• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Duvida Atenuação

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

wurdig

Member
Reaction score
0
Pessoal, estou na minha terceira brassagem e tenho obtido alguns resultados que não consigo identificar o motivo:
1 brassagem foi uma Blond Ale que tinha previsão de 4,8% de álcool, porem finalizou a atenuacao e obtive 5,8% de álcool OG 1049 e FG 1005 ( esperado era 1012)
Na segunda uma Irish Red Ale que ficou dentro do esperado.
Na terceira, uma Ipa, com OG de 1068 com previsão de FG de 1016 já está em 1012 e ainda não terminou de atenuar.

As medições foram realizadas com refratometro e durante a medição na fermentação, aplicada a correção da densidade.

Queria tentar entender pq estão atenuando mais do que o esperado.

Alguma sugestão?

Temperatura de mostura.
Deve estar baixa e gerando mais açúcares fermentáveis que o desejado.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

Temperatura de mostura.
Deve estar baixa e gerando mais açúcares fermentáveis que o desejado.

Não acho que seja a temperatura, na primeira leva, fiz rampa, mantendo a 65 e corrigindo a cada 10 min durante 50 min, depois subindo a aproximadamente 72 por 10 min e por fim mashout a 78 por 2 min

Na segunda foi rampa única a 67, porem isolando a panela e depois de 1h:30 estava a 62. Não foi feito o mashout

Na segunda foi rampa única a 67, porem isolando a panela e depois de 1h:30 estava a 62. Não foi feito o mashout
Na segunda está explicado. Tu ficou numa faixa muito mais para Beta que alfa amilase. Produziu mais fermentáveis.
Dá uma olhada no gráfico

ab39a4c183cbdd09b61498826fea3cc3.jpg

Não acho que seja a temperatura, na primeira leva, fiz rampa, mantendo a 65 e corrigindo a cada 10 min durante 50 min, depois subindo a aproximadamente 72 por 10 min e por fim mashout a 78 por 2 min

Também não acho que seja temperatura.

Você conhece alguém que possui densímetro? O refratômetro, apesar de super prático, nem sempre é o ideal pra medir a densidade do mosto cervejeiro. Inclusive é possível haver variações de mosto pra mosto, impossibilitando a aplicação de um fator de correção genérico, o que faz com que muita gente recomende o não uso dessa ferramenta.

Além disso, em medições de FG ainda é necessário descontar o álcool (provavelmente você tenha feito isso nas calculadoras online).

Por fim, lembrando que a atenuação das leveduras não é algo exato, pode variar, com. o tempo você vai aprendendo como elas funcionam no seu mosto.

Ah, uma possibilidade, mas que acho improvável, é uma contaminação. Dependendo do contaminate ele pode conseguir fermentar açúcares que o saccharomyces não consegue, explicando a atenuação além do esperado.

Acredito pelo que estudei ate agora que a temperatura, mais pra faixa de extração beta amilase ta fazendo você extrair um mosto mais fermentavel. Se mantiver mais próximo de 70 talvez corrija.

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk

Pessoal, estou na minha terceira brassagem e tenho obtido alguns resultados que não consigo identificar o motivo:
1 brassagem foi uma Blond Ale que tinha previsão de 4,8% de álcool, porem finalizou a atenuacao e obtive 5,8% de álcool OG 1049 e FG 1005 ( esperado era 1012)
Na terceira, uma Ipa, com OG de 1068 com previsão de FG de 1016 já está em 1012 e ainda não terminou de atenuar.

As medições foram realizadas com refratometro e durante a medição na fermentação, aplicada a correção da densidade.

Alguma sugestão?

Minha sugestão: Para medir FG, compre um densímetro...

No Lamas tem um minidensímetro que vc gasta 80ml de cerveja para medir...

Acredito pelo que estudei ate agora que a temperatura, mais pra faixa de extração beta amilase ta fazendo você extrair um mosto mais fermentavel. Se mantiver mais próximo de 70 talvez corrija.

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk
Com 70°C tu pode ter muito corpo e pouco álcool.
Use 70 no máximo e deixe quieto para esfriar. Isto está muito próximo da tempo que inativa a Beta amilase, correndo o risco de ter só não fermentáveis.

Alguma sugestão?
Cara, meça com densímetro, e depois a gente conversa. :)

Grande maioria das vezes que eu vejo gente aplicando correções em refratômetro, se comparar com a leitura de um densímetro, não dá igual.

Abraço,

Cara, meça com densímetro, e depois a gente conversa. :)

Grande maioria das vezes que eu vejo gente aplicando correções em refratômetro, se comparar com a leitura de um densímetro, não dá igual.

Abraço,

Sim, pretendo fazer isso na próxima leva, pegarei um emprestado com um amigo...
Por enquanto obrigado a todos pela ajuda e opiniões... Irei postar a evolução para ver como "termina" essa história....

Back