• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Fermentação com S-33

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Vou brassar semana que vem uma belgian blond com o s33
Li por aqui que dependendo da temperatura de fermentação, ela acaba por perder o frutado. Como conseguiria ter mais perfil com esse fermento?
Abç

O sabor frutado bem muito da esterificação e ela ocorre na faixa mais alta de temperatura.

o ideal do S33 é entre 15 e 20ºC. Começaria por uns 16ºC e no segundo dia iria subindo 1 grau por dia até uns 20ºC.

Esta acontecendo comigo o mesmo que muitos aqui. Estou fazendo uma Blond Ale, tive og de 1052, nos 3 primeiros dias foi para 1025, e depois foi para 1023 e parou assim ficou por 4 dias,. Fermentei em 18 os 3 primeiros dias e fui subindo aos poucos para ver se ajudava a atenuar um pouco mais, hj, sétimo dia setei temperatura em 22 e dei uma chacoalhada no balde, queria pelo menos ficar abaixo dos 1016. Vamos ver.

Depois de dois dias foi para 1022 vou aguardar agora uma semana e medir novamente. Subi para 23,°

Temperatura está em 25 e realmente, esse fermento tem uma.pausa, voltou a atenuar e está em 1017.

Fala galera, blz?
Realizei a minha primeira leva. 30 litros de uma APA.
Utilizei 2 pacotes do S-33 da fermentis e ele atenuou em 4 dias. De 1057 para 1014 em temperatura de 18°. Subi 1° por dia até chegar aos 23° e depois de mais 2 dias baixei para 1,5° direto.
Após 7 dias maturando abri o fermentador para fazer a trasfega e envasar e percebi que as leveduras não decantaram. O que pode ter ocorrido?
Coloquei gelatina e fechei o fermentador. Pretendo deixar por mais uns 7 dias a 1° pra ver se a turbidez desaparece.
Ahh.... O sabor e aroma estão normais, mas no aspecto visual, a cerveja parece leite batido com fruta de tão turva.

Isso aconteceu pq o s33 é um fermento com baixa floculação, logo os sedimentos ficam suspensos.
Para fazer uma APA de verdade você deveria ter usado o fermento US-05.
Essa cerveja tá mais pra uma Belgian Pale Ale do que uma APA.

Isso aconteceu pq o s33 é um fermento com baixa floculação, logo os sedimentos ficam suspensos.
Para fazer uma APA de verdade você deveria ter usado o fermento US-05.
Essa cerveja tá mais pra uma Belgian Pale Ale do que uma APA.
Usei o s-33, pois aqui na minha região só temos um brewshop, e bem pequena, e nela estava em falta do s-05. Precisava brassar essa breja rapido e agora estou vendo que a pressa é inimiga da perfeição.

Fala Galera,

Fiz uma kolsch com o s33, 7 dias de fermentação a 18 graus e 14 dias de maturação a 1 grau.
Segue imagem de como ela ficou:

Attachments

• IMG_20180726_194330358.jpg
    IMG_20180726_194330358.jpg
    49 KB
Possoal, vim aqui reviver o tópico.
Eu queria contar um pouco da minha experiência com este fermento.
Brassei há 3 semana uma Belgian Blond Ale com OG de 1057 e utilizei este fermento S-33.
Deixei a temperatura constante em 18oC por 7 dias.
O fermento é bruto inicialmente. Em 2 horas o meu blowoff ja estava borbulhando que nem um louco e em 24h ja havia vazado para o blowoff (brassei 10L e tinha um headspace de 2L). Em 24h já não havia mais atividade. Tirei a densidade e estava em 1020.
Mantive assim por 1 semana e a densidade não abaixava.
Resolvi fazer algo que vi em alguns fóruns americanos. Dei uma chacoalhada no balde e aumentei a temperatura gradualmente para 25oC. A levedura voltou a consumir e a densidade foi para 1016.
A cerveja estava deliciosa. Muito sabor de malte. Mas estranhei o adocicado que estava sentindo. Então resolvi deixar ela fora da minha geladeira por umas 2 semanas e ver o que acontecia. (Temperatura ambiente na casa de 25 a 27oC)
Passam-se alguns dias e o airlock (tirei o blowoff) voltou a borbulhar e ficou assim por 3 dias.
Densidade agora estabilizou em 1.006.

Este fermento tem de fato um período de dormência no meio da fermentação.
A cerveja esta muito boa, mas a fermentação terminou somente depois 3 semanas.
Se eu tivesse engarrafado antes, com 1016, provavelmente estaria limpando a casa a estas horas..hahaha..

Era somente para compartilhar esta experiência.
Apesar de eu ter gostado do resultado final da fermentação, achei ela muito inconsistente. Prefiro não usar este fermento novamente.

Pra mim é um ótimo fermento, o segredo dele é ter bastante comida no mosto pra não rolar essa dormência....

Tive um problema semelhante com uma Belgian Blonde Ale com T58, fermentação intensa no início, cessando a atividade 2-3 dias depois, com densidade aparente em torno de 1.030. Mas no meu caso tinha um agravante: a OG tinha ficado em torno de 1.080, bem acima da OG projetada.
Adicionei mais um pacote de fermento (em starter de 1 litro) mas não funcionou muito bem.
Engarrafei ontem, vamos ver no que vai dar.

Tive um problema semelhante com uma Belgian Blonde Ale com T58, fermentação intensa no início, cessando a atividade 2-3 dias depois, com densidade aparente em torno de 1.030. Mas no meu caso tinha um agravante: a OG tinha ficado em torno de 1.080, bem acima da OG projetada.
Adicionei mais um pacote de fermento (em starter de 1 litro) mas não funcionou muito bem.
Engarrafei ontem, vamos ver no que vai dar.

Engarrafou a 1.030? Cuidado, você pode estar criando bombas relógio, essas garrafas podem explodir se a levedura seguir atenuando.

Engarrafou a 1.030? Cuidado, você pode estar criando bombas relógio, essas garrafas podem explodir se a levedura seguir atenuando.

Pois é, joguei as densidades na calculadora desse site (https://cervejariafaller.com.br/calculadora/) e deu atenuação de apenas 63%. A fermentis indica uma atenuação de 70%, o que daria FG de 1,024 nesse caso. Não sei se uma mostura com maior extração de açúcares não-fermentáveis daria uma redução assim na atenuação..

Pois é, joguei as densidades na calculadora desse site (https://cervejariafaller.com.br/calculadora/) e deu atenuação de apenas 63%. A fermentis indica uma atenuação de 70%, o que daria FG de 1,024 nesse caso. Não sei se uma mostura com maior extração de açúcares não-fermentáveis daria uma redução assim na atenuação..

Vai acompanhando, se as primeiras que você abrir a carbobatação estiver muito muito alta (mande todas para a galadeira, pois isso ajuda a reduzir a pressão, e beba o quanto antes).

Vai acompanhando, se as primeiras que você abrir a carbobatação estiver muito muito alta (mande todas para a galadeira, pois isso ajuda a reduzir a pressão, e beba o quanto antes).

A não foi eu que fiz a cerva hehehe. Tava só fazendo uma observação com os dados que o rapaz informou kkkkkkkkk

Comigo também aconteceu da levedura S-33 parar no final da fermentação...

Fiz starter para 20L de uma Belgian Dubbel que brassei no último sábado, e a fermentação estava vigorosa até domingo a noite, na segunda de manhã veio a surpresa: sem atividade nenhuma!

Mas devo ressaltar que na madrugada de domingo para segunda deu uma mudança no clima e esfriou por aqui, consequentemente a temperatura do fermentador que estava em 18c caiu para 17,2c na segunda de manhã, não sei se foi por isso que a levedura parou...

Desde então venho aumentando a temperatura gradativamente e sacudindo o fermentador, mas até agora não voltou a fermentar, e a gravidade está em 1025 e temperatura 21c...

Qual a sugestão dos colegas?
Ficar aumentando a temperatura e esperar mais um tempo ou inocular mais fermento?

OBS: Faço fermentação dentro da geladeira com temperatura controlada por TIC17;
Starter calculado para 380 bi de células.

Comigo também aconteceu da levedura S-33 parar no final da fermentação...

Fiz starter para 20L de uma Belgian Dubbel que brassei no último sábado, e a fermentação estava vigorosa até domingo a noite, na segunda de manhã veio a surpresa: sem atividade nenhuma!

Mas devo ressaltar que na madrugada de domingo para segunda deu uma mudança no clima e esfriou por aqui, consequentemente a temperatura do fermentador que estava em 18c caiu para 17,2c na segunda de manhã, não sei se foi por isso que a levedura parou...

Desde então venho aumentando a temperatura gradativamente e sacudindo o fermentador, mas até agora não voltou a fermentar, e a gravidade está em 1025 e temperatura 21c...

Qual a sugestão dos colegas?
Ficar aumentando a temperatura e esperar mais um tempo ou inocular mais fermento?

OBS: Faço fermentação dentro da geladeira com temperatura controlada por TIC17;
Starter calculado para 380 bi de células.
Olá, Primeiramente temos que entender alguns motivos que fazem uma levedura não agir da maneira proposta ou indicada pelo fabricante, podemos citar baixa vitalidade por tempo, ou armazenagem inadequada, também quando temos uma quantidade baixa de células em relação a densidade do mosto, choque térmico faz a floculação com mais rapidez , baixa oxigenação do mosto traz conseqüências, o volume de álcool também afeta de forma considerável as células, superada todas estas fases vamos a tentativa de solução, primeiramente me parece que já esta fazendo que é mexer o fundo do fermentador com pá cervejeira para suspender as leveduras floculadas, também podemos aumentar a temperatura em mais 5 a 6 graus, a cada 20 litros de mosto adicionar 160gramas de açúcar e se nestas 3 tentativas não obtiver sucesso , o ideal é tentar um novo piching com adição de mais 60% de uma nova levedura.

Back