• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Livro - quero sugestões de conteúdos

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Boa sorte cara, que conhecimento sobre o assunto tu tem de sobra, a literatura de cervejas artesanais agradece. Sugestão: um capitulo a parte da política "faça você mesmo seus equipamentos". Olha com carinho as leveduras, é difícil encontrar conteúdo em português na literatura.

Parabéns pela iniciativa do livro, certamente será um sucesso.

Seria legal explicar os detalhes das fases do processo de produção.

Acredito que na internet e nos cursos de 1 dia já temos o básico (Moagem, brassagem, fervura, fermentação, maturação e envase).

O que passa a fazer a diferença são os detalhes que farão a cerveja ter um resultado melhor ou pior.

Ex: Moagem: Diferenças entre os moinhos; Brassagem: Eficiência; Fervura: Técnicas de lupulagem e storageability do lúpulo; Fermentação: :drunk:Muitos detalhes como fermentação secundária e descanso diacetil; Maturação: resultado da maturação com temperaturas diferentes.

Tudo aquilo que se busca para se aprimorar após já estarmos fazendo cerveja, querendo um resultado melhor.

Abraços e sucesso!!

Guenther, não sei se já apareceu a sugestão, mas vai lá: uma boa atualização sobre as características dos insumos (maltes, lúpulos, leveduras) disponíveis no Brasil e suas características.

Boa sorte nos projetos!

Método Champenoise!
Todos os lugares em que pesquiso apresentam poucas informações e com pouca profundidade...

Guenther,
como anda o projeto? está firme? tem previsão de lançamento? sei que é uma grande empreitada e pode demorar um pouco, mas acredito que muitos (como eu) estão na expectativa do lançamento do livro.
abraços

Pessoal,

Hoje decidi me organizar e fazer um cronograma de escrita do meu livro.

Nesse momento da minha vida, eu estou envolvido com TANTAS coisas ao mesmo tempo, que infelizmente algumas delas vão perder prioridade, e outras vão ganhar. Uma das que vai ganhar prioridade? O bendito livro.

Buenas, nesse sentido, gostaria que vocês me dessem sugestões de conteúdos a serem tratados no livro. Obviamente, tudo que rola aqui no fórum diariamente está no meu "radar" de conteúdos, mas mesmo assim, por favor, sugiram coisas que vocês gostariam que fossem abordadas de forma um pouco mais aprofundada ou mais ampla. O livro não tem intuito de ser ultra-complexo em cada tema (pois pra isso existem livros especializados tais como Yeast, Hops, Water, e por aí vai), mas algumas coisas eu pretendo abordar bem a fundo (como equipamentos).

E se quiserem, podem sugerir qualquer outra coisa em relação ao livro. Como vocês já devem esperar, vou escrever do mesmo jeito que escrevo aqui, sem rodeios, e dentro do possível, de forma divertida, como se eu estivesse conversando com quem está lendo! :)

Abraço!

Guenther,
como anda o projeto? está firme? tem previsão de lançamento? sei que é uma grande empreitada e pode demorar um pouco, mas acredito que muitos (como eu) estão na expectativa do lançamento do livro.
abraços
Completamente parado no momento..... muitos compromissos, e o Encontro Nacional das ACervAs pra organizar, que ocorrerá em Junho, aqui em Porto Alegre.

Parabéns pela iniciativa.

Inspirando-me num livro americano Beer Craft Six Packs from Scratch, eu sugeriria uma entrevista curta por tópico com um cervejeiro brasileiro, perguntando algo para ele sobre aquele tópico específico.
Achei isso bem legal naquele livro.

Abraço e boa sorte,
Paulo A.

Guenther,
abraços

também estou na espera....

Cara, livro suspenso indefinidamente..... simplesmente aceitei o fato de que trabalhando em horário integral, e com filhos pequenos, simplesmente é impossível.

Cara, livro suspenso indefinidamente..... simplesmente aceitei o fato de que trabalhando em horário integral, e com filhos pequenos, simplesmente é impossível.

Com certeza, sei bem como é!
Tudo no seu tempo, estarei aguardando. :D

Latest posts

Back