• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Fermentação não começa

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Wfabosa

Member
Reaction score
3
Bom dia a todos
No sábado dia 21/11 eu fiz 20 litros de bohemian pilsner e inoculei 20g de fermento Mangrove Jack's M84 com o mosto a 14º e continuei baixando até 10° hoje faz 60 hs e ainda não começou a fermentar, coletei uma amostra esperei a temperatura subir até 20° e medi com densimetro e continua com a og de 1055, é a primeira vez que uso esse fermento, é normal esse lagtime ou estou com problemas??
Obs> o fermento esta dentro do prazo de validade e guardado dentro da geladeira a 2°.

Não, não é normal demorar tanto assim. Teria que rever teus procedimentos de hidratação, etc.

Abraço,

Acho que tua taxa de inoculação (pitching rate) foi muito baixa. Em geral, para Lagers, 2g por litro para OG até 1.050. No teu caso, deverias ter usado 40g de fermento.
Já leu o tópico fixo sobre quantidade de fermento?

Cara dá uma saculejada no fermentador e espera 24 horas. Sei que vc já esperou bastante tempo, se não resolver inocula mais fermento e vamo q vamo.

Abs

Vou colocar mais fermento só que ele só chega amanhã pelo correio, é preciso ferver o mosto novamente para matar possíveis contaminações?

Vou colocar mais fermento só que ele só chega amanhã pelo correio, é preciso ferver o mosto novamente para matar possíveis contaminações?

Não precisa ferver de novo, vc inoculou fermento, parte dele deve ter trabalhado, se vc abriu o fermentador várias vezes pra verificar se havia fermentação há o risco de contaminação, mas se não se está tudo vedado e como vc disse que acompanhou a fermentação pelo densímetro... inocula o fermento e boa... vai dar certo.

Não, não é normal demorar tanto assim. Teria que rever teus procedimentos de hidratação, etc.

Abraço,

A fermentação parou com a densidade de 1020, eu medi 3 dias seguidos sempre com a temperatura a 20° e não teve mais alteração. Minha duvidada é a seguinte, era para atenuar mais? Se eu maturarar ele assim mesmo qual seria o efeito dessa densidade alta? Eu provei e o sabor está bom, esta com o sabor do lúpulo saaz bem aparente e não tem mais doce nenhum.
Sigo com ela assim mesmo?

Latest posts

Back