VictorCoelho
Well-Known Member
- Reaction score
- 81
Ressuscitando o tópico pra não criar outro...
Estou fermentando uma Belgian Blond Ale com S-33 e aconteceu o que várias pessoas relataram aqui e no HBT americano: Depois de 3 dias fermentando vigorosamente e quase atingindo a atenuação prevista o fermento ficou preguiçoso e a desidade parou de atenuar.
Estava mantendo 19° e depois de ler alguns relatos de que o S-33 se dá melhor com temperaturas um pouco mais altas resolvi seguir a dica que li de manter 21°C (70°F) e depois de 1 dia, voltou a atenuar.![]()
Ressucitando o tópico mais uma vez...
Olá, pessoal. Sou iniciante e estou fazendo uma wit (sozinho) pela primeira vez. A brassagem foi no último sábado (22/08) e no domingo o airlock borbulhava "como nunca", tudo bem até aí. Ontem de manhã, segunda-feira, tudo parecia ter parado (na verdade estava bem lento). Ontem à noite fiquei de olho no airlock e ele borbulhava, mais ou menos, uma vez a cada 30 ou 40 segundos.
Eu tinha me programado para fazer o seguinte:
Dia 0 (brassagem) - inoculação do fermento, fermentação a 18º;
Dia 5 - subir a temperatura para 21º para consumir o restante de diacetil e manter assim por 3 dias;
Dia 8 - Baixar a temperatura para 2º e manter por 7 dias;
Dia 15 - Envase;
Com base nisso, tenho algumas perguntas:
1 - Essa "desaceleração" da fermentação é esperada? Devo fazer algo?
2 - Tendo havido essa "desaceleração", essas mudanças de temperatura (e o período de duração delas) estão Ok? Se não, o que devo fazer?
Desde já, obrigado pela atenção de todos!
E a densidade? Como está?
@vmsouza, @jeanpaullopes,
Devagar com o andaime que o santo é de barro, hehe.
O S-33 precisa de uma temperatura um pouco mais alta que o S04/US-05 pra funcionar e ele tem essa tendência de parar um pouco antes de voltar a atenuar, mas ele costuma atenuar bem.
Sugiro que vocÊs deixem umas 2 semanas em 24 ºC para garantir que os fermentáveis serão consumidos totalmente.
Para vocês terem uma idéia, já tive cervejas com OG de 1.090 que fechou em 1.015 usando apenas S-33 e uma maturação longa e quente.
Jefferson, blz! Estou em 22 graus já, posso deixar ele tranquilamente mais uma semana (ou até duas) em 24 antes de ir para o cold crash. Posso manter ele no mesmo fermentador com a lama? Penso que isto seja o ideal. Pode causar algum problema por ficar em contato esse tempo todo com a lama? Não tenho mais baldes pra fazer a transfega, exceto se fosse para o priming.
Ontem abri uma caçulinha com 7 dias de carbonatação e ficou extremamente deliciosa, sem dúvida a melhor que fiz até agora. O S-33 deu um aroma e gosto delicioso, bem frutado e levemente adocicada. Aprovei e pretendo me entender melhor com ele na próxima brassagem. Sem dúvida entrou para a lista de cervejas que vou repetir, todos lá em casa aprovaram.
@vmsouza, @jeanpaullopes,
Devagar com o andaime que o santo é de barro, hehe.
O S-33 precisa de uma temperatura um pouco mais alta que o S04/US-05 pra funcionar e ele tem essa tendência de parar um pouco antes de voltar a atenuar, mas ele costuma atenuar bem.
Sugiro que vocÊs deixem umas 2 semanas em 24 ºC para garantir que os fermentáveis serão consumidos totalmente. Não há espaço pra 'achar que a mostura gerou menos ou mais fermentávies' se vocês não conhecem bem o perfil do fermento e equipamento.
Estudem um pouco mais, testem mais fermentos diferentes e sempre que houver dúvidas sobre a atenuação, façam a secundária por mais tempo e em temperatura mais quente.
Para vocês terem uma idéia, já tive cervejas com OG de 1.090 que fechou em 1.015 usando apenas S-33 e uma maturação longa e quente.
Abraços,
Estou com um Double IPA no fermentador desde 12/06/16, fermentando com S-33 a 18º. Minha OG foi de 1085 e minha expectativa de FG é de no máximo 1020.
O que vc chama de uma maturação quente??
Quando o S-33 der essa parada na atividade que vocês comentaram, vou subindo a temperatura pra 24º e deixo umas 2 semanas ou mantenho mais um tempo na primária antes de partir pra secundária?
Maturação quente é deixar em temperatura acima de 20ºC durante algumas semanas, além da fermentação secundária. No caso do exemplo, era uma RIS que ficou 6 meses em temperatura de 20ºC. Delicia! Ainda tenho umas garrafas pros dias extremamente frios.
Depois de 3 dias na fermentação primária pode começar a subir a rampa, 0,5ºC/dia. Eu costumo subir até 25 e deixo pelo menos uns 7 dias nessa temperatura, para estimular o consumo da última gota de açucar.