• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

English Session American IPA

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Gabrielcalo

Well-Known Member
Reaction score
128
Galera, estou querendo fazer uma session IPA e tentar a combinação de lúpulos americanos com fermento inglês. Quero ver como fica a combinação do perfil mais esterificado do fermento com a característica dos lúpulos americanos.

Alguém já tentou esta mistura e teria algumas dicas e dizer o que achou da combinação, se fica legal ou não.

Abaixo está a receita para darem uma avaliada.

Recipe Type: All Grain
Yeast: London ESB (Bio4 #SY030))
Batch Size (L): 22L
Original Gravity: 1.048
Final Gravity: 1.013
IBU: 38
Boiling Time (Minutes): 90
Primary Fermentation Temp): 18°C
Secondary Fermentation Temp): 21°C

3,56 kg Pale Malt (6,5 EBC) Grain 2 82,3 %;
0,26 kg .Munich Light [Munich I - 15] (15,0 EBC) Grain 3 6,0 %;
0,17 kg . Crystal Grain 4 4,0 %;
0,17 kg Carapils (3,0 EBC) Grain 5 4,0 %;
0,16 kg Sugar, Table (Sucrose) (2,0 EBC) Sugar 8 3,7 %

Saccharification: 67°C por 90 min;
Mash Out : 76° por 15 min;

8,00 g Mosaic [12,00 %] - First Wort 90,0 min;
8,00 g Columbus (Tomahawk) [14,00 %] - First Wort 90,0 min;
14,00 g Cascade [5,50 %] - Boil 15,0 min
15,00 g Chinook [13,00 %] - Boil 5,0 min
15,00 g Chinook [13,00 %] - Steep/Whirlpool 0,0 min;
50,00 g Chinook [13,00 %] - Dry Hop 4,0 Days

gabrielcalo,

Acho que fica legal sim, inclusive faz bastante sentido usar um fermento menos atenuativo numa cerveja session.

Como não é apenas o fermento que define o estilo, nem todas as IPAs americanas usam fermento neutro como o US-05. Já vi várias receitas de AIPAs com fermentos de linhagens inglesas. Os clones pra cervejas da Stone por exemplo usam WLP002, se não me engano o fermento que eles usam é derivado de alguma dessas linhagens.

Eu só desaconselho usar açucar numa session IPA, pode ficar aguada.

Abraço

Concordo com o Tiago, eu venho usado S-04 em muitas das minhas AIPAS.

Cara eu fiz uma session tempos atrás, base pale e uma pequena quantidade de crystal para a cor.

Eu mosturei bem baixo por 90 minutos, pois queria uma cerveja bem seca, com corpo baixo, que desse para beber tranquilamente em um dia de sol na praia. O ABV dela, se não me engano ficou em 4.5%. Usei Amarillo e Simcoe...e depois dessa cerveja ainda não consegui achar uma combinação melhor (pelo menos para o meu paladar) de lúpulos.

Esse ano vou repetir essa mesma receita em Out/Nov.

gabrielcalo,

Acho que fica legal sim, inclusive faz bastante sentido usar um fermento menos atenuativo numa cerveja session.

Como não é apenas o fermento que define o estilo, nem todas as IPAs americanas usam fermento neutro como o US-05. Já vi várias receitas de AIPAs com fermentos de linhagens inglesas. Os clones pra cervejas da Stone por exemplo usam WLP002, se não me engano o fermento que eles usam é derivado de alguma dessas linhagens.

Eu só desaconselho usar açucar numa session IPA, pode ficar aguada.

Abraço

Legal Tiago, vou seguir a dica e retirar o açúcar. Não sabia destes exemplos, sempre segui as orientações de utilizar levedura neutra para o estilo, então surgiu essa ideia, já que estou gostando muito desta levedura em minhas english pale ales.

Abraço!

@lpera, obrigado pelos relatos. Mas vou aproveitar o fato da levedura não ser tanto atenuativa e deixar um pouco de corpo, justamente por ser uma cerveja já leve, o que geralmente dá aquela sensação de "aguada". Depois conto como ficou.

Valeu!

Legal Tiago, vou seguir a dica e retirar o açúcar. Não sabia destes exemplos, sempre segui as orientações de utilizar levedura neutra para o estilo, então surgiu essa ideia, já que estou gostando muito desta levedura em minhas english pale ales.

Abraço!

@lpera, obrigado pelos relatos. Mas vou aproveitar o fato da levedura não ser tanto atenuativa e deixar um pouco de corpo, justamente por ser uma cerveja já leve, o que geralmente dá aquela sensação de "aguada". Depois conto como ficou.

Valeu!

Sim, se usa ela normalmente para pales inglesas, como agora sua intenção é uma americana pela escolha dos lúpulos, é comum usar o US05 que é a levedura utilizada normalmente para esses estilos neutros americanos.

Mas como eles disseram vai do desejo do cervejeiro e do objetivo, use o que achar melhor.

E aí Gabriel, como ficou sua receita??

Estou pesquisando bastante pra fazer a Session tentando busca o melhor equilíbrio entre corpo e amargor.

Como foi a experiência com a levedura inglesa?

Abraço

E aí Gabriel, como ficou sua receita??

Estou pesquisando bastante pra fazer a Session tentando busca o melhor equilíbrio entre corpo e amargor.

Como foi a experiência com a levedura inglesa?

Abraço

Olá Miller,

Para ser sincero não repetirei essa receita. A combinação não ficou tão agradável quanto imaginei, mas de repente foi a combinação do chinook com a levedura inglesa. Sobre o corpo, ainda não ficou como deveria, faltou um pouco.

Se fosse fazer novamente, aumentaria a proporção de crystal, trocaria o lúpulo de aroma e faria uma mostura e 68°C.

Abraço!

Cara eu fiz uma session tempos atrás, base pale e uma pequena quantidade de crystal para a cor.

Eu mosturei bem baixo por 90 minutos, pois queria uma cerveja bem seca, com corpo baixo, que desse para beber tranquilamente em um dia de sol na praia. O ABV dela, se não me engano ficou em 4.5%. Usei Amarillo e Simcoe...e depois dessa cerveja ainda não consegui achar uma combinação melhor (pelo menos para o meu paladar) de lúpulos.

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Fala ae Ipera!!

Está nos meus planos fazer uma session IPA para esse calorão, bem fácil de beber, e tenho lido vários posts seus sobre a dupla de lúpulos acima ser uma combinação perfeita. Resolvi testar essa combinação mas estou com algumas dúvidas.
Quais são os tempos de lupulagem com Simcoe e Amarillo que você costuma usar?? E como são usados? Simcoe para amargor e Amarillo para sabor/aroma?
Vi algumas receitas com Amarillo pro amargor e os dois, Simcoe e Amarillo, para sabor/aroma. Qual a sua dica?
Em meus estudos li que o Simcoe é bem forte, tem um caráter resinoso muito marcante e que se não souber trabalhar com ele pode acabar se sobressaindo sobre os outros lúpulos. Até gosto do caráter resinoso, mas não pode ser tão marcante.
Outra dúvida é com relação a temperatura de mostura ... li que para sessions se mostura em faixas mais altas, tipo 68°/69°C.
Valeu!!

Rodrigo de Moura

---------------------------------------------------------------------------------------------------
Fala ae Ipera!!

Está nos meus planos fazer uma session IPA para esse calorão, bem fácil de beber, e tenho lido vários posts seus sobre a dupla de lúpulos acima ser uma combinação perfeita. Resolvi testar essa combinação mas estou com algumas dúvidas.
Quais são os tempos de lupulagem com Simcoe e Amarillo que você costuma usar?? E como são usados? Simcoe para amargor e Amarillo para sabor/aroma?
Vi algumas receitas com Amarillo pro amargor e os dois, Simcoe e Amarillo, para sabor/aroma. Qual a sua dica?
Em meus estudos li que o Simcoe é bem forte, tem um caráter resinoso muito marcante e que se não souber trabalhar com ele pode acabar se sobressaindo sobre os outros lúpulos. Até gosto do caráter resinoso, mas não pode ser tão marcante.
Outra dúvida é com relação a temperatura de mostura ... li que para sessions se mostura em faixas mais altas, tipo 68°/69°C.
Valeu!!

Rodrigo de Moura
Não posso comprovar isso q to te falando, e te dizer q serve de regra geral, mas as vezes, que tento equilibrar os dois lupulos para eles brilharem juntos, olho a composição de oleo por grama de lupulo em pellet e penso nas gramas, pensando na quantia de óleo, sacou?
Recentemente fiz uma apa com 4g/l de mosaic/citra em late addition, o lúpulo pegou bem no sabor, diria que é uma proporção que obterá bons resultados, se for para 20 litros euu iria de 30 ou 25g de simcoe e 40g de amarillo, aí dry-hopping fica a teu critério, mas se não fizer, joga um pouquinho mais no flameout, se ta com medo de ficar muito simcoe, põe só amarillo em 0', mas pensa q lupulo demais é melhor que lupulo de menos, e mete bala, se achar q ficou forte, abaixa nas próximas.
Sobre amargor, tenta alcançar ele só com as late addition, se não der, joga simcoe no FWH.

Back