herbinho
Well-Known Member
- Reaction score
- 31
Fala pessoal. Minha primeira cerva com kveik já tá pronta e a segunda tá em fase de clarificação, pois ainda tem muito lúpulo do DH em suspensão. Fiquei satisfeito com aroma e sabor (Stranda), mas a atenuação excessiva me decepcionou um pouco. Essa última APA foi mosturada a 70º e ainda assim secou como uma Pilsen. Curiosamente, ela interrompeu a atenuação por 2 dias e depois retomou, bem de acordo com o último vídeo do Jamal, onde ele diz que isso acontece porque há mais de uma cepa trabalhando em paralelo, cada uma no seu tempo. Além de baixar demais a FG, a sensação de corpo parece mais baixa ainda do que a FG faz esperar. Ainda não desisti. Vou tentar uma terceira leva, subindo mais 1º na mostura e jogando um pouco de aveia pra tentar dar uma avelulada.
Uma duvida, qual o % de atenuação que voce considerou?
As minhas levas, na verdade no inicio dos testes, deram diferença 1 ponto a menos na FG, apenas uma delas que chegou a dois pontos, mas isso eu acho que pode ter sido mais do meu controle errado da temperatura de brassagem do que da cepa em sí.
Uma coisa é fato, ela da impressão de mais seca. Tenho uma pilsen fake que fazia com 1.008, usando Stranda parecia um 1.006 ou 1.005. Subi ela pra FG 1.010 e coloquei um pouco mais de cloreto para compensar. Ficou redondo.