• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Fermentador pressurizado com KEG 50L

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
@Korvocore e @rafinus, obrigado ao dois pelas informações e fotos.
Uma duvida referente a válvula de alivio, a mesma é utilizada para manter uma pressão constante dentro do fermentador?
Estou pensando em fazer um sistema de refrigeração como o da SS Brewing.

Sim, isso mesmo, no meu caso deixo ela regulada a 2bar. Após eu colocar o mosto e fermento e fechar, encho ele com de co2 e já regulo a válvula, nas primeiras 12hrs a pressão cai um pouco (para de cair em 1.5bar) devido ao mosto solubilizar o co2, mas depois a fermentação começa e não passa de 2bar.

Pra ficar parecido com o sistema da SS Brewing (que não é pressurizado) vc teria que soldar o niple TC de 8 pra poder passar a serpentina, ai daria pra por duas conexões de compressão na medida da serpentina e mais uma para saída dos controles.

Não sei se ficaria viável fazer com niple de 8", pois só as conexões de 8" sai mais ou menos 1000 reais. Da pra comprar uma geladeira :)

Marco, você faz a fermentação sob pressão? Sabe que isso não é uma boa pratica pois estressa as leveduras e pode gerar off-flavors indesejáveis, autólise acelerada e se inclusive a hora que você coloca CO² logo depois de por o mosto e a levedura, impede/diminui a fase de crescimento da levedura no mosto pois ela depende de O².

A pressão somente deve ser utilizada na fase final da fermentação se quiser carbonatar a mesma sem o uso de CO² externo. Quando a cerveja estiver quase no final da sua atenuação pode fechar o registro (faltando 5% por ex.)

Abs,

Marco, você faz a fermentação sob pressão? Sabe que isso não é uma boa pratica pois estressa as leveduras e pode gerar off-flavors indesejáveis, autólise acelerada e se inclusive a hora que você coloca CO² logo depois de por o mosto e a levedura, impede/diminui a fase de crescimento da levedura no mosto pois ela depende de O².

A pressão somente deve ser utilizada na fase final da fermentação se quiser carbonatar a mesma sem o uso de CO² externo. Quando a cerveja estiver quase no final da sua atenuação pode fechar o registro (faltando 5% por ex.)

Abs,

Creio que pra essa quantidade de 40L não seja significante. Fiz teste cego, uma fermentada exatamente como vc falou e outra como faço atualmente, não soube distinguir qual era qual.

Ainda não fermentei Lager nele, das 12 ales que fiz da minha forma, nenhuma ficou ruim, uso fermento seco, 4 pacotes para 40l, jogo o mosto com a pressão da chugger, faz espuma que é uma beleza, jogo o fermento hidratado, fecho e pressurizo. Com 12hrs a 18ºC já começa a fermentar. Com 2 semanas a quente e 1 a frio já fica muito boa de tomar e só vai melhorando com o tempo.

Creio que pra essa quantidade de 40L não seja significante. Fiz teste cego, uma fermentada exatamente como vc falou e outra como faço atualmente, não soube distinguir qual era qual.

Ainda não fermentei Lager nele, das 12 ales que fiz da minha forma, nenhuma ficou ruim, uso fermento seco, 4 pacotes para 40l, jogo o mosto com a pressão da chugger, faz espuma que é uma beleza, jogo o fermento hidratado, fecho e pressurizo. Com 12hrs a 18ºC já começa a fermentar. Com 2 semanas a quente e 1 a frio já fica muito boa de tomar e só vai melhorando com o tempo.

Em cervejas de baixa gravidade original até acho que pode funcionar sem maiores problemas. Agora em alta gravidade acho bem mais fácil ter atenuação baixa, fermentação interrompida por causa do ambiente inóspito que cria. Ou ainda leveduras de alta floculação que devem decantar ainda mais rápido sob pressão.

Em cervejas de baixa gravidade original até acho que pode funcionar sem maiores problemas. Agora em alta gravidade acho bem mais fácil ter atenuação baixa, fermentação interrompida por causa do ambiente inóspito que cria. Ou ainda leveduras de alta floculação que devem decantar ainda mais rápido sob pressão.

Bom, isso pode ser! A de maior gravidade que fiz foi uma IPA e tinha 1.065, atenuou até os 1.015 como previsto, mas quem sabe 1.075, 85, 95...

Faço isso por por pura preguiça de ir la, tirar uma amostar, medir e ver o estágio da fermentação pra depois fechar a válvula.

E se... em vez da colocação da tampa de inspeção, usar a válvula de alívio de pressão diretamente na válvula do barril com uma extratora? É possível?

Quem quiser completo com o barril, blz, quem quiser só a tampa com os controles tb é possível.

Creio que até o meio do mês quem vem já divulgarei na internet o endereço da loja.

Abraço.

Boa noticia essa. Mantenha-nos informados, por favor.

@Korvocore e @rafinus, quanto foi o gasto para finalizar o projeto?
Já pensaram a colocar válvula para pruga e válvula para sacar amostra?

@Korvocore e @rafinus, quanto foi o gasto para finalizar o projeto?
Já pensaram a colocar válvula para pruga e válvula para sacar amostra?

Purga do fermento? Não tem como pq meu fermentador não é cônico.

E a válvula de para sacar amostra eu já tenho, nada mais é do que uma picnic e uma vávula ball lock de liquido unidas com uma mangueira de 200x4mm de silicone, quer sacar, encaixa a válvula no ball lock e tira a amostra, espera uns 10min pra espuma baixar e mede. No meu, faço isso.

Purga do fermento? Não tem como pq meu fermentador não é cônico.

E a válvula de para sacar amostra eu já tenho, nada mais é do que uma picnic e uma vávula ball lock de liquido unidas com uma mangueira de 200x4mm de silicone, quer sacar, encaixa a válvula no ball lock e tira a amostra, espera uns 10min pra espuma baixar e mede. No meu, faço isso.

E o gasto total?

Fiz um orçamento com conexão TC 6", duas tampas, uma com serpentina para refrigeração (tipo da SS Brewing) e outra com sistema de extração, manômetro e válvula de alívio, R$ 1.080.

Fiz um orçamento com conexão TC 6", duas tampas, uma com serpentina para refrigeração (tipo da SS Brewing) e outra com sistema de extração, manômetro e válvula de alívio, R$ 1.080.

Qual válvula de alívio? Onde orçou as conexões TC?

Válvula de inox monobloco mas não sei se vou usar está, Niple TC 6" R$ 69 e União TC 6" R$ 241

Hmm, deixa eu ver se entendi, vc está pensando em usar uma válvula esfera para alívio? Um tanto perigoso isso, não? Ok o preço, mas onde orçou?

Hmm, deixa eu ver se entendi, vc está pensando em usar uma válvula esfera para alívio? Um tanto perigoso isso, não? Ok o preço, mas onde orçou?

Não vou usar a de esfera, vou usar uma pneumatica.
Compovin eles fazem serviços para vinicolas e cervejarias

Depois de tanto tempo voltei ao tópico para começar a pensar no meu projeto. Bom... primeiro gostaria de saber que tipo de tubo pescador colocou na entrada/saída de CO2 ou não colocou nada? Se puder passar detalhes das conexões e similares que utilizou, ficaria agradecido. Outra dúvida; o racking cane móvel foi feito como, onde comprou? Chega até o fundo? A válvula reguladora de pressão e outras peças conectadas a ela é de 1/4? E, por último, parabéns a vocês dois [rafinus e korvocore] pelos excelentes trabalhos.

Depois de tanto tempo voltei ao tópico para começar a pensar no meu projeto. Bom... primeiro gostaria de saber que tipo de tubo pescador colocou na entrada/saída de CO2 ou não colocou nada? Se puder passar detalhes das conexões e similares que utilizou, ficaria agradecido. Outra dúvida; o racking cane móvel foi feito como, onde comprou? Chega até o fundo? A válvula reguladora de pressão e outras peças conectadas a ela é de 1/4? E, por último, parabéns a vocês dois [rafinus e korvocore] pelos excelentes trabalhos.

JC Blz?

Com minha experiencia no fermentado pressurizado, criei um dispositivo para transformar o barri em um.

Estou testando nesse momento, ele é completo, terminais ball lock, válvulas de alivio e segurança, manômetro, o da foto não tem ainda, mas terá tb poço termométrico.

O sifão é um tubo de inox de 8mm (mesma espessura externa do sifão de postmix) e tem altura ajustável (para não puxar lama) pelo conector de compressão macho e anilha plástica.

Só estou esperando minha encomenda de tubos chegar para anuncia-lo no site, creio que até o final da semana que vem já estará disponível, tanto dispositivo quando barris de 50L.

Para a limpeza do fermentador, como ainda não tem, estou criando tb um limpador estilo o Keg Cleaning, no momento ele só tem para postmix e galões.

keg-cleaner-for-use-with-a-drill-1632-p.jpg

Como faz para purgar a cerveja sem o fermento?

O sifão tem altura ajustável, geralmente nas minhas levas de 40L uso o sifão 5cm acima do fundo, não puxa nada da lama e não sobra muita cerveja no barril.

Olá, desculpem ressuscitar o tópico, mas gostaria de saber como andam as experiências com fermentação pressurizada e carbonatação apenas por ação das leveduras?

Achei sensacional essa forma simples de processo entre fermentação e consumo.

Alguma perguntas:
- A carbonatação gerada apenas pelas leveduras é realmente suficiente para a cerveja, ou ainda é necessário o cilindro de CO2 para forçar?
- Em caso de transporte do barril com a cerveja pronta, acontece muita suspensão da lama?

Olá, desculpem ressuscitar o tópico, mas gostaria de saber como andam as experiências com fermentação pressurizada e carbonatação apenas por ação das leveduras?

Achei sensacional essa forma simples de processo entre fermentação e consumo.

Alguma perguntas:
- A carbonatação gerada apenas pelas leveduras é realmente suficiente para a cerveja, ou ainda é necessário o cilindro de CO2 para forçar?
- Em caso de transporte do barril com a cerveja pronta, acontece muita suspensão da lama?

Fala Luiz!

Uso esse tipo de fermentador a 1 ano, já fermentei umas 30 levas. Não volto ao convencional por nada.

Muito prático, uma ale fica boa pra tomar em 3 semanas.

Quantos as dúvidas:

Sim, é mais do que suficiente, pois vc terá que controlar com muito cuidado a pressão ao decorrer da fermentação aliviando o excesso de co2. O cilindro é necessário apenas para servir e para transferência da cerveja.

Sim, apos a fermentação vc deve trocar de barril por contra pressão sem move-lo, pois qualquer movimentada irá subir a lama.

Abraço.

Fala Luiz!

Uso esse tipo de fermentador a 1 ano, já fermentei umas 30 levas. Não volto ao convencional por nada.

Muito prático, uma ale fica boa pra tomar em 3 semanas.

Quantos as dúvidas:

Sim, é mais do que suficiente, pois vc terá que controlar com muito cuidado a pressão ao decorrer da fermentação aliviando o excesso de co2. O cilindro é necessário apenas para servir e para transferência da cerveja.

Sim, apos a fermentação vc deve trocar de barril por contra pressão sem move-lo, pois qualquer movimentada irá subir a lama.

Abraço.

Muito bacana! Me interessei ainda mais pelo conceito.

Em relação a troca de barril, é necessário pressurizar o segundo barril com CO2 para estabilizar as pressões, e então iniciar a trasfega?
Pergunto isso pois me parece que devido a este detalhe ainda seria necessário possuir o cilindro de CO2..

Abraços

@rafinus pelo que entendi você está usando uma bomba peristáltica para circular a cerveja durante o dry hopping. O lúpulo, nesse caso, vai dentro do próprio fermentador ou você usa um recipiente externo?

Segue foto do meu com a ultima atualização, agora possibilitando fazer recirculação no dry hopping.

@rafinus pelo que entendi você está usando uma bomba peristáltica para circular a cerveja durante o dry hopping. O lúpulo, nesse caso, vai dentro do próprio fermentador ou você usa um recipiente externo?

O lupulo vai dentro do proprio fermentador, pois assim ele tem mais contato com o liquido e por isso da recirculação, pois em 24h o lupulo normalmente ja decanta, ou voce usa uma bomba pra recircular ou injeta CO2 por baixo do fermentador para por em suspensão, porem esse segundo metodo levantaria a lama ja decantada tb.

Back