, volto para 22 a 24 após esse semicrash. Mas é algo que tem funcionado parar mim e vi no fórum americano. Tem gente que tem sucesso com DH em 15C. Quando aumenta acima de 15C, ocorre o hopcreep, mas eu já projeto a receita levando em conta isso.
o que é hopcreep?

Nunca usei

Mas levedura de cepa inglesa geralmente expressa enzima, por isso que taca o lupulo no segundo dia pra fazer a tal da biotransformacao
Evandro, vc nunca teve hopburn devido a biotransformação? Quanto g/L vc coloca na DH1? Algumas que fiz deu uma adstringencia enorme (mas acho que depende de carga o do quão próximo do fim da fermentação está). Nesse video (são 2 partes... logo 2 vídeos dessa série) da CBC que postaram aqui, há uma entrevista com o cara da Verdant. Ele não faz DH durante fermentação. Enfim, é um estilo sutil e difícil mesmo. Qualquer detalhe sai de equilíbrio.

Fica a dica aqui...
Pra mim não tem NEIPA melhor q Everbrew, e pegando no pub o litro tá por volta de 33 reais. Isso é menos que o valor da lata de 473ml deles mesmo por aí. Sou de SP, junto uns 3 ou 4 amigos e pagamos um motoca para ir buscar a breja lá em Santos. Não chega a 40 reais o litro.
Sucesso total kkkkkkk

Everbrew é ótima, aliás as brejas de santos são muito boas, eu ainda prefiro as Infected tbm de santos, e vc tem razão valor bem razoável fresca ...

Evandro, vc nunca teve hopburn devido a biotransformação? Quanto g/L vc coloca na DH1? Algumas que fiz deu uma adstringencia enorme (mas acho que depende de carga o do quão próximo do fim da fermentação está). Nesse video (são 2 partes... logo 2 vídeos dessa série) da CBC que postaram aqui, há uma entrevista com o cara da Verdant. Ele não faz DH durante fermentação. Enfim, é um estilo sutil e difícil mesmo. Qualquer detalhe sai de equilíbrio.
Falaa acho que tudo depende de quanto de grama por litro vc faz de DH e quanto e quanto tempo voce deixa o lupulo em contato com a breja

Eu faço 8-10 gramas por litro de dh

Geralmente jogo 100 grama no segundo dia e 100 gramas no quarto

Funciona legal pra mim

Nao tenho harsh com isso

Ja tive problemas fazendo mais do que isso, tem nego que faz 15-20 grama por litro

Eu gosto bastante do que o Scott Janish e mitch stewl falam a respeito das Neipas, da uma olhadinha tb

Imagino que foi por contra-pressão, tem até colarinho la kkkk

Eu compartilho do que o Thiago pensa, se for para engarrafar com primming, não faça esse estilo... Vai oxidar e voce vai jogar uma grana fora (ainda mais que geralmente da caro kkk)

Nem é só por questão de grana, para mim é questão da qualidade final mesmo, sou bem exigente e infelizmente com primming a cerveja altera muito o sabor.

Cara Sensacional, essa da corona foi priming ? eu nuca consegui essa cor com priming, ela oxida e fica horrivel assim que termina a carabonatação vc envasou com contra-pressao ?
Essa da Corona foi um dos experimentos, foi priming sim, mas essa foto era recém engarrafada. Coloquei nessa garrafa transparente exatamente para acompanhar a mudança na cor.

Estou para começar na missão, tenho condições de fazer todo processo pressurizado, da fermentação ao envaze. Vcs teriam alguma dica para agregar mais qualidade a ceva final?

Estou para começar na missão, tenho condições de fazer todo processo pressurizado, da fermentação ao envaze. Vcs teriam alguma dica para agregar mais qualidade a ceva final?
Eu postei na primeira página um vídeo que tem 2 partes. O método usado foi em balde sem pressão

Faz um Whirlpool Hopping PESADO a uns 70-80 graus
DH 8g/litro (se seu WP hopping for alto e bem feito, nem precisa fazer duas etapas de DH, assim expõe menos ao O2)
Enche teu postmix de sanitizante e liga no CO2, purga todo o sanitizante usando o CO2
Faz transferência fechada do FV para o PM

Usa antioxidante também. Pode ser vitamina c, ácido ascórbico ou um profissional (tipo Prozyn Isomax). Ja fiz transferência fechada de 2 tipos. A que coloca pressão com cilindro e outra q vc coloca o fermentador mais alto que o postmix... conecta uma mangueira pra nivelar a pressão de gás entre fermentador e postmix e outra na torneira do fermentador para a conexão de líquido do postmix. Deu bem certo tb. Lembra de sanitizar e de purgar essas mangueiras com gás tb.

Faz um Whirlpool Hopping PESADO a uns 70-80 graus
DH 8g/litro (se seu WP hopping for alto e bem feito, nem precisa fazer duas etapas de DH, assim expõe menos ao O2)
Enche teu postmix de sanitizante e liga no CO2, purga todo o sanitizante usando o CO2
Faz transferência fechada do FV para o PM
Essa é minha ideia, mas tb pensei em mandar por contrapressão pra outro barril com o lúpulo na bag pra fazer pelo menos um dryhop. Desse barril, já mando para as garrafas pela torneira daquelas pegas.

Usa antioxidante também. Pode ser vitamina c, ácido ascórbico ou um profissional (tipo Prozyn Isomax). Ja fiz transferência fechada de 2 tipos. A que coloca pressão com cilindro e outra q vc coloca o fermentador mais alto que o postmix... conecta uma mangueira pra nivelar a pressão de gás entre fermentador e postmix e outra na torneira do fermentador para a conexão de líquido do postmix. Deu bem certo tb. Lembra de sanitizar e de purgar essas mangueiras com gás tb.
Eu comprei metabissulfito de sódio como antioxidante. Vamos ver no que dá.

Falaa Leandro
Eu uso metabissulfito de sodio
A dosagem é muito pequena 0,3mg por 20 litros (tive que comprar balanca especial)
Minhas NEIPAS estao com uma manutencao de qualidade altissima quando comecei a fazer esse processo todo
40 dias depois e mantem a mesma cor e sabor, nao escurecen
Perdem um pouco de aroma que eu acho aceitavel

Evandro, como vc usa o metabisulfito ? Você coloca no balde antes de engarrafar ? Vc faz trasfega antes de usar ?

Como eu vou fazer priming, ele vai impactar a carbonatacao ? Tipo vai ter oxigênio para refermentar ?

Evandro, como vc usa o metabisulfito ? Você coloca no balde antes de engarrafar ? Vc faz trasfega antes de usar ?

Como eu vou fazer priming, ele vai impactar a carbonatacao ? Tipo vai ter oxigênio para refermentar ?
Pelo q entendi vc usa antes das trasfegas se fizer e tb antes de engarrafar. É indicado 0,8g pra 20lts. Mas fazer prime em NeIPA é um pecado!

Back