• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Fazendo diferente do padrão

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Campos

Member
Reaction score
1
Fala galera,

Primeiro me apresentando: meu nome é Rafael, sou carioca e um cervejeiro autodidata de 2 brassagens ainda na maturação.

Quando começamos nos são dadas informações standard, ou seja, use a proporção de 2,5l por kg de malte, faça uma rampa única de 64-68°C, adicione o lúpulo de amargor aos 60min e o de aroma aos 15min, inoculação de 1g de levedura por litro para uma OG de 1070, fermente sua ALE a 20°C, use 7g de açúcar por litro para o priming...

(desde já peço desculpa por qualquer bobagem que eu escreva, mas lembrem-se que eu comecei agora)

Mas percebi que existem diversos pontos do processo que são “flexíveis” e conferem à “graça do negócio” que é fazer uma cerveja única.

Sendo assim, tenho algumas dúvidas sobre alguns resultados que diferentes técnicas podem gerar:

RELAÇÃO MALTE X ÁGUA

Acredito que para a maioria dos cervejeiros caseiros eficiência é menos importante que qualidade então por que não evitarmos a lavagem dos grãos e utilizarmos uma proporção de 5l por kg de malte? Tirando a questão do tamanho do caldeirão, que terá que ser maior para suportar toda a água da brasagem e o malte, existe outro motivo além da eficiência? Será que não teremos um melhor aproveitamento do sabor do malte?
Em um artigo da Brew Your Own eles apresentaram um sistema no-sparging a fim de manter uma eficiência de 70%, que segundo o Jamil Zainasheff traria mais qualidade a cerveja.
Alguém faz assim, como foram os resultados?

RAMPAS

No livro Brew like a monk o autor afirma que apesar de sentirmos aromas de diversas especiarias, a maioria das cervejarias não utiliza condimentos, esses sabores e cheiros são dados pelas leveduras. Sendo assim, vale a pena fazer uma parada fenólica (44 a 45°C), se quero um aroma de cravo na minha cerveja de trigo, quanto tempo você deixou nessa temperatura e como foi o resultado?

Basicamente, se quero uma cerveja com menos corpo e mais álcool, vou privilegiar a beta-amilase (60-65°C), se quero uma cerveja com mais corpo e menos álcool, vou ter uma parada maior de alfa-amilase (65-72°C). Mas normalmente quanto tempo vocês deixam em cada parada?

Da mesma forma, quero mais gosto de malte (já deu para perceber que realmente eu gosto do sabor do malte rs) na minha cerveja, utilizo maltes mais aromáticos ou parto para a decocção? Quero determinada cor, aposto em maltes mais escuros, decocção (em razão da caramelização e da reação de Maillard), ou cereais não maltados torrados para evitar a adstringência?

LÚPULO

Será que eu necessariamente preciso fazer uma adição aos 60min, ou posso fazer uma cerveja só com adições tardias (30, 15, whilrpool) e ainda assim conseguir amargor?

A ideia é conseguir um amargor "mais macio" e tentar manter os compostos aromáticos do lúpulo.

Por fim, é melhor fazer um dry hopping de 7 dias ou dois de 3 para evitar um gosto de grama e só aproveitar os aromas que realmente queremos daquele lúpulo?

Abraço e boas brassagens.

Cara... Faça testes e veja o que é melhor pro teu gosto.

Esse tipo de pergunta 'o que é melhor, x ou y' e complicado de responder.

Dica extra:
Faça posts menores. A maioria do pessoal (eu incluso) não tem tempo /saco pra post gigante.

Abraços

Campos, vejo que leu um bocado. Sobre a relação água/malte existem diluições até maiores, que é o caso do BIAB, que usa toda água do processo na brassagem, sem sparge. Quanto às rampas, não tenho muita experiência nisso, mas pela lógica, quanto mais tempo em alpha amilase, menos açúcares fermentáveis vc terá, e consequentemente, maior será o corpo da cerveja. O que mais se usa para incrementar o corpo é adicionar maltes específicos para isso. Quanto aos lúpulos, existe uma técnica chamada late hopping que confere mais aroma e sabor a cerveja, porém mais cara, pois exige maior quantidade de lúpulos. Recomendo a leitura do livro brewing better beer do Gordon Strong e do livro Yeast do Chris White e Jamil

Jalexandre,

Em relação aos testes: concordo que a experiência é a melhor forma de aprendizado, só queria ver se alguém já tentou fazer de alguma forma que eu falei e teve um bom resultado, para eu partir dali, principalmente em relação ao tempo de parada fenólica e cor da cerveja alcançada pela caramelização (software não leva isso em consideração, então só na base do teste mesmo).
Posts menores: também concordo, acontece que pensei que seria melhor que abrir três tópicos diferentes seguidos.

Felipealex

Já estou lendo o Yeast, esse do Gordon não conhecia, já anotei. Próxima brasagem vou tentar o late hopping full Citra. Só estou esperando o lúpulo chegar (minhas brasagens são pequenas, a ideia é mesmo utilizar técnicas diferentes em cada uma delas, é lógico que eu quero beber boa cerveja, mas acho o maior barato essa parte de empregar métodos diferentes a cada brasagem).

Contudo, eu preciso melhorar uma parte fundamental (espaço de refrigeração), to pensando em montar um sistema peltier só para a fermentação, deixando a geladeira para o cold crash (mas isso é assunto de outro post).

Abraço.

É por último, recomendo muito vc ler os posts fixos aqui do fórum. Seguem alguns

Se você é um iniciante, leia isso! E se não é, leia e contribua!! :)
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404529

Hidratar ou não o fermento seco
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403083

Aerar ou não o mosto
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403084

TAXA DE INOCULAÇÃO (Pitching Rate) - Quanto fermento utilizar
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405424

CONTROLE DE TEMPERATURA - E os erros clássicos...
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404076

Breve explicação sobre fermentação primária, secundária, maturação, etc
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403851

PROBLEMAS COM AIR-LOCK - Não poste antes de ler
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=407177

Jalexandre,

Em relação aos testes: concordo que a experiência é a melhor forma de aprendizado, só queria ver se alguém já tentou fazer de alguma forma que eu falei e teve um bom resultado, para eu partir dali, principalmente em relação ao tempo de parada fenólica e cor da cerveja alcançada pela caramelização (software não leva isso em consideração, então só na base do teste mesmo).
Posts menores: também concordo, acontece que pensei que seria melhor que abrir três tópicos diferentes seguidos.

Relação Malte x água.
Nunca fez diferença pra mim. Mosturar 'fino ou grosso', com sparge, sem sparge, e nunca tive alteração no perfil de sabor, inclusive com provas lado a lado. (sim, eu sempre testo mudanças de técnica com mesma receita, SEMPRE!!!!).

O que mudou, com sparge, foi a eficiência. Hoje eu compenso isso recirculando.

Rampas: Eu simplesmente não me importo com rampas. No máximo uma parada ferúlica/fenólica para favorecer os aromas de banana e cravo quando eu faço weiss. E mesmo assim, nem sempre, pois eu acabo controlando o perfil de esterificação usando a temperatura de fermentação. A melhor maneira de destruir a espuma/corpo da cerveja é fazendo rampas só porque está na receita.

Sobre o lúpulo, a mesma coisa: Eu faço FWH, Dry Hop, coloco lúpulos em tempos diferentes dependendo do meu objetivo.

Toda técnica é ruim se você não souber o que está buscando, e o inverso também é verdade.

Li os tópicos citados, o Guenther manda muito bem nas explicações e o tópico de temperatura me fez correr atrás de um poço térmico para controlar a temperatura durante a fermentação.
Valeu Jalexandre, já vou partir para outras fases da produção sem encanar muito na relação mate x água e rampas.
Começo é assim mesmo, um monte de dúvidas, valeu pela atenção pessoal.

São tantas dúvidas. É bom ouvir alguém já descartar algumas variantes, pois vai chegar no mesmo lugar.

Li os tópicos citados, o Guenther manda muito bem nas explicações e o tópico de temperatura me fez correr atrás de um poço térmico para controlar a temperatura durante a fermentação.
Valeu Jalexandre, já vou partir para outras fases da produção sem encanar muito na relação mate x água e rampas.
Começo é assim mesmo, um monte de dúvidas, valeu pela atenção pessoal.

As dúvidas geralmente surgem com a insegurança e do excesso de informação conflitante.

Acho que a principal lição (não técnica) que eu aprendi aqui no fórum é filtrar o excesso de informação ruim que existe na internet, e tirar minhas próprias conclusões.

Por isso eu digo. Teste, tire conclusões, fique com o que funciona. Mas pra isso você precisa aprender o básico do hobby, que é fazer cerveja.

Abraços e boas brassagens.

Back