Falando em livro básico, eu recomendo dois:
1) homebrew fo dummies - quase nunca o vejo citado, mas o livro é muito bom, cobre tudo sobre cerveja e como faze-la, tem listas com deacricao de maltes, lupulia, fermentos, off flavors, estilos, concursos, etc. Um passo a paso do brew day, e muito mais coisa. Eu aprendi com esse livro e até hj o consulto.
2) mastering homebrew, do Randy Mosher. Vai demorar pra alguem fazer um livro melhor que esse. Mosher é um artista gráfico, entao o livro além de ser mto bonito, há fotos e graficos coloridos para explicar mta coisa. O disco de cor e sabores de malte segundo o processo de secagem e torra é uma das coisas mais uteis que eu ja vi para definir os grãos de uma receita. A lista com descricao de lupulos e a classificação em familias, organizando gráficos de hierarquia de aromas para cada familia é impressionante. Há varias receitas maravilhosas, explicação de equipamentos, um guia de como elaborar receitas, tudo, tudo mesmo. Nao é exatamente um livro para iniciantes, embora qualquer pessoa inteligente possa fazer boa cerveja a partir da leitura dele.