• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Maturação Robust Porter

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Titico

New Member
Reaction score
2
Salve galera.
Seguinte, estou fazendo uma robust porter baseado na receita da founders. Mas minha dúvida acaba se enquadrando a qualquer Ale, que é a questão da maturação.
Leio em vários lugares sobre um acondicionamento a uma temperatura abaixo da fermentação por volta dos 10°. Mas também tem os ensinamentos do Guenther que diz para subir a temperatura depois da fermentação primária, ambos afirmando que isso "arredonda" os sabores, que o fermento absorve os offs etc.
Não consigo entender essa divergência de processos, sendo que "secundária" pra uns é a 10°, e pra outros em temperaturas acima da primária.
Alguém consegue clarear isso pra mim, nem que seja resumidamente?
Abraço!

Essa interpretação é pessoal, vai encontrar várias explicações e nenhuma é regra. Mas no meu entendimento, secundária é uma coisa, maturação é outra. Secundária é fermentação, então tem que estar dentro da faixa de fermentação. Se vai subir a temperatura durante o processo ou não, também é opcional, mas é sabido que isso aumenta a o metabolismo da levedura. Já maturação, acho que não tem com ser mais claro que o post do Guenther, temperaturas mais baixas favorecem a parte física (decantação) e temperaturas mais altas favorecem a parte bioquímica (consumo de compostos, oxidação, etc. Recomendo que leia novamente com calma os posts do Guenther sobre isso, não só o post inicial, mas as discussões em cima disso.

Isso é principalmente confusão de nomes para estapas, já vi chamarem várias coisas de maturação, algumas com sentido e outras que não da pra entender. Mas uma definição muito usada, e faz todo sentido é essa explicada aqui:

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403851

É um tópico fixo explicando cada uma dessas etapas, é simples mas já vai te ajudar, se ler vai entender e vai decidir o melhor pra fazer na tua cerveja.

Isso é principalmente confusão de nomes para estapas, já vi chamarem várias coisas de maturação, algumas com sentido e outras que não da pra entender. Mas uma definição muito usada, e faz todo sentido é essa explicada aqui:

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403851

É um tópico fixo explicando cada uma dessas etapas, é simples mas já vai te ajudar, se ler vai entender e vai decidir o melhor pra fazer na tua cerveja.

Realmente, a confusão de denominação é grande. Principalmente em relação às fases de fermentação.

Back