Só pra comentar:
Uma das características de NEIPA é a turbidez. Essas Kveiks são altamente floculantes e clarificam que é uma beleza.
Testei a Hornidal e a Voss na mesma leva dividida em duas para saber qual eu ia gostar mais.
Fermentei à temperatura ambiente (nesses dias estava uma variação de 19-27C ).
Após 5 dias de fermentação (OG 1.049/FG 1.007 - 85% atenuação) engarrafei a Voss e embarrilhei a Hornidal.
Sensorial da Voss - Pura maçã, e da Hornidal - Caramelo bala toffee e outro aroma/sabor que parecia diacetil (manteiga). Não consegui descrever muito bem na hora, mas não fiz o teste de diacetil. Não gostei muito de nenhuma, mas preferi a Voss.
O barril foi para geladeira a 18C (estava fermentando outra leva com US05) para carbonatação forçada, e as garrafas para um armário à temperatura ambiente. Depois de 10 dias a geladeira foi para 3C.
15 dias após provei ambas cervejas novamente.
A Voss perdeu aquele aroma de maçã, tirou todo o corpo da cerveja, mas sobrou um sabor residual parecendo diacetil, mas um pouco diferente.
A Hornidal perdeu o chocolate e também o diacetil. Tirou todo corpo da cerveja, lembrando até mesmo uma lager. A cerveja ficou ultra "limpa" no sabor.
Nenhuma delas apareceu fenol (cravo/banana) em nenhum momento.
Ambas clarificaram muito sem gelatina ou temperatura.
Minhas conclusões:
devido à temperatura elevada, e consequente aumento do metabolismo da levedura, fez com que ela atenuasse bem rápido.
Formou off flavors e produtos secundários igual às leveduras "normais"na fermentação, que foram eliminados com um tempo pequeno de maturação.
Essas kveiks são realmente bastante "gulosas". Consomem os carboidratos e produtos secundários rapidinho.
O que dizem por aí das kveiks bateu tudo.
Eu preferi a Hornidal, mas acho que a Voss vai melhorar com um pouco mais de maturação.
Vou testar a Stranda , mas também com uma breja leve, pra poder avaliar melhor a levedura.
Cheers