• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Guardar mosto para fermentar depois

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

beagleshsg

New Member
Reaction score
0
Saudações cervejeiros!
To fazendo propagação do fermento e o step 2 fica pronto só amanhã e por questão de tempo, gostaria de fazer a brassagem hoje. Tem algum problema eu guardar o mosto no fermentador ,após o resfriamento, e inocular a levedura apenas no dia seguinte quando a propagação estiver pronta ?

Abraços,
Felipe

Procure informações sobre "no Chill", basicamente é esta a ideia.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

Bom....de vez em quando faço assim: espero o mosto esfriar no fermentador dentro da geladeira e só inoculo no dia seguinte . Aparentemente, pra mim , nunca deu problema.

Enviado de meu SM-J105B usando Tapatalk

Saudações cervejeiros!
To fazendo propagação do fermento e o step 2 fica pronto só amanhã e por questão de tempo, gostaria de fazer a brassagem hoje. Tem algum problema eu guardar o mosto no fermentador ,após o resfriamento, e inocular a levedura apenas no dia seguinte quando a propagação estiver pronta ?

Abraços,
Felipe

Sem problemas. Apesar disso, quanto antes inocular a levedura, melhor, pois as bactérias se reproduzem mais rápido do que as leveduras.
Quando a gente inocula pouco tempo após o resfriamento, a quantidade de leveduras é muito maior do que a de bactérias o que inibe o seu crescimento e consequentemente reduz a probabilidade de contaminações.
Mas fique tranquilo que se fizer a sanitização direitinho, não terá problemas. (aliás isso sempre...rs)

O que eu fiz na Chocolate porter que esta fermentando, foi deixar fechar a etapa de sacarificação. Tirei o malte e fui dormir. Só no dia seguinte levei para a fervura e dei continuidade no processo. Aparentemente não tive problemas. Está fermentando neste momento.

Back