• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

NEIPA - A MISSÃO

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Evandro, como vc usa o metabisulfito ? Você coloca no balde antes de engarrafar ? Vc faz trasfega antes de usar ?

Como eu vou fazer priming, ele vai impactar a carbonatacao ? Tipo vai ter oxigênio para refermentar ?

Falaaa
Eu uso a dose de 0,3mg por 20 litros
Como faço transferencia fechada para o postmix eu uso aquele pet carbonator numa garrafinha pet sanitizada (eu jogo 0,3mg dentro, uns 80ml de agua) purgo o co2 da garrafinha, pressurizo ela, e mando pra dentro do post mix ja purgado com co2 tb

Nao tem problrma jogar no balde que voce usa para envasar antes de por na garrafa nao
Nao afeta a carbonatacao

A dose que afeta as leveduras é umas 100x maior que a que a gente usa pra prevenir a oxidacao

O O2 nao tem papel na refermentação do primming, é um processo 100% anaerobio.
Tem algumas pessoas que transferem pra keg purgado purgado com co2 a cerveja verde faltando 0,5 Plato para o final da fermentacao e deixa acabar no Keg inclusive, o que funcionaria como um primming sem O2 (o tal do spunding, eu faço no proprio fermentador o spunding)

Interessante a discussao.
Pra mim o SMB como antioxidante no envase afetou o sensorial (sulfúrico). É difícil dosar corretamente em miligramas, mesmo com balança de precisão.

Hoje uso apenas no mash e sparge, 0,3g no total (21 litros finais), ,normalmente em Lagers delicadas (off topic, desculpem) com bom resultado final e vários cuidados adicionais de processo na parte quente e fria para dissolver o2 o mįnimo possível.

Para dosar quantidades muito pequenas de sais você pode dissolver uma quantidade maior em 100 ml de água e jogar na cerveja o proporcional que você precisa.

Por exemplo, se consigo medir com segurança 1 g, mas preciso de 0,35 g. Então dissolve 1 g em 100 ml de água e utiliza 35 ml da solução.

Para dosar quantidades muito pequenas de sais você pode dissolver uma quantidade maior em 100 ml de água e jogar na cerveja o proporcional que você precisa.

Por exemplo, se consigo medir com segurança 1 g, mas preciso de 0,35 g. Então dissolve 1 g em 100 ml de água e utiliza 35 ml da solução.

Obrigado Robinho, é uma boa.
Mas também presume precisão (na casa dos miligramas) em totais maiores, certo?

Abs

Falaaa
Eu uso a dose de 0,3mg por 20 litros
Como faço transferencia fechada para o postmix eu uso aquele pet carbonator numa garrafinha pet sanitizada (eu jogo 0,3mg dentro, uns 80ml de agua) purgo o co2 da garrafinha, pressurizo ela, e mando pra dentro do post mix ja purgado com co2 tb

Nao tem problrma jogar no balde que voce usa para envasar antes de por na garrafa nao
Nao afeta a carbonatacao

A dose que afeta as leveduras é umas 100x maior que a que a gente usa pra prevenir a oxidacao

O O2 nao tem papel na refermentação do primming, é um processo 100% anaerobio.
Tem algumas pessoas que transferem pra keg purgado purgado com co2 a cerveja verde faltando 0,5 Plato para o final da fermentacao e deixa acabar no Keg inclusive, o que funcionaria como um primming sem O2 (o tal do spunding, eu faço no proprio fermentador o spunding)
Vc escreveu duas vezes 0,3mg, mas creio ser 0,3g (gramas), correto?

0,3g

pensei uma coisa e escrevi outra kkkkk

Criei coragem e fiz mais uma NEIPA, tô apanhando do post mix, mas a breja ficou incrível ... segue a foto

Queria agradecer aos Brothers aqui, muitas informações me ajudaram a conseguir realizar esss receita ...

Attachments

• IMG_20201025_224422_663.jpg
    IMG_20201025_224422_663.jpg
    27.8 KB
Criei coragem e fiz mais uma NEIPA, tô apanhando do post mix, mas a breja ficou incrível ... segue a foto

Queria agradecer aos Brothers aqui, muitas informações me ajudaram a conseguir realizar esss receita ...
Bom dia Cleber.
Parabéns, pela foto realmente ficou muito bonita.
Você poderia disponibilizar a receita final dela?
Muito obrigado e grande abraço.

Minha fez duas semanas de envase, nas primeiras provas tava picante e o aroma não tava muito presente. Agora mudou bastante. Amargor bem baixo, aroma bem perceptível e muito alcoólica, tá boa de beber, mas o álcool vai lá na mente.

Attachments

• F4266185-85EF-4A5A-9EFD-7C88D0E03DC5.jpeg
    F4266185-85EF-4A5A-9EFD-7C88D0E03DC5.jpeg
    97.8 KB
Bom dia Cleber.
Parabéns, pela foto realmente ficou muito bonita.
Você poderia disponibilizar a receita final dela?
Muito obrigado e grande abraço.

Fala Glauber, Segue a receita em anexo, eu mudei o dry hop, eu tinha dois pacotes abertos aqui e decidi usar eles (25g de amarillo e 25 de cascade) além do Mosaic (50g)

Essa receita é pra 10 Litros e como faço no chill, a wide dw lupulo / IBU é difenrente, já que meu lupulo fica muito mais tempo acima de 80C durante o whirpool e aramazenamento.

As proporções de malte eu me baseei no que o Tiago publicou na página 1 deste tópico, a dele ficou mais bonita, claro ...

Attachments

• Brewfather_NEIPA_20201026.pdf
    150.5 KB
Fala Glauber, Segue a receita em anexo, eu mudei o dry hop, eu tinha dois pacotes abertos aqui e decidi usar eles (25g de amarillo e 25 de cascade) além do Mosaic (50g)

Essa receita é pra 10 Litros e como faço no chill, a qtd de lupulo / IBU é difenrente, já que meu lupulo fica muito mais tempo acima de 80C durante o whirpool e aramazenamento.

As proporções de malte eu me baseei no que o Tiago publicou na página 1 deste tópico, a dele ficou mais bonita, claro ...

Essa receita é pra 10 Litros e como faço no chill, a wide dw lupulo / IBU é difenrente, já que meu lupulo fica muito mais tempo acima de 80C durante o whirpool e aramazenamento.

Excelente Cleber. Parabéns mais uma vez pela cerveja. Muito obrigado pelo envio da receita. Grande abraço.

A que está na garrafa de Corona foi:
26% Pale Ale
26% Pilsen
20% Flocos de trigo
10% Malte de trigo
16% Aveia
2% Melano

A cerveja da segunda foto eu tenho que dar uma olhada para ver se lembro qual é.
Buenas, mano.
Esse grist me deu um animo a mais, mas decidi testar aos poucos.

Normalmente só usava Pale Ale. A ceva sempre ficar dourada mais pro escuro, dificil fugir disso.

Então decidi usar
80% Pale Ale
20% Aveia em Flocos

O resultado me agradou bastante.

Acho que na próxima vou diminuir mais ainda o Pale Ale e colocar um Pilsenzinho e talvez um pouco de trigo.

ah, usei o BRY-97 pq curto muito o perfil dele, mas já to pesquisando pra comprar um Verdant por aqui.

Attachments

• NEIPA copo.jpg
    NEIPA copo.jpg
    24.2 KB
  • NEIPA garrafa.jpg
    NEIPA garrafa.jpg
    31.1 KB
  • NEIPA taça.jpg
    NEIPA taça.jpg
    34 KB
Buenas, mano.
Esse grist me deu um animo a mais, mas decidi testar aos poucos.

Normalmente só usava Pale Ale. A ceva sempre ficar dourada mais pro escuro, dificil fugir disso.

Então decidi usar
80% Pale Ale
20% Aveia em Flocos

O resultado me agradou bastante.

Acho que na próxima vou diminuir mais ainda o Pale Ale e colocar um Pilsenzinho e talvez um pouco de trigo.

ah, usei o BRY-97 pq curto muito o perfil dele, mas já to pesquisando pra comprar um Verdant por aqui.
Ficou bem legal a cor. Se conseguir o Verdant me avisa, comprei online no Canadá e meu irmão que mora lá me enviou. Mas acho que extraviou. Daí estou com um BRY97, mas parece q o perfil é muito limpo, fiquei com medo de usar... com seu post criei mais coragem de testar ele.

Eu faço a 85 por 15 minutos

Dependendo da faixa de temperatura voce solubiliza mais um determinado tipo de thiols
85 exalta os aromas tropicais
Evandro, você menciona que 85 favorece tropicais, vc tem aí alguma tabela dos oleos e as temperaturas que ele "volatizam" pra guiar a temperatura ?

http://scottjanish.com/survivables-unpacking-hot-side-hop-flavor/
Nesse post ele aborda o assunto
Tem mais aprofundado no livro dele (The New IPA)
Post é longo mas vale a leitura
Acho que aqui é o melhor tópico pra eu expor uma dúvida que vem me tirando o sono:

Sei que na Sapwood Cellar (pelo menos foi algo que o Michael Tonsmeire comentou) eles deixam as neipas/hazy em média 2 semanas condicionadas a frio pra só depois começar a servir.

Outra história que fiquei sabendo foi de uma NEIPA da cervejaria FERMI que ganhou medalha de ouro.
Até ai tudo bem, mas a ceva estava a mais de 2 meses no barril.

Eu notei que minhas NEIPAS ficam bem mais complexas quando começam a chegar perto de 1 mes de idade. E desde que consegui dribrar a oxidação a frio (cold-side oxidation) tenho demorado bem mais pra finalizar um postmix.

Vocês já leram/ouviram algo sobre?

Minhas NEIPA com 1 mes estão melhores (PRA MIM) do que com 10 dias de idade.

Com 10 dias parece um jovem, cheio de energia, mas sem muita maturidade - é puro resinoso, dank, citrico, sabe?
Com mais tempo os aromas e sabores começam a arredondar e a ceva fica bem mais posuda.

Não sei isso é algo que a biotransformação possa estar contribuindo...
Mas como essa "melhora" continua depois da cerveja pronta... não sei.

a proximo leva vou deixar umas 2 semanas maturando a frio pra aproveitar o máximo dela.
sempre vou tomando a cada semana alguns copos.
depois de 2 semanas que fica medalhista.

Cara
Eles chamam de mellow isso (arredondar)
O proprio scott janish em podcasts fala sobre isso
E como ele tem uma cervejaria, quanto mais tempo a breja parada, menor lucro, maior a intencao dele de arredondar a breja antes
Ele fala que que usa agentes clarificantes na cerveja (pra nossa realidade seria gelatina), nao pra deixar a breja clarificada, obvio, mas para arredondar antes
O parametro objetivo que ele usa pra indicar que a breja arredondou é a ausencia do hop burn

Ele fala que quando voce usa gelatina, a breja arredonda antes, sem clarificar... logo diminuindo o tempo pra voce poder curtir a breja e ele pra vender

Outra coisa que eu mudei quando comecei esse topico foi a minha tecnica de dry hopping
Agora faço a frio a 15 graus e vou baixando pra zero em dois dias pra usar a gelatina e pra deixar agindo 24 horas

Uma adicao so de DH
Tem funcionado melhor, a breja tem ficado redonda muitoooooo antes, segunda pesquisas, menos polifenois em suspensao na breja

E pra todos isso
O que eu faco funciona pra o meu setup
Cada um tem o seu e vai funcionar de jeito diferente
Se nao tem como isolar do O2
Adiciona DH em fermentacao ativa
E manda pro keg sem cold crash e faz o cold crash no keg

Independente do processo, tenha como objetivo fugir da oxidacao

Mesma receita

Diferenca entre as duas?
Foto com a breja mais clara foi com fermentacao sob pressao e DH sob pressao
A cerveja mais alaranjada foi ela na bombona

Attachments

• 20201120_175720.jpg
    20201120_175720.jpg
    28.8 KB
  • 20200920_123152.jpg
    20200920_123152.jpg
    34 KB
Mesma receita

Diferenca entre as duas?
Foto com a breja mais clara foi com fermentacao sob pressao e DH sob pressao
A cerveja mais alaranjada foi ela na bombona
Fermentar pressurizado mudou minha visão sobre vários aspectos.
Produção de esters, tempo da ceva pronta, temperatura de fermentação.
Enfim, é um novo mundo.

Mas o arredondar (mellow) nem falo pelo Hopburn, que normalmente sinto só quando provo ela direto do fermentador.
Mas é mais sobre uma evolução dos aromas mesmo.

A próxima, que farei amanha (ainda to acertando uns toques finais) vou tomar "na velocidade normal".
Já consegui provar que consigo fazer uma IPA durar mais de um mes com aroma praticamente igual. Já foi jogo ganho.

A receita tá assim, a principio:
https://share.brewfather.app/6pMg7GpmLeCLUr

Fermentar pressurizado mudou minha visão sobre vários aspectos.
Produção de esters, tempo da ceva pronta, temperatura de fermentação.
Enfim, é um novo mundo.

Mas o arredondar (mellow) nem falo pelo Hopburn, que normalmente sinto só quando provo ela direto do fermentador.
Mas é mais sobre uma evolução dos aromas mesmo.

A próxima, que farei amanha (ainda to acertando uns toques finais) vou tomar "na velocidade normal".
Já consegui provar que consigo fazer uma IPA durar mais de um mes com aroma praticamente igual. Já foi jogo ganho.

A receita tá assim, a principio:
https://share.brewfather.app/6pMg7GpmLeCLUr
Sempre muda mesmo
Fermentacao sob pressao realmente acho que é o segundo maior game changer nessa breja, so perde pra por em keg ne

A receita ta excelente
No meu paladar eu diminuiria o sabro, percebo ele muito potente, gosto de usar ele numa proporcao menor, senao apaga os outros

Sobre o DH eu costumo sempre aumentar a proporcao do lupulo que esta com o melhor sensorial
Abro os pacotes, cheiro e dai eu decido

Eu faço a 85 por 15 minutos

Dependendo da faixa de temperatura voce solubiliza mais um determinado tipo de thiols
85 exalta os aromas tropicais
Baaa nem conto.... uma Neipa aqui fico um IPA considerável sò porque ficou limpa demais e por causa duma OG mais branda e FG de 1015 não deu boa porque o FW de em torno 7ibu a acabou viu rsss... 9gr/l de cascade, mandaria e outros... tudo em 9 min pra frente. ..
Vocês dão uma resfriada para adicionar lúpulo nas Neipa? è interessante pois já ferveu 50min mesmo nè! mas primeira vez q vejo falar nisso🤔😎👽
O copo de weiss è quando se mexe o fundo, como as de trigo, adicionando nuânces frutadas....
O pint, è quando se cerve bem cuidadosame te, aí fica altas IPA.

Attachments

• IMG_20201110_115248.jpg
    IMG_20201110_115248.jpg
    53.1 KB
  • IMG_20201202_122053.jpg
    IMG_20201202_122053.jpg
    68.4 KB
Last edited:
Baaa nem conto.... uma Neipa aqui fico um IPA considerável sò porque ficou limpa demais e por causa duma OG mais branda e FG de 1015 não deu boa porque o FW de em torno 7ibu a acabou viu rsss... 9gr/l de cascade, mandaria e outros... tudo em 9 min pra frente. ..
Vocês dão uma resfriada para adicionar lúpulo nas Neipa? è interessante pois já ferveu 50min mesmo nè! mas primeira vez q vejo falar nisso🤔😎👽
Falaa
Whirlpool/Hopstand é quando voce acaba a fervura e joga os lupulos em alguma determinada temperatura

Eu uso muito em ipa, apa e neipa

Voce segura na cerva os compostos volateis e traz menos amargor

Back