Inglorious Brewers
Well-Known Member
Você refere que um starter perfeito não é necessário, o que implica em dispensar o uso de zinco e nutrientes, pois a função primária do starter é começar a fermentação.
Isso me deixou com dúvidas, se essa mesma lógica se aplicaria ao processo de fermentação.
Jamal, que é um cara cuja opinião eu respeito muito, fala que três coisas são importantes para a levedura na fermentação: oxigênio (no início da fermentação); zinco e FAN - Free Amino Nitrogen (obtido através do levedo de cerveja).
Minha pergunta é qual sua opinião sobre tais nutrientes para a etapa fermentativa? E qual sua opinião sobre o uso de azeite de oliva nesta etapa, já que sabemos que a solubilidade de oxigênio no mosto é um tanto restrita?
Primeiro de tudo, o Jamal está 100% certo e minha opinião não diverge em nada da dele. Mas o ponto é que o starter não é um caso de stress no qual você precisa se preocupar com leveduras travando sua fermentação, ficando lenta e etc. No geral sua OG é baixa, sua oxigenação é ótima, a temperatura é favorável, além do dme ser rico em muito nutrientes (exceto Zn). Então a menos que sua levedura esteja em uma situação delicada, ela não precisa de suplementação no starter.
Minha opinião sobre nutrientes é que eles ajudam bastante na fermentação, mas qualquer super suplementação pode prejudicar a fermentação ao invés de ajudar, por isso não recomendo para HB.
Sobre o azeite, eu nunca usei, apenas li artigos, em teoria faz muito sentido, levando em consideração que a levedura usa O2 na síntese de ácidos graxos durante a reprodução. Também sei que aumenta a produção de ésteres. Na escala HB vc teria que usar uma quantidade tão pequena que é ruim de dosar. Embora o O2 seja um problema, é muito difícil vc mandar para o fermentador um mosto pobre em O2.
Att.