• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Fazendo minha primeira cerveja:

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
@Bergami, sugestão de controle "semi automático" de temperatura que deu variação bem baixa pra mim:

http://www.homebrewtalk.com.br/showpost.php?p=5093616&postcount=82

Tem que comprar o controlador, mas poupa o custo e espaço de uma geladeira :)

Abraço!

Caramba! Que gambiarra hein? hehehe

O problema disso é o custo e o trabalho pra fazer.

Acho que é melhor eu dar um tempo economizando e pegar algo mais garantido como um frigobar de 6L com um controlador.

Gambiarra? Quando precisar de uma é só chamar hahaha
O custo vai ser o controlador, que depois aproveita pra geladeira. A mangueira não dá dez reais, a bomba vinte, o resto deve ter em casa. Mas dá uma horinha ou duas de trabalho ;)

Gambiarra? Quando precisar de uma é só chamar hahaha
O custo vai ser o controlador, que depois aproveita pra geladeira. A mangueira não dá dez reais, a bomba vinte, o resto deve ter em casa. Mas dá uma horinha ou duas de trabalho ;)

Mas por exemplo, você marcou para: quando atingir temperatura X a bomba ligar e Y desligar e jogar agua gelada sobre o fermentador e parar né?

Você teve que usar um microcontrolador né? para fazer essa porta logica.

A bomba que faz a água gelada passar pela mangueira enrolada no fermentador (poderia jogar direto nele talvez, pra simplificar).

Ligar e desligar a bomba é o mesmo que ligar e desligar a geladeira, qualquer termostato/controlador digital comercial serve. O pessoal usa muito o TIC17 da Full Gauge, mas tem uns mais baratos até, Coel, Ageon...

A bomba que faz a água gelada passar pela mangueira enrolada no fermentador (poderia jogar direto nele talvez, pra simplificar).

Ligar e desligar a bomba é o mesmo que ligar e desligar a geladeira, qualquer termostato/controlador digital comercial serve. O pessoal usa muito o TIC17 da Full Gauge, mas tem uns mais baratos até, Coel, Ageon...

Ah, se é assim é bem facil então.

Achei que tinha que montar um circuito, mas se o controlador funciona direto na bomba é outra coisa.

Qual bomba você usa, so para ter uma ideia de potencia?

Se eu foce fazer, acho que faria algo tipo isso:

Ah, se é assim é bem facil então.

Achei que tinha que montar um circuito, mas se o controlador funciona direto na bomba é outra coisa.

Qual bomba você usa, so para ter uma ideia de potencia?

Se eu foce fazer, acho que faria algo tipo isso:

Sim, é bem simples @Bergami! É dessas bombinhas que tem em fontes ornamentais, deve ser 2W a minha, no ML tem até 6W por menos de R$20.

Não entendi muito bem o seu desenho. A ideia é deixar o fermentador dentro da água e gelar essa água passando por uma mangueira submersa em um líquido gelado?! Eu acho que quanto menos água "em contato" com o fermentador, menos inércia e menos oscilação... mas vale a tentativa!

Sim, é bem simples @Bergami! É dessas bombinhas que tem em fontes ornamentais, deve ser 2W a minha, no ML tem até 6W por menos de R$20.

Não entendi muito bem o seu desenho. A ideia é deixar o fermentador dentro da água e gelar essa água passando por uma mangueira submersa em um líquido gelado?! Eu acho que quanto menos água "em contato" com o fermentador, menos inércia e menos oscilação... mas vale a tentativa!

É eu pensei nesse modelo como sistema de refrigeração mesmo. Eu precisaria de uma mangueira boa para troca de calor.

Uma duvida, quem mede a temperatura é o próprio controlador? Ele é a prova d'gua?

É o sensor que vem com o controlador. Acho que não é a prova d'água não, mesmo sendo não confio que o isolamento seja atóxico. Eu uso um poço termométrico feito de canudinho hehe

Acabei o envase agora!

No final, deu 4L de cerveja + uns 400 ml de agua com açucar pós-fervura.
Usei 28g de açucar e deixei 2,5 a 3 dedos de espaço nas garrafinhas.

Previsão de lançamento da cerveja é dia 13/12/14

Uma duvida: Deixo ela em temperatura ambiente (Minha cidade passa de 30ºC)? ou deixo as garrafas mergulhadas na agua (26ºC)?

Cara, acho 30º meio alto.. se recomenda temperatura ambiente.. mas de um ambiente mais ameno kk.. eu deixaria na agua. rs. (nunca tinha pensado nisso, valeu a dica)...

E é uma boa ,porque se alguma garrafa estourar o dano é menor porque não faz aquele efeito domino de bater na do lado e ir estourando uma a uma caso todas estejam com muita pressão...

Pois é... uma coisa é a temperatura geral ser 30, outra coisa é a temperatura estar a 30 onde tu vais deixar as garrafas.

No geral, é bom senso deixar num lugar que fique aos 20 e poucos, eu diria no máximo 25 que é a recomendação geral de fermentação secundária. Sinceramente acho que não daria problema deixar a 30, mas podendo evitar...

Abraço,

Então faz mais sentido deixar na água mesmo. De dia vai demorar muito pro calor do ambiente esquentar ela e de noite ela não vai esfriar tanto com o frio da madrugada. Alem do controle ser melhor, a temperatura fica dentro dessa faixa que você diz ser recomendada.

Boa tarde amigos!

O dia D chegou e acabei de fazer o test drive na breja.

Pra começar... bem... tem gosto e cheiro de cerveja, então acho que é um bom sinal de que não deu nada errado.

Quanto ao corpo, ela ficou bem leve (como era de se esperar) devido as grandes adições de água durante todo o processo. Em termo de "leveza" ela ficou algo entre a skol e a brahma. No primeiro copo (topo da garrafa) mais leve e com menos sabor do lúpulo, no segundo copo, mais encorpado e com amargor bem maior.

Quanto ao sabor, está bom, gosto normal de cerveja levemente aguada.

Não sei porque, mas não houve colarinho no topo, na verdade, ela ficou muito parecida com guarana tanto em cor quanto bolhas. Acho que o gás vazou um pouco da garrafa de plastico e não oxigenou o suficiente.

Conclusão:

Não sei se vou vomitar daqui a pouco ou se vou ter dor de barriga, não sei também o grau alcoólico que ficou no final. Em questão de embragues, com uns 350ml... acho que da pra comparar com uma garrafa de skol de 500ml.

Mas uma coisa eu sei, se uma cerveja feita numa panela de pressão usada, quase matei o fermento jogando ele no mosto quente, com um péssimo controle de temperatura, com muito trub na garrafa e em garrafa plastica de água fico com esse gosto bom, eu fico só imaginando quem faz cerveja artesanal pra valer, o nivel de qualidade e gosto que deve ficar no final.

No final, vale a pena sim ser home brewer!

Obrigado a ajuda de todos!

Legal, parabéns @Bergami !!

Talvez o segundo copo ficou diferente por ter servido um pouco do fermento junto, ele tem um gosto mais amargo, mais ácido.

Sobre a espuma podem ser várias coisas, mas como está bem carbonatado, tem bastante gás, e nada de espuma, acho que não seria o caso de vazamento na garrafa. Eu chutaria gordura, se você usou uma panela de pressão usada tem grande chances de ter algum resíduo de gordura, que é péssimo pra retenção de espuma, mas não sei te dizer se chegaria a ficar totalmente sem espuma assim. Outra coisa que encontrei é sobre o estresse da levedura, que segundo o site pode produzir substâncias que prejudicam a retenção da espuma, e no seu caso teve muita variação de temperatura durante a fermentação, então pode ser o caso. Segue a referência: http://www.cervejahenrikboden.com.br/espuma-perfeita/

Mas é isso, vale muito a pena, e devagarinho você vai melhorando o processo e a qualidade, é muito gratificante! :mug:

Na próxima vez que eu for comprar um kit eu vou aproveitar e comprar um sifão e um fermentador, acho que o que mais fez falta de tudo no processo todo foi o sifão. Deu bastante trabalho transferir o fluido durante o processo todo e ainda fico muito trub na garrafa.

Back