Agitadores magnéticos são muito úteis na produção de cerveja, mais especificamente na propagação de leveduras. São uma excelente forma de economizar dinheiro. Você compra uma quantidade minima de levedura e vai multiplicando (propagando) até alcançar a quantidade necessária.
Aqui no Brasil não conheço alguém que esteja produzindo comercialmente (como foco no homebrewer), então a maioria é importado e custa os olhos da cara.
Só isso já é motivo suficiente pra você querer fazer o seu, mas considere também que é um projeto bem divertido. Quando terminado você provavelmente vai ficar olhando feito bobo pro líquido girando e acompanhando o vórtice.
Mas vamos ao que interessa, você vai precisar de:
- uma caixa;
Pode ser até um tupperware. Muita gente usa caixas para componentes eletrônicos ou até uma caixa elétrica (de passagem).
Inspirado nos gringos que usam caixa de charutos, optei por usar uma de madeira que minha esposa havia ganhado com alguns acessórios para vinho.
- um cooler de computador de 80 mm ou 120 mm e alguma forma de fixá-lo na caixa;
Eu tinha um antigo de 120 mm abandonado numa caixa e para fixação usei parafusos de máquina com porcas e arruelas (usei arruelas de borracha para reduzir a vibração).
- um pedaço de cano de PVC (explico adiante);
- imãs de neodímio (você pode reutilizar o imã de um HD velho);
Eu comprei os meus na www.imashop.com.br (5 de 15 x 2 mm).
- uma fonte de energia para o cooler;
Comprei numa loja de eletrônicos na mesma voltagem do cooler, mas pode ser que você tenha uma perdida em casa.
- componentes para montar o circuito de controle de voltagem (quão rápido/devagar o cooler vai girar).
Aqui é onde muita gente erra.
Por que é importante controlar a velocidade do cooler?
Como os imãs vão estar presos ao cooler, caso ele gire muito rápido você provavelmente terá problemas (ou a barra magnética vai escapar para o canto ou então você vai ter uma agitação excessiva).
E como regular essa velocidade do cooler?
Dá pra fazer isso de diveeeersas maneiras.
A mais elegante é usando um microcontrolador PWM (Pulse Width Modulation). Mais sobre isso aqui http://braukaiser.com/wiki/index.php?title=PWM_Coltrolled_Stir_Plate_Design.
A mais feia é simplesmente colocando um potenciômetro. Feia porque quando o potênciômetro for ajustar a voltagem para baixo ele vai estar baixando cerca de 1,8 W (considerando um cooler de 12V e 150 mA). Como a maioria dos potenciômetros que você vai encontrar são de plástico e feitos para aguentar no máximo 0,5 W, eventualmente ele vai derreter.
A solução que adotei foi um meio termo: usando um componente batráqueo chamado LM317.
Esse carinha é capaz de fornecer de 1,25 até (Vin - 1,7) V com regulagem de +/- 1% usando apenas dois resistores.
E pra lidar com o calor gerado pela regulagem da temperatura você ainda pode acoplar um dissipador de calor no LM317.
Depois que comecei o projeto até achei um tópico comentando sobre o LM317, mas sem maiores detalhes sobre a montagem: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=402654
Esse circuito foi o primeiro que montei na vida e minha experiência com solda é praticamente zero (minha formação é em Computação, então no máximo brinquei com protoboard nas aulas de Arquitetura da Computação). Só pra deixar claro que qualquer um pode fazer.
Para montar seu circuito do LM317 você vai precisar de:
- LM317T
- dissipador (que sirva no TO-220)
- resistor de 120 Ω
- potênciometro de 1 kΩ
- knob para o potenciômetro
- capacitor de cerâmica de 0,1 μF (opcional)
- capacitor eletrolítico de 1 μF (opcional)
- botão liga/desliga (opcional)
- conector para fonte (opcional)
Além de fios, espaguete termo retrátil, ferro de solda, estanho e uma placa perfurada.
Os capacitores são opcionais, mas a função deles é suavizar a corrente elétrica.
Esses componentes são muito baratos e você deve encontrar em qualquer loja especializada em componentes eletrônicos (ou online).
Essas fotos me guinaram a montagem do circuito:
Que ficou assim:
Não tem segredo, trata-se de um circuito bem simples.
Em seguida eu adicionei espaçadores sextavados (esses de placa-mãe) para fixar a placa perfurada na caixa:
Depois fiz os furos para o potenciômetro, botão de liga/desliga e o conector da fonte:
Aí foi só montar e conectar os fios:
E fixar o cooler:
Por fim faltavam os imãs. Fixá-los diretamente no cooler poderia trazer problemas, pois a força magnética do imã interfere no seu funcionamento interno. Pra evitar isso eu cortei um pedaço de cano PVC e fixei os imãs com durepox. Depois colei o cano no cooler com super bonder. Gambiarra.
Ficou assim:
Pronto, seu stir plate tá montado!
Teste com ele aberto:
[ame]https://www.youtube.com/watch?v=8cPzQtU5P04[/ame]
Teste com água:
[ame]https://www.youtube.com/watch?v=wonM9X8wDDo[/ame]
Ah, pra diminuir o atrito da barra magnética eu comprei uma com anel central (dá pra usar uma normal com o-ring também):
Bônus (muito doido a visão por cima do vórtice):
[ame]https://www.youtube.com/watch?v=ZVuiDlx_BVo[/ame]
Aqui no Brasil não conheço alguém que esteja produzindo comercialmente (como foco no homebrewer), então a maioria é importado e custa os olhos da cara.
Só isso já é motivo suficiente pra você querer fazer o seu, mas considere também que é um projeto bem divertido. Quando terminado você provavelmente vai ficar olhando feito bobo pro líquido girando e acompanhando o vórtice.
Mas vamos ao que interessa, você vai precisar de:
- uma caixa;
Pode ser até um tupperware. Muita gente usa caixas para componentes eletrônicos ou até uma caixa elétrica (de passagem).
Inspirado nos gringos que usam caixa de charutos, optei por usar uma de madeira que minha esposa havia ganhado com alguns acessórios para vinho.
- um cooler de computador de 80 mm ou 120 mm e alguma forma de fixá-lo na caixa;
Eu tinha um antigo de 120 mm abandonado numa caixa e para fixação usei parafusos de máquina com porcas e arruelas (usei arruelas de borracha para reduzir a vibração).
- um pedaço de cano de PVC (explico adiante);
- imãs de neodímio (você pode reutilizar o imã de um HD velho);
Eu comprei os meus na www.imashop.com.br (5 de 15 x 2 mm).
- uma fonte de energia para o cooler;
Comprei numa loja de eletrônicos na mesma voltagem do cooler, mas pode ser que você tenha uma perdida em casa.
- componentes para montar o circuito de controle de voltagem (quão rápido/devagar o cooler vai girar).
Aqui é onde muita gente erra.
Por que é importante controlar a velocidade do cooler?
Como os imãs vão estar presos ao cooler, caso ele gire muito rápido você provavelmente terá problemas (ou a barra magnética vai escapar para o canto ou então você vai ter uma agitação excessiva).
E como regular essa velocidade do cooler?
Dá pra fazer isso de diveeeersas maneiras.
A mais elegante é usando um microcontrolador PWM (Pulse Width Modulation). Mais sobre isso aqui http://braukaiser.com/wiki/index.php?title=PWM_Coltrolled_Stir_Plate_Design.
A mais feia é simplesmente colocando um potenciômetro. Feia porque quando o potênciômetro for ajustar a voltagem para baixo ele vai estar baixando cerca de 1,8 W (considerando um cooler de 12V e 150 mA). Como a maioria dos potenciômetros que você vai encontrar são de plástico e feitos para aguentar no máximo 0,5 W, eventualmente ele vai derreter.
A solução que adotei foi um meio termo: usando um componente batráqueo chamado LM317.
Esse carinha é capaz de fornecer de 1,25 até (Vin - 1,7) V com regulagem de +/- 1% usando apenas dois resistores.
E pra lidar com o calor gerado pela regulagem da temperatura você ainda pode acoplar um dissipador de calor no LM317.
Depois que comecei o projeto até achei um tópico comentando sobre o LM317, mas sem maiores detalhes sobre a montagem: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=402654
Esse circuito foi o primeiro que montei na vida e minha experiência com solda é praticamente zero (minha formação é em Computação, então no máximo brinquei com protoboard nas aulas de Arquitetura da Computação). Só pra deixar claro que qualquer um pode fazer.
Para montar seu circuito do LM317 você vai precisar de:
- LM317T
- dissipador (que sirva no TO-220)
- resistor de 120 Ω
- potênciometro de 1 kΩ
- knob para o potenciômetro
- capacitor de cerâmica de 0,1 μF (opcional)
- capacitor eletrolítico de 1 μF (opcional)
- botão liga/desliga (opcional)
- conector para fonte (opcional)
Além de fios, espaguete termo retrátil, ferro de solda, estanho e uma placa perfurada.
Os capacitores são opcionais, mas a função deles é suavizar a corrente elétrica.
Esses componentes são muito baratos e você deve encontrar em qualquer loja especializada em componentes eletrônicos (ou online).
Essas fotos me guinaram a montagem do circuito:
Que ficou assim:
Não tem segredo, trata-se de um circuito bem simples.
Em seguida eu adicionei espaçadores sextavados (esses de placa-mãe) para fixar a placa perfurada na caixa:
Depois fiz os furos para o potenciômetro, botão de liga/desliga e o conector da fonte:
Aí foi só montar e conectar os fios:
E fixar o cooler:
Por fim faltavam os imãs. Fixá-los diretamente no cooler poderia trazer problemas, pois a força magnética do imã interfere no seu funcionamento interno. Pra evitar isso eu cortei um pedaço de cano PVC e fixei os imãs com durepox. Depois colei o cano no cooler com super bonder. Gambiarra.
Ficou assim:
Pronto, seu stir plate tá montado!
Teste com ele aberto:
[ame]https://www.youtube.com/watch?v=8cPzQtU5P04[/ame]
Teste com água:
[ame]https://www.youtube.com/watch?v=wonM9X8wDDo[/ame]
Ah, pra diminuir o atrito da barra magnética eu comprei uma com anel central (dá pra usar uma normal com o-ring também):
Bônus (muito doido a visão por cima do vórtice):
[ame]https://www.youtube.com/watch?v=ZVuiDlx_BVo[/ame]