• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

    Homebrewing Facebook Group

Maturação: Pilsen - 5º pode?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

AllanBan

New Member
Joined
Jun 27, 2018
Messages
3
Reaction score
0
Location
MINAS
Bom dia Mestres Cervejeiros de Plantão. Meu primeiro post na comunidade HomeBrewTalk Owouu!!!
Comecei a fazer cerveja a alguns meses e estou em minha 5 receita. Escolhi fazer uma pilsen dessa vez.
Bom indo ao assunto...
Ao engarrafar e colocar ela pra maturar a 0ºC o manômetro nem mexeu. Parecia ter cola no ponteiro rsrss.
Fiquei preocupado e como é, vou dizer, "aprendizado" resolvi subir a temperatura pra 5ºC e ver o que acontece.
Bingo... Manômetro ta subindo que é uma beleza.
*** Minha preocupação é se manter essa temperatura mais elevada corro o risco de perder todo o serviço, ou até mesmo criar algum off-flavor indesejado na cerveja? ***

Desde já agradeço a atenção.
Hoje tem Seleção, acaba não mundão kkkk
 
Manômetro na maturação?

Qual o sentido disto?

5º não é uma temperatura elevada. As leveduras (se lagers) vão estar quase em dormência (se Ale em dormência).

Se tua intenção com esta "matura" é fazer a limpeza pós fermentação primária, seria melhor temperaturas mais elevadas (acima dos 15ºC).
 
Boa tarde Jean!
Em conversa com um amigo ele me explicou que a segunda fermentação que esta sendo feita na garrafa posso fazer a temperatura mais elevada.
Na receita que eu peguei fui seguir a risca e lá não dizia nada sobre a segunda fermentação, então pulei essa etapa.
Mas agora creio ja ter resolvido aumentei a temperatura da geladeira e vou deixar 15 dias na mesma temperatura da primeira fermentação, depois irei deixar uns 5 dias a 0º pra descanso.
Obg.
 
Se tu já engarrafou, deixe em temperatura de fermentação (está fanzendo priming?)ou até mesmo um pouco superiora.

se está na garrafa, não vai fazer muito sentido este "descanso" a 0ºC, a não ser que seja teu descanso bebendo elas.
 
@AllanBan , vc deve estar confundindo os conceitos de maturação com o de clarificação por cold crash. A maturação (fermentação secundária, descanso diacetil, etc - pois é muita coisa ocorrendo ao mesmo tempo...rs...) consiste em elevar a temperatura de fermentação em 3 ou 4ºC no último terço ou quarto da fermentação, isso serve para a levedura consumir (reabsorver) todos os compostos indesejaveis produzidos durante a fermentação (coisa do tipo: a levedura faz a festa e depois vc manda ela limpar o salão). O tempo de maturação vai depender do tipo de cerveja que vc estiver fazendo, geralmente, quanto maior a OG, mais tempo de fermentação e, consequentemente, mais tempo de maturação tb, mas a maioria das cervejas (ales, pois não tenho mta experiencia com lagers pra te afirmar) ficam boas com 7 a 15 dias de maturação.
Já a clarificação a frio (cold crash) é o mesmo que "colocar as crianças pra dormir", ou seja, vc baixa a temperatura para uma faixa onde as leveduras não atuem mais. Isso vai fazer com que elas decantem e deixem sua cerveja mais cristalina.
 
Back
Top