• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Melhoria no resfriamento do mosto

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Pessoal. Faço cervoeja ha muitos anos desde 1992 E o processo de resfriamento que aprendi. Era diferente do de voces todos. Da super certo, uma bacia grande coloca o chiller dentro uma mangueira ligada no cliller a um SIFAO este vai dentro da panela. a cerveja vai entrar em baixo e sair em cima ligada a uma mangueira que vai direto p o galao. enche em volta do chiller na bacia c pedras de gelo grandes faça potes panelas garrafas pets de gelo colowue agua gelada na bacia depois de tdo pronto aspira o mosto quente com uma bombinha de cat chup essas de plastico sugue ate o liguido quente descer passar pelo chiller resfriar e ja cai dentro do tanque que vai fermentar. sai ha 18/20 graus simples assim so da uma olhada nos gelos na agua da bacia se esquentar vai revirando acrescentando mais. Ha nao esqueçam e esterelizar o chiller mangueiras antes passe agua fervendo e sacode bem pra secar. a cerveja passa dentro do chiller nem precisa mexer c panelas c liguido qyente. So calcular altura pra dar caimento panela no fogao. um banquinho abaixo do nivel do fogao com a bacia c gelo e no chao forrado o galao pra receber o liguido ja resfriado.

Parabéns a Marilea, cervejeira há muito tempo, amiga muito interessante sua técnica, mas ainda não entendi bem. Usei algumas vezes uma bacia cheia de gelo, para poder resfriar o chiller antes de passar a cerveja por ele, mas no seu caso esse sifão, onde ele será colocado? na panela? não entendi muito bem. Acho que tem que desenhar esse esquema. Mas muito obrigado.

Obrigado amigo, eu sempre faço dessa forma também, mas agora que comprei o de contra fluxo, acredito que se mandar direto para o chiller sem filtrar, provavelmente vai entupir, como já ocorreu, por isso minha preocupação, mas vou ter tempo para pensar melhor, vendi minhas panelas de inox para poder comprar uma PIT BREW ou uma CUTEN, ainda decidindo qual será. Se tiver dicas agradeço. Abraço.
Parabéns a Marilea, cervejeira há muito tempo, amiga muito interessante sua técnica, mas ainda não entendi bem. Usei algumas vezes uma bacia cheia de gelo, para poder resfriar o chiller antes de passar a cerveja por ele, mas no seu caso esse sifão, onde ele será colocado? na panela? não entendi muito bem. Acho que tem que desenhar esse esquema. Mas muito obrigado.

Olhe só. panela de fervura no fogao prontinha p resfriar. Nao mexe nela. Na mesma posiçao introduza o sifao transversal na panela. a mangueira do sifao estara acoplada a saida do chiller e presa. ( a entrada da cerveja e de baixo pra cima no chiller. justo pra passar devagar no chiller pra resfriar. entra por baixo sai por cima ) na mangueira acoplada na saida do chiller indo p o galao. ae ja ta resfriado. dependendo ate abaixo de 18 graus. Deu pra entender? qualquer duvida me add no zap. 32 9 8862 47 02 explico melhor. ok.

nao uso mais chiller ou qualquer sistema de resfriamento, simplesmente deixo repousar até o outro dia de manhã cedo, apenas com um paninho limpo sobre a panela, obs. minhas brassagens são no maximo de 25 lt.

Muito bem. Belo processo. Antigamente nao existia chiller eu resfriava assim tambem. Nao muda em nada o processo. Ate parece que os produtos curtem mais ficam mais tempo decantando e acentua o sabor principal// lupulo.

Olhe só. panela de fervura no fogao prontinha p resfriar. Nao mexe nela. Na mesma posiçao introduza o sifao transversal na panela. a mangueira do sifao estara acoplada a saida do chiller e presa. ( a entrada da cerveja e de baixo pra cima no chiller. justo pra passar devagar no chiller pra resfriar. entra por baixo sai por cima ) na mangueira acoplada na saida do chiller indo p o galao. ae ja ta resfriado. dependendo ate abaixo de 18 graus. Deu pra entender? qualquer duvida me add no zap. 32 9 8862 47 02 explico melhor. ok.
Muito bem, depois do whirpool deixa sentar uns 20 minutos, depois introduz o sifão, e retira por ele o mosto direto para meu chiller de contra fluxo, eu uso uma bombinha elétrica para dar uma força. Mas existe um método de colocar o lúpulo com um filtro de inox que não deixa passar o trub, ai dá para tirar direto pela torneira sem precisar do sifão. Vou postar aqui o vídeo do dinamarquês que faz isso, muito legal, e nas máquinas que vou adquirir, de 40l ou 50l ... abraços

nao uso mais chiller ou qualquer sistema de resfriamento, simplesmente deixo repousar até o outro dia de manhã cedo, apenas com um paninho limpo sobre a panela, obs. minhas brassagens são no maximo de 25 lt.
Muito bom também, acho que não prejudica em nada a brassagem, tampando bem para não entrar nada que prejudique é uma maneira legal.

faço igual o lucas acima porém faco whirpool à frio com uma pá inox conectada a uma furadeira

faço igual o lucas acima porém faco whirpool à frio com uma pá inox conectada a uma furadeira
Legal já vi isso com a furadeira, é uma boa também. Você faz quantos litros em média? Estou na maior dúvida pois se compra uma de 40 litros ou 50 litros, não pretendo fazer muito mas não faço muito, sempre 25 ou 30 litros. O que acha?

Fala galera,

em geral, vejo que boa parte da galera usa chiller para resfriamento. As pessoas que procuram acelerar o processo, em geral, utilizam água gelada para o mesmo.

Gostaria de perguntar a vocês se utilizam uma outra técnica para melhorar essa etapa. Hoje eu uso um chiller de alúminio com água da torneira.

Qual a técnica com melhor custo vs benefício que vocês sugerem?
Eu nao uso chiller dentro da panela. Ele vai num nivel pouco abaixo numa bacia cheia de gelo e a madida que vai detretendo vou colocando mais em garrafas pets depois voltas cheias p frezzer, n perco agua. ligo a mangueira na torneira do caldeirao, de modo que cerveja entra embaixo e sai em cima c uma mangueira ligada ao galao onde vai sair ja resfriado. 15a20graus. simples assim. O tanque de fermentaçao geral/ fica num nivel mais baixo q a bacia c o chiller pra dar pressao e caimento. entendeu? estereliza mangueiras e chiller c agua fervendo antes sacode bem pra sair goticulas de agua e secar. CERVEJA PASSA POR DENTRO DELE. BLZ?? sugo o liguido com uma bombinha dessas de cat chup ou outra qualquer de bico que encaixe na ponta da mangueira pra fazer pressao p a cerveja descer.

Eu nao uso chiller dentro da panela. Ele vai num nivel pouco abaixo numa bacia cheia de gelo e a madida que vai detretendo vou colocando mais em garrafas pets depois voltas cheias p frezzer, n perco agua. ligo a mangueira na torneira do caldeirao, de modo que cerveja entra embaixo e sai em cima c uma mangueira ligada ao galao onde vai sair ja resfriado. 15a20graus. simples assim. O tanque de fermentaçao geral/ fica num nivel mais baixo q a bacia c o chiller pra dar pressao e caimento. entendeu? estereliza mangueiras e chiller c agua fervendo antes sacode bem pra sair goticulas de agua e secar. CERVEJA PASSA POR DENTRO DELE. BLZ?? sugo o liguido com uma bombinha dessas de cat chup ou outra qualquer de bico que encaixe na ponta da mangueira pra fazer pressao p a cerveja descer.
Maravilha Marilea, vou fazer parecido com você o problema é a elevação, mas vou dar um jeito com a bombinha que comprei para empurrar o mosto para o chiller que vou colocar em uma bacia também cheia de garrafas pet congeladas, uma grande ideia... não desperdiça e congela novamente... creio que vai dar certo, como estou ainda sem panelas, pois vendi todas, vou demorar um pouco para fazer minha brassagem com a Single Vessel, mas vou tentar filmar todo o processo e disponibilizar para o blog. Obrigado pela atenção e vamos colocar gasolina que a coisa tá feia... abraços

Maravilha Marilea, vou fazer parecido com você o problema é a elevação, mas vou dar um jeito com a bombinha que comprei para empurrar o mosto para o chiller que vou colocar em uma bacia também cheia de garrafas pet congeladas, uma grande ideia... não desperdiça e congela novamente... creio que vai dar certo, como estou ainda sem panelas, pois vendi todas, vou demorar um pouco para fazer minha brassagem com a Single Vessel, mas vou tentar filmar todo o processo e disponibilizar para o blog. Obrigado pela atenção e vamos colocar gasolina que a coisa tá feia... abraços
No início das minhas brassagens em 2013 resfriava a panela na piscina, depois em 2015 comecei a usar o chiller dentro do mosto, e agora vou usar o de contra fluxo, de inox, mas resfriando ele durante o processo.

Aumentei a produção para 150 L . Com o aumento da produção também aumentaram os problemas de demora de fervura e demora para resfriar. Quanto a demora para fervura, estou aliando resistência com fogo. Mas para resfriar continuo com problemas. Tenho panela de inox de parede dupla para circular água + chiller de cobre de 15 m em 5/16 e tá demorando muito para baixar a 20º. Devo partir para um chiller de placas? de Quantas?

Aumentei a produção para 150 L . Com o aumento da produção também aumentaram os problemas de demora de fervura e demora para resfriar. Quanto a demora para fervura, estou aliando resistência com fogo. Mas para resfriar continuo com problemas. Tenho panela de inox de parede dupla para circular água + chiller de cobre de 15 m em 5/16 e tá demorando muito para baixar a 20º. Devo partir para um chiller de placas? de Quantas?

Bom dia.
Voce usa o chiller dentro do liguido quente? E passa agua dentro dele?? É esse o processo??

Fala galera,

em geral, vejo que boa parte da galera usa chiller para resfriamento. As pessoas que procuram acelerar o processo, em geral, utilizam água gelada para o mesmo.

Gostaria de perguntar a vocês se utilizam uma outra técnica para melhorar essa etapa. Hoje eu uso um chiller de alúminio com água da torneira.

Qual a técnica com melhor custo vs benefício que vocês sugerem?
Amigos vou dizer por experiência. Eu resfriava utilizando um chiller de imersão com água da torneira e colocava a panela em uma bacia com gelo, resfriava até bem, mas dava muito trabalho o gelo começa a derreter e derramar água, fora o risco de espirrar água no mosto na hora de colocar mais gelo na bacia.
Comprei um chiller de contra fluxo e utilizo o chiller que antes era p imersão como pré chillher em um balde com gelo, a cerveja ja sai a 20° , muito rápido e sem dor de cabeça.

Sim. Uso o chiller dentro do mosto. Água gelada passando dentro da serpentina.

Porque eu inverti o processo e deu super certo ele resfria a 18/20 grau tranquilamente sem haver desperdicio de agua. COLOCO CHILLER NUMA BACIA COM BASTANTE AGUA GELADA E GARRAFAS PET TAMPADAS DE GELO( FAÇO ANTERIOR//)ESSE GELO PQ DEPOIS VOLTO P FREZZER P FAZER GELO DE NOVO. A CERVEJA ENTRA EMBAIXO E SAI EM CIMA JA DIRETO P GALAO DE FERMENTAÇAO. SO QUE TENHO UM SIFAO. QUE INTRODUZO NO CALDEIRAO DO MOSTO FERVIDO. PUCHO O LIGUIDO COM UMA BOMBINHA. TDO MUITO BEM ESTERELIZADO. E DEIXO RESFRIANDO VEZ OU OUTRA OLHO AS GARRAFAS FE GELO DOU UMA MEXIDA COLOCO MAIS SE PRECISAR. QDO TERMINNAR ERGA O CHIL HER PQ DENTRO DELE AINDA TEM MUITO MOSTO. SO CUIDADO PRA NAO CAIR PINGOS DE AGUA. MAS NUM CAI NAO. ACHEI B MELHOR DESSE JEITO. MUITO MAIS RAPIDO E SO PEGAR O JEITO. OK.

Isopor da fermentação com água e gelo pra poha, em 20min(tempo de lavar a bagunça e sanitizar o fermentador) já estou transferindo o mosto pro fermentador.

Latest posts

Back