• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Envase

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

refeyh

Member
Reaction score
0
Caros, fiz minha primeira brassagem e o processo ocorreu bem até agora.
Chegou o lamento de encher as garrafas, mas estou preocupado porque medi densidade no refratômetro e estabilizou no 1.025 fg.

Outro dia li q não se deve envasar se a densidade for maior de 1.010 - 1.015.

Realmente não devo envasar?

Como poderei corrigir a densidade?

Caros, fiz minha primeira brassagem e o processo ocorreu bem até agora.
Chegou o lamento de encher as garrafas, mas estou preocupado porque medi densidade no refratômetro e estabilizou no 1.025 fg.

Outro dia li q não se deve envasar se a densidade for maior de 1.010 - 1.015.

Realmente não devo envasar?

Como poderei corrigir a densidade?

Vc fez o cálculo para corrigir a leitura do refratômetro? Por causa do álcool e Co²?
http://onebeer.net/refractometer.shtml

Fiz o cálculo de correção

Bom neste caso eu acompanharia pelo menos mais três dias essa atenuação, e se mantivesse estável eu envasaria. Não sei te dizer se isso implicaria muito no resultado final. Mas, nunca aconteceu comigo, vamos ver a opinião dos mais experientes.

Obrigado pellin, vou aguardar mais opiniões e seguir sua sugestão

Quais os grãos utilizados e qual a temperatura de brassagem?
Como foi conduzida a fermentação?
Qual o gosto da cerveja, está muito doce?

Realmente não é normal essa FG, mas só com mais detalhes para dar qualquer opinião

Ah, e recomendo densímetro para medição de densidade pós fermentação. Já ouvi diversos relatos de medições com refratômetro que não batem mesmo fazendo as correções

Não vejo problema nenhum em engarrafar uma cerveja com FG de 1.025, desde que vc tenha certeza de que a fermentação já finalizou..

A questão é que normalmente as cervejas não tem uma densidade tão alta, e uma gravidade alta indica que a fermentação ainda não esta finalizada e corre o risco de ser interrompida.. Com isso se leva açucares residuais a garrafa e quando adicionado o priming, corre o risco de ter um excesso de carbonatação e risco de explosão da garrafa.

Agora, se você mediu por 2, 3 dias consecutivos e esta estabilizada, e tem certeza que a fermentação finalizou, creio que esse risco não existiria o fato da FG ser alta pode ser uma caracteristica da cerveja.

Por curiosidade, qual é o estilo? Que receita vc fez? foi dua OG? que fermento usou?
Estes dados ajudam um pouco a entender o que aconteceu.

Uma opção é elevar um pouco a temperatura, dar uma agitada no fermentador e ver se não "reinicia" e aguardar mais uns dias.

Abs

O estilo era pra ser uma American IPA.
Usei malte pilsen carared, munich, e caramunich a 66 graus por 75 min
Lúpulos cascade e chinook
Fermento us-05
36 lt de água
Og 1050
Tenho Fermentador de 60 lt fundo cônico
Fermentação primária por 7 dias a 20 graus extrai o fermento do fundo e fermentação secundária pir 10 dias a 16 graus tudo controlado no tic17
Faz três dias q venho medindo no refratômetro e está estabilizada a fg em 1025
O gosto está bom o lúpulo está bem evidente mas percebi q não está muito seca com teor de álcool legal, tem um pouco de corpo a mais q eu esperava mas não chega a ser muito doce não
Haaaa Tb tive perde vou considerável de volume de água , calculei p ter uns 25 lt mas No final sobrou do 18lt

Tenho receio de estourar garrafas, mas minha impressão é q a fermentação encerrou mesmo
Como é minha primeira brassagem ainda estou aprendendo e conhecendo meu equipamento

Acho que tem algo errado. Você obteve 50% de atenuação com o US-05. Eu já obtive 70~75%. Pode ter sido erro na brassagem (temperatura) mas você tirou o fermento da primária e baixou a temperatura sem ter conferido a FG ? Então pode ser isto.

Foi isso o q fiz sim pode ter sido esse o erro então?
O q fazer agora?

Cara, inicialmente gostaria de fazer uns comentários sobre o processo:
Como tu controlou o tic 17? Poço de temperatura? Colado no fermentador e devidamente isolado? Uma possibilidade é um controle mal feito (sensor solto na geladeira ou dentro de um copo de água, por exemplo)...

Porque fazer a primaria em temperatura superior a secundária?
O conceito é justamente o inverso. Seria começar em 17 e subir, e não começar alto e descer. O aumento de temperatura é catalisador de reações. Ou seja, quanto mais quente, mais rápido as reações acontecem, porém, mais subprodutos são gerados. Como no início da fermentação tem muito açúcar disponível e bastante viabilidade de células, se trabalha em temperaturas mais baixas. Conforme a fermentação acontece, a quantidade de açúcar diminui, e a atividade celular também. É nesse momento que se deve começar a aumentar a temperatura, pois assim tu vai ajudar o fermento a continuar fermentando. Terminando a atenuação, termina a primária e inicia a secundária, que tem por objetivo absorver subprodutos gerados pela própria fermentação, que são gerados basicamente no início da fermentação. Haverá mais subprodutos quanto MAIOR a temperatura e MENOR a viabilidade de células no inicio da fermentação.
Outra coisa. Não tem porque tu extrair o fermento para fazer a secundária... Se for extrair (e não é necessário), extrai só no final da fermentação, quando for levar para a clarificação ou fazer dry hopping.
Recomendo que leias o tópico fixo do guenther sobre fermentação. É a parte mais importante do processo, e tem capacidade de arruinar qualquer cerveja...

Com 66 graus não há tendência de muitos açucares não fermentáveis.
Qual a % de malte caramelo da receita? Eles tem por característica gerarem açucares não fermentáveis, mas em concentrações normais, não levariam uma IPA a 1025. Tu utilizou alguma receita já pronta ou tu mesmo que fez?

Eu mesmo fiz a receita
Usei 5% de malte caramelo
O sensir do TIC 17 está na parede do Fermentador com isopor
Vou ler o tópico q tu indicou p aprender mais
O q tu me sugeri p fazer ou está tudo perdido?

Eu mesmo fiz a receita
Usei 5% de malte caramelo
O sensir do TIC 17 está na parede do Fermentador com isopor
Vou ler o tópico q tu indicou p aprender mais
O q tu me sugeri p fazer ou está tudo perdido?

O problema foi pré-determinar uma quantidade de dias e abaixar a temperatura arbitrariamente após esse período. Só abaixe depois de passar por toda a fermentação, que inclui completar a atenuação e a parte secundária.

Dificilmente vc irá consertar isso agora, o que não significa que está tudo perdido. Se a cerveja ficou bebível, engarrafe e monitore de perto a carbonatação das garrfas, porque elas podem explodir caso esse açucar residual volte a fermentar. Leia os tópicos fixos do Guenther na area de fermentação e arrume o processo na próxima. Não desanime, são erros normais no início.

Abraço

Obrigado pelas dicas, vou ler os tópicos do guenther e engarrafar.

Saúde a todos

"7 dias a 20 graus extrai o fermento"

Por que ?

Coloque mais fermento.... ainda deve ter muito açucar fermentável.

Minha impressão, que pode estar equivocada, mas acredito que impacte pois concordo com o Tiago que é sua primeira leva e erros são comuns de acontecerem.. então vale a pena comentar pra tentar te ajudar a achar onde teve a falha pra corrigir nas próximas.. Mas como ele disse, não desanima não.

1 - Acho que 75min de mostura foi pouco pra transformar todo açucar em fermentável. Deve ter restado muitos açucares de cadeia longa, e te indicaria a fazer 90 minutos nas próximas.

2 - Você utilizou apenas um pacote de fermento pra 20L?
Se sim, foi pouco.. desta forma a fermentação realmente levaria mais que 7 dias.. ainda mais com mosturação de 75 minutos.. Pra esse volume de 20L o indicado seria de 2 pacotes.. que também sofreriam um pouco com cadeias longas (não fermenáveis).

3 - Não precisa remover o fermento nem mudar de recipiente a cerveja entre fermentação e maturação.. é totalmente desnecessário.. apenas entenda que um processo (maturação) se inicia logo após o termino do outro (fermentação) independente do que você faça.. é como um ser vivo.. após ficar pronto (nascer), ele só envelhece (matura).. não importa onde esteja.
No seu lugar, eu aguardaria 3 semanas (21 dias) e só transfegaria pra incluir o priming e engarrafar.

Boa sorte ai.
abs

Obrigado luccas, vou corrigir meu processo, gostei da sua sugestão de 90 min, andei estudando umnpouco mais essa semana após o post do pessoal e sua sugestão é legal

Deu certo sim, ficou massa.
A dica dos 90 min e dois pacotes melhorou muito

Back