Bom dia, Helton. Muito legal o resultado da fermentação da sua Californian Lager!
Eu tentei ontem de todo o jeito fazer o sistema funcionar, mas eu estou fazendo alguma coisa errada, só não sei o quê
Vamos lá:
Em primeiro lugar, eu segui exatamente as conexões do esquema postado aqui, inclusive as cores dos jumpers para facilitar a referência.
Consegui fazer funcionar perfeitamente o display, o aplicativo e os sensores. Meu problema está no acionamento dos relés.
No aplicativo blynk consigo ver a temperatura dos 3 sensores e consigo mexer nas configurações sem problemas. O display também tem funcionado normalmente, ele mostra a temperatura atual e a que foi setada no blynk. O display também mostra os símbolos (gelando, aquecendo e ventilando) de forma coerente com a programação do blynk e a temperatura atual.
Todo o problema está no acionamento dos relés. Não sei porque motivo eles estão acionando de forma bastante errática. O pior que ainda não entendi direito o que está acontecendo:
- Nessa foto (anexa), por exemplo, o compressor deveria estar ligado, pois a temperatura desejada está abaixo da atual . Mas ocorre o oposto, o led do relé 1 (compressor) é o único apagado. Depois de quebrar a cabeça um pouco, decidi inverter os jumpers azul e roxo no módulo relé. Agora o relé 1 parece estar controlando o compressor e o relé 2 o aquecimento, mas não solucionou todos os problemas.
- Nas vezes em que a geladeira deveria estar desligada todos os relés se acendem, assim eu nunca consigo fazer com que a geladeira pare na temperatura que eu quero. Ou seja, o display não mostra nenhum símbolo e o blynk indica que ela está desligada, mas todos os relés ficam ligados.
- O relé 3 está sempre ligado, independente de haver diferença de temperatura entre os sensores ou não. No display, o símbolo do ventilador aparece e apaga de forma correta, aparecendo apenas quando há diferença de temperatura, mas o relé está sempre ligado, mesmo quando o símbolo está apagado.
Não tenho nada ligado no relé 2 (aquecimento) no momento, mas dá para acompanhar o seu acionamento pelo led indicador do modulo relé.
Eu sei que alguma coisa deve estar errada, só não consigo identificar o que, já conferi o esquema umas 20x e tudo parece estar exatamente igual.