Tiago
Well-Known Member
- Reaction score
- 1,327
Eai galera
Gostaria de dar aquele sabor extra de aveludado na cerveja, li aqui no forum que o responsável por essa sensação é o óleo Humulona.
Gostaria de fazer um DH na fermentação Secundaria, esse óleo é melhor extraído em até quantos dias?
Qual o percentual de Humolona do lúpulo é indicado pela essa sensação no Dry Hopping?
Muito obrigado pela ajuda e compreensão de todos.
Abraço...
Olá Rodrigo,
Procure abrir tópicos novos pra perguntas novas. Isso vai te ajudar nas respostas, suscitar discussões mais interessantes e ajudar quem pesquisa pelo mesmo assunto.
Fora isso, dry hopping como forma de aveludar a cerveja seria um assunto bem polêmico, porque ocorre frequentemente o contrário, dele criar uma sensação adstringente e gramínea, quando o contato é prolongado.
Eu não sei responder quanto à humulona, mas manteria o tempo de contato de no máximo 3 dias, certamente, se o objetivo é esse. Mas observe que essa técnica tem um efeito muito mais proeminente de dar aroma de lúpulo à cerveja do que qualquer outra coisa. Então se vc procura "aveludar" o mouthfeel da cerveja, minha opinião é de esquecer o dry hopping e partir para um grão rico em beta-glucanos.
Nesse sentido sugiro aveia ou cevada não maltadas, ou malte de centeio. Pode começar experimentando 5% de algum desses na receita e modificar a partir do resultado.
Abraço