• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

iSpindel|iSpindle - Hidrômetro digital com Wi-Fi para fermentação

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
não necessariamente precisa instalar antes, pode ser depois. mas se for instalar depois, precisa estar conectado com a bateria pois o USB nao vai fornecer energia ao sistema ( o circuito foi interrompido ao retirar o diodo).
vale a penas instalar antes já pra saber se está funcionando.

Valeu quando chegar todos os componentes vou montar se precisar ja sei com quem contar valeu pelas dicas.

Boa Noite a Todos. Terminei esta noite de montar um prototipo do iSpindel fora do tubo, só para testar. Esta funcionando bem. No entanto não consigo conecta-lo ao painel do BrewPiless, sei que é possível. Configurei os dois dispositivos para a mesma rede Brewpiless, mas não funciona. Alguém pode me ajudar. Obrigado a todos.

Resolvido a minha questão, estava faltando configurar o iSpindel conforme abaixo:

iSpindel Settting

• the iSpindel Name must start with iSpindel, like iSpindel000
  • Select Generic HTTP
  • Server address set to 192.168.4.1 if iSpindel connect to the AP created by BrewPiless. or use the ip of BrewPiless if iSpindel connects the AP that BrewPiLess connects to.
  • set url to /gravity.
Espero ajudar alguém com a mesma dúvida

Resolvido a minha questão, estava faltando configurar o iSpindel conforme abaixo:

iSpindel Settting

• the iSpindel Name must start with iSpindel, like iSpindel000
  • Select Generic HTTP
  • Server address set to 192.168.4.1 if iSpindel connect to the AP created by BrewPiless. or use the ip of BrewPiless if iSpindel connects the AP that BrewPiLess connects to.
  • set url to /gravity.
Espero ajudar alguém com a mesma dúvida

Com certeza vai ajudar, eu pelo menos tava pensando como fzer isso. No momento,o dinheiro só deu p montar ispindle, mas tbm montei 7, só falta regula-los (a paciência acabou no 3º).

Dica de liso parte 2: Se não quiser comprar aquele peso usa chumbo de pesca ou "chumbada". fica belezinha e é 50 centavos 1 kkk
1.jpg

Boa tarde !!!
Alguém comprou a mais esse Big Tubo e tem pra vender ? Preciso de 2 e os anuncios do Mercado livre vem 10 tubos. Não compensa comprar pelo frete que esta.
pois é

Comprei 10.

Tenho uns sobrando lá!

Abs

Bom dia pessoal. Vi um no ML pra vender mas o vendedor disse que a plataforma para a leitura dos dados depois de um tempo passa a ser pago. Procede isso? Tem alguma alternativa que não tenha esse custo? Grato

Boa Noite a Todos. Terminei esta noite de montar um prototipo do iSpindel fora do tubo, só para testar. Esta funcionando bem. No entanto não consigo conecta-lo ao painel do BrewPiless, sei que é possível. Configurei os dois dispositivos para a mesma rede Brewpiless, mas não funciona. Alguém pode me ajudar. Obrigado a todos.

Plinio voce seguiu algum tutorial pra instalar. Montei o meu e agora preciso instalar pra ver se esta tudo certo mas nunca fiz e não encontrei nenhum passo a passo.

O diodo vc tem que tirar, depois de montado vc nao deve ligar o cabo na placa wemos, retirando o diodo vc evita curto. Soh retire ele depois de instalar o software. Vc pode retirar com uma pinça, ele sai facil, mas com o ferro de solda tb funciona, só tomar cuidado de nao encostar ele em outro lugar pq vai danificar a placa. O led nao eh obrigatório, se retirar a bateria dura mais tempo.

Caju você pode me ajudar a carregar o arquivo no iSpindel eu montei ele mas sou leigo nisso estou procurando algum tutorial de como instalo o programa no wemos e não encontro. Você seguiu algum passo a passo ou ja domina do assunto.

Se mais alguem puder me ajudar eu agradeço.

Bom dia pessoal. Vi um no ML pra vender mas o vendedor disse que a plataforma para a leitura dos dados depois de um tempo passa a ser pago. Procede isso? Tem alguma alternativa que não tenha esse custo? Grato

Normalmente o pessoal recomenda o https://ubidots.com/, que tem um período de avalição e depois uma mensalidade meio salgada mesmo. De graça você pode usar o https://nodered.org/, mas não é tão simples. Um meio termo é usar o https://monitor.beer/, mais barato que o Ubidots e bem mais fácil de usar que o Node-Red.

Caju você pode me ajudar a carregar o arquivo no iSpindel eu montei ele mas sou leigo nisso estou procurando algum tutorial de como instalo o programa no wemos e não encontro. Você seguiu algum passo a passo ou ja domina do assunto.

Nao estou em casa agora, amanhã te mando um passo a passo, mas da uma olhada no topico do brewpiless, alguém explica um passo a passo la. Vai ser igual o Ispindel, soh muda o arquivo bin.

É soh criar outra conta com outro e-mail.

Vc deve instalar o NodeMCU Flash, ai no repositório do github vc vai encontrar na pasta "bin" os binários para pode "gravar" o código no microcontrolador.
Sugiro procurar no youtube tutorial de como utilizar o Flasher.

Exemplo com ESP01, mas o importante é que mostrar como utilizar o Flash.

Vc pode utilizar a versão estudante que é grátis.

Vc deve instalar o NodeMCU Flash, ai no repositório do github vc vai encontrar na pasta "bin" os binários para pode "gravar" o código no microcontrolador.
Sugiro procurar no youtube tutorial de como utilizar o Flasher.

Exemplo com ESP01, mas o importante é que mostrar como utilizar o Flash.

Vc pode utilizar a versão estudante que é grátis.

Eu fiz esse procedimento mas
Nao estou em casa agora, amanhã te mando um passo a passo, mas da uma olhada no topico do brewpiless, alguém explica um passo a passo la. Vai ser igual o Ispindel, soh muda o arquivo bin.

Eu consegui resolver o problema do flasher. Era o cabo USB um amigo me disse que tem cabo que não passa para o Arduino ai tentei trocar e deu certo.
Agora preciso remover o tal diodo mas não sei qual é meu Wemos é diferente do que tem nas fotos a versao do meu é 3.0 e o das fotos 2.2 eles são diferentes. Preciso remover esse diodo para não dar curto circuito com a pilha ? Se alguem retirou do 3.0 pode me passar uma foto ou informar qual diodo é.

O diodo está ou em série ou paralelo com a alimentação vinda do USB, tem que avaliar as trilhas da placa.

Se não remover, apenas seja extremamente cauteloso e remova o WEMOS quando for conectar o USB nele.
Após gravado ou fazer oq tiver que fazer, ai conecte ele na placa.

Eu não sei mais detalhes sobre o iSpindel com o Wemos, pois o meu utilizo o módulo ESP12 direto na placa.

Eu fiz esse procedimento mas

Eu consegui resolver o problema do flasher. Era o cabo USB um amigo me disse que tem cabo que não passa para o Arduino ai tentei trocar e deu certo.
Agora preciso remover o tal diodo mas não sei qual é meu Wemos é diferente do que tem nas fotos a versao do meu é 3.0 e o das fotos 2.2 eles são diferentes. Preciso remover esse diodo para não dar curto circuito com a pilha ? Se alguem retirou do 3.0 pode me passar uma foto ou informar qual diodo é.

Ate onde sei pode usar sem retirar o diodo, mas vc nao pode conectar o cabo micro usb no wemos depois do ispindel montado. Eu ja usei o ispindel sem retirar o diodo, pq esqueci de tirar, e funcionou sem problemas, mas depois eu retirei por precaução. Caso vc optar em nao retirar, isole a entrada micro usb do wemos pra nao ter perigo de vc conectar por falta de atenção. Cola quente resolve isso.

Last edited:
Ate onde sei pode usar sem retirar o diodo, mas vc nao pode conectar o cabo micro usb no wemos depois do ispindel montado. Eu ja usei o ispindel sem retirar o diodo, pq esqueci de tirar, e funcionou sem problemas, mas depois eu retirei por precaução. Caso vc optar em nao retirar, isole a entrada micro usb do wemos pra nao ter perigo de vc conectar por falta de atenção. Cola quente resolve isso.

Acho que entendi Caju. O problema é conectar duas fontes de energia no caso a bateria e a alimentação do cabo USB ? Se tiver apenas uma conectada não há problemas.
Outra coisa ja aproveitando onde vc comprou as chaves liga e desliga ? eu pedi pelo aliexpress veio 20 peças mas veio errado agora vai demorar uma eternidade novamente para chegar se eu pedir a troca. Conseguiu achar aqui pra comprar ?

Acho que entendi Caju. O problema é conectar duas fontes de energia no caso a bateria e a alimentação do cabo USB ? Se tiver apenas uma conectada não há problemas.
Outra coisa ja aproveitando onde vc comprou as chaves liga e desliga ? eu pedi pelo aliexpress veio 20 peças mas veio errado agora vai demorar uma eternidade novamente para chegar se eu pedir a troca. Conseguiu achar aqui pra comprar ?

Isso msm, nao pode ligar os 2 juntos.
Comprei a chave na china tambem.

Alguem ja teve problema para carregar a bateria ? Quanto tempo demora a para dar carga completa ? Deixei a noite inteira e nada até agora. Desligo tento ligar o Ispindel e nada. Como sei se tem algo de errado ?

Alguem ja teve problema para carregar a bateria ? Quanto tempo demora a para dar carga completa ? Deixei a noite inteira e nada até agora. Desligo tento ligar o Ispindel e nada. Como sei se tem algo de errado ?

Se tiver um multimetro vc pode medir a saida dos fios que vai na bateria. Se nao tiver arruma alguma coisa ai de 5v e liga nos fios. Imagino que o carregador vc ja testou neh? O led vermelho ta acendendo?

Se tiver um multimetro vc pode medir a saida dos fios que vai na bateria. Se nao tiver arruma alguma coisa ai de 5v e liga nos fios. Imagino que o carregador vc ja testou neh? O led vermelho ta acendendo?

Led vermelho esta acesso. O carregador funciona perfeitamente no celular. Vou deixar o dia todo carregando se não carregar vou tentar achar um multímetro. Há algum carregador especifico ou que vc recomenda ?

Led vermelho esta acesso. O carregador funciona perfeitamente no celular. Vou deixar o dia todo carregando se não carregar vou tentar achar um multímetro. Há algum carregador especifico ou que vc recomenda ?

Acho que nao tem nenhum especifico. Eu uso do meu celular msm.

Bom dia galera! Resolvi o problema da bateria era o modulo de carregamento TP4056 que estava com problema troquei ele a bateria recarregou. Só que agora estou com outro problema se alguém puder me ajudar eu agradeço. Meu iSpindel esta desligando quando a carga da bateria atinge 4,07 Volts . E só liga se a voltagem for acima disso. Eu vi em um comentario que alguem fez um teste e ele funcionava até atingir 3,2V ou 3,7 V não sei ao certo. Alguem ja teve esse problema ? É normal da pra fazer alguma coisa ? Eu não tirei o led do sensor giroscópico. Pode ser isso ?

Obrigado.

Back