• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Irish Red Ale

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

kbludo

Well-Known Member
Reaction score
53
Boa noite senhores!
Ontem realizei minha 3° brassagem, uma Irish Red Ale.
Os ingredientes foram os seguintes;

5 kg de Malte Pale Ale.
1 kg de Malte Cara Ruby.
0.5 de Malte Melano.
0.5 de Malte cara Gold.

50 g de Lúpulo Fuggles (20g adicionado antes de abrir fervura por descuido e 30g falando 10 min pro final).

2 pct de Fermento S-04 (hidratado).

Tinha feito a receita com outros maltes (5kg de Maris Otter Pale Ale, 1kg de Carared, 0.5 de Caramunich e 0.5 de Melanoidin , mas na hora da compra o rolo da loja estava quebrado, daí foram substituído por esses em outra loja...

Bom, gostei do resultado, ficou um pouco mais escura do que tinha imaginado mas tá beleza!

No momento está fermentando a 19°c, com bastante intensidade no air lock!
Vamos aguardar!

Attachments

• SAM_2573.JPG
    SAM_2573.JPG
    113.2 KB
  • SAM_2577.JPG
    SAM_2577.JPG
    111.6 KB
  • SAM_2578.JPG
    SAM_2578.JPG
    112.1 KB
  • SAM_2579.JPG
    SAM_2579.JPG
    109 KB
Cor da red vc só vai saber mesmo depois que servir a primeira garrafa
Põe ai uma foto depois pra gente ver que cor ficou

Falou, ZRoberto! Assim que ficar pronta, mando umas fotos!
Só pra constar; A leva foi de 20l com OG de 1060!
Abraços.

Legal.
Vou botar essa na fila de brassagem...rsrs. Quero ver se faço umas rampas.

Hj completa 15 dias de fermentação. A atividade no air lock parou no terceiro dia, medi a densidade com uma semana de fermentação e deu 1020. Na segunda conferi de novo a densidade e continuava com 1020, pensei: parou de atenuar...porém, para a minha surpresa na terça começou a atividade no air lock!!! Comecei com a temperatura de 19° e desde domingo mantive em 22°c. Vou deixar para dar uma olhada por dentro do balde no domingo para ver como anda a fermentação e ver como anda a densidade. Quero descartar a hipótese de contaminação!
Por acaso isso já aconteceu com vcs?

Hj completa 15 dias de fermentação. A atividade no air lock parou no terceiro dia, medi a densidade com uma semana de fermentação e deu 1020. Na segunda conferi de novo a densidade e continuava com 1020, pensei: parou de atenuar...porém, para a minha surpresa na terça começou a atividade no air lock!!! Comecei com a temperatura de 19° e desde domingo mantive em 22°c. Vou deixar para dar uma olhada por dentro do balde no domingo para ver como anda a fermentação e ver como anda a densidade. Quero descartar a hipótese de contaminação!

Air lock não é uma boa fonte de informação... Se você abaixar a temperatura ele vai borbulhar pra dentro(se for aquele S), quer dizer que a cerveja está desatanuando? Kkk

Não... é a pressão interna que muda, o co2 saindo de solução, tudo isso devido a mudança de temperatura. Depois de uma semana e com densidade estabilizada acho difícil voltar a atenuar sem você ter feito nada.

@kbludo esse S-04 é um fermento brutal! De 3 a 5 dias ele fermenta tranquilamente uma cerveja com OG entre 1050/1060. Acredito que a sua fermentação de fato acabou a muito tempo. O estranho foi ter parado em 1020, pode ser excesso de dextrinas não fermentáveis mesmo... Essa atividade ai que vc notou provavelmente são gases que estão se desprendendo da sua Irish. Não acho q seja contaminação, mas dá uma provada pra ver como que tá o gosto, a aparência e o corpo dela... se tiver acontecido, vc vai saber na hora.

Air lock não é uma boa fonte de informação... Se você abaixar a temperatura ele vai borbulhar pra dentro(se for aquele S), quer dizer que a cerveja está desatanuando? Kkk

Não... é a pressão interna que muda, o co2 saindo de solução, tudo isso devido a mudança de temperatura. Depois de uma semana e com densidade estabilizada acho difícil voltar a atenuar sem você ter feito nada.

Grande Raisoshi, blz?
Concordo contigo! Não uso o air lock como parâmetro para verificar a atenuação! Fiquei encucado porque tinha atividade no air lock e pelo densímetro mostrava a atenução parada!
Bom, ela está esfriando para a colocação da gelatina mais tarde!
Grande abraço.

@kbludo esse S-04 é um fermento brutal! De 3 a 5 dias ele fermenta tranquilamente uma cerveja com OG entre 1050/1060. Acredito que a sua fermentação de fato acabou a muito tempo. O estranho foi ter parado em 1020, pode ser excesso de dextrinas não fermentáveis mesmo... Essa atividade ai que vc notou provavelmente são gases que estão se desprendendo da sua Irish. Não acho q seja contaminação, mas dá uma provada pra ver como que tá o gosto, a aparência e o corpo dela... se tiver acontecido, vc vai saber na hora.

Tudo bem, Adriano?
Também acreditei qua a fermentação tinha acabado, pois depois de três analises no densímetro, só dava 1020...
Tô achando que tem muito açúcar não fermentável no negócio, o cheiro está bom, porém tá muito doce...assim como as ultimas cervejas que fiz.
Ainda não sei o porque disto, ainda falta estudo!
Abraço.

De repente o teu controle de temperatura na mostura não está bom, como um termômetro descalibrado.

De repente o teu controle de temperatura na mostura não está bom, como um termômetro descalibrado.

Acredito mais em desconhecimento do processo do que erro no termômetro, kkk!
Vou procurar a relação da mostura/conversão, devo estar errando muito por ai.
Da uma olhada com estava a cerveja quando abri o balde para colocar a gelatina.

Hj iniciei a clarificação com gelatina.
Usei 12g de gelatina a 65°. A cerveja se encontrava na temperatura de 3.0°.

Attachments

• SAM_2599.JPG
    SAM_2599.JPG
    452.1 KB
Achei estranho a falta de krausen, será por causa do fermento?

Bom, depois de 20 dias abri uma garrafa teste para ver como andava a cerveja. Essa maturada somente por dois dias a 1,5°c e não usei gelatina, foram 2l que sobraram e fermentou separadamente da leva acima. Médio corpo, mais amarga que o esperado, porém, boa! Quanto ao restante da leva clarificada com gelatina, está com 11 dias de carbonatação. Vamos aguardar.

Attachments

• Celular 414.JPG
    Celular 414.JPG
    686.2 KB
  • SAM_2601.JPG
    SAM_2601.JPG
    103.2 KB

Latest posts

Back