• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Dry Hopping

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Eai galera
Gostaria de dar aquele sabor extra de aveludado na cerveja, li aqui no forum que o responsável por essa sensação é o óleo Humulona.
Gostaria de fazer um DH na fermentação Secundaria, esse óleo é melhor extraído em até quantos dias?
Qual o percentual de Humolona do lúpulo é indicado pela essa sensação no Dry Hopping?
Muito obrigado pela ajuda e compreensão de todos.
Abraço...

Olá Rodrigo,

Procure abrir tópicos novos pra perguntas novas. Isso vai te ajudar nas respostas, suscitar discussões mais interessantes e ajudar quem pesquisa pelo mesmo assunto.

Fora isso, dry hopping como forma de aveludar a cerveja seria um assunto bem polêmico, porque ocorre frequentemente o contrário, dele criar uma sensação adstringente e gramínea, quando o contato é prolongado.

Eu não sei responder quanto à humulona, mas manteria o tempo de contato de no máximo 3 dias, certamente, se o objetivo é esse. Mas observe que essa técnica tem um efeito muito mais proeminente de dar aroma de lúpulo à cerveja do que qualquer outra coisa. Então se vc procura "aveludar" o mouthfeel da cerveja, minha opinião é de esquecer o dry hopping e partir para um grão rico em beta-glucanos.

Nesse sentido sugiro aveia ou cevada não maltadas, ou malte de centeio. Pode começar experimentando 5% de algum desses na receita e modificar a partir do resultado.

Abraço

Rodrigaoheitor,

Complementando o que o Tiago disse acima, sobre o dry hopping deixar mais "violento" o sabor e o aroma, não vai ser no dry que vc vai deixar um sabor menos áspero, mas sim no lúpulo de amargor usado na fervura.....
Já li em diversos posts aqui, e em outros blogs e fóruns, que foi notado um amargor menos áspero, ou mais 'macio' quando se usa o First Wort Hopping na lupulagem de amargor, onde é adicionado o lúpulo ao mosto na panela de fervura antes de iniciá-la....

Rodrigaoheitor,

Complementando o que o Tiago disse acima, sobre o dry hopping deixar mais "violento" o sabor e o aroma, não vai ser no dry que vc vai deixar um sabor menos áspero, mas sim no lúpulo de amargor usado na fervura.....
Já li em diversos posts aqui, e em outros blogs e fóruns, que foi notado um amargor menos áspero, ou mais 'macio' quando se usa o First Wort Hopping na lupulagem de amargor, onde é adicionado o lúpulo ao mosto na panela de fervura antes de iniciá-la....

Água estritamente mole tb deixa menos áspero o amargor do lúpulo, bem como a escolha certa do lúpulo amargor. Fiz uma imperial black rye IPA com 100 ibu e o amargor tá muito agradável, nada áspero ou agressivo.

Água estritamente mole tb deixa menos áspero o amargor do lúpulo, bem como a escolha certa do lúpulo amargor. Fiz uma imperial black rye IPA com 100 ibu e o amargor tá muito agradável, nada áspero ou agressivo.

qual lupulo pra amargor?

Qual lúpulo usou?
Então usei vários lúpulos mas de amargor foi Polaris e chinook. E minha água é muito mole e pH 5,2 o laudo deu 0 de dureza, ou seja praticamente nada de CaCo3, NaHCO3, CaCl. Segue receita para vc ver a lúpulagem.

Attachments

• Receita Imperial Black Rye IPA.pdf
    160.6 KB
Então usei vários lúpulos mas de amargor foi Polaris e chinook. E minha água é muito mole e pH 5,2 o laudo deu 0 de dureza, ou seja praticamente nada de CaCo3, NaHCO3, CaCl. Segue receita para vc ver a lúpulagem.

Sobre esse teste que você fez na sua água, as unidades usadas para medir o CaCo3, NaHCO3, CaCl foi ppm ou 1°dKH???
Abraços....

Pessoal, acho que fiz cagada..

Estou fazendo o DH em temperatura ambiente, e o lúpulo joguei direto no balde.

Abri hoje pra dar uma conferida e virou uma "plasta" de lúpulo que está no topo do fermentador..

E ai, será que deu merda ?

Pessoal, acho que fiz cagada..

Estou fazendo o DH em temperatura ambiente, e o lúpulo joguei direto no balde.

Abri hoje pra dar uma conferida e virou uma "plasta" de lúpulo que está no topo do fermentador..

E ai, será que deu merda ?

É normal, com cold crash ele decanta

Sobre esse teste que você fez na sua água, as unidades usadas para medir o CaCo3, NaHCO3, CaCl foi ppm ou 1°dKH???
Abraços....

Na verdade o teste foi genérico, não mediu esses sais separadamente. Deu medida de dureza = 0. Ou seja praticamente ausência desses sais

Fala ae Galera!!
Fiz no dia 07/04/2016 um dry hopping em uma APA na fase de maturação com temperatura entre 22 e 23 graus. Outro detalhe eh que nao faço trasfega para outro balde. O próximo passo eh esperar 3 dias e no dia 10/04 vou iniciar o cold crash para 3 graus. Como minha geladeira eh lenta, penso que vai levar uns 2 a 3 dias para chegar a temperatura alvo do cold crash. Após atingir a temperatura alvo faço a cristalização com gelatina e com isso vou aguardar mais 3 dias para depois envasar. Bom, fazendo as contas serao 9 dias em que o lúpulo ficará em contato com a cerveja.
Duvida: pode o lúpulo ficar tanto tempo assim em contato com a cerveja? Qual a melhor pratica ou dica para esse caso?
Muito obrigado a todos!!

Rodrigo de Moura

Fala ae Galera!!
Fiz no dia 07/04/2016 um dry hopping em uma APA na fase de maturação com temperatura entre 22 e 23 graus. Outro detalhe eh que nao faço trasfega para outro balde. O próximo passo eh esperar 3 dias e no dia 10/04 vou iniciar o cold crash para 3 graus. Como minha geladeira eh lenta, penso que vai levar uns 2 a 3 dias para chegar a temperatura alvo do cold crash. Após atingir a temperatura alvo faço a cristalização com gelatina e com isso vou aguardar mais 3 dias para depois envasar. Bom, fazendo as contas serao 9 dias em que o lúpulo ficará em contato com a cerveja.
Duvida: pode o lúpulo ficar tanto tempo assim em contato com a cerveja? Qual a melhor pratica ou dica para esse caso?
Muito obrigado a todos!!

Rodrigo de Moura

Não vejo maiores problemas. Eu faço dessa forma, mas deixo 2 dias só depois da gelatina a 0ºC.

Galera, ao adicionar os pelets sem trasfegar, eles rapidamente caem sobre o fermento, o que teoricamente diminuiria a extração.

Pensando nisso, o que acham de dar uma "quebrada/moída" neles antes de adicionar? Dentro da própria embalagem do lúpulo, só dando uma prensada no saco mesmo.

Acho que assim eles boiariam mais tempo e também aumentaria a superfície de contato. Muita viagem? :D

Galera, ao adicionar os pelets sem trasfegar, eles rapidamente caem sobre o fermento, o que teoricamente diminuiria a extração.

Pensando nisso, o que acham de dar uma "quebrada/moída" neles antes de adicionar? Dentro da própria embalagem do lúpulo, só dando uma prensada no saco mesmo.

Acho que assim eles boiariam mais tempo e também aumentaria a superfície de contato. Muita viagem? :D

Eu jogo por cima e nunca tive problema...você pode colocar numa hopbag com um pesinho (sanitizado, por favor) pra garantir que ele vai ficar no meio...

Sim, eu também jogo direto e tenho bons resultados.
Estava pensando em uma possível melhora no processo.

Se vc tem uma boa sanitização e domina bem a técnica de trasfega, o ideal é fazer a trasfega para outro balde para eliminar o fermento decantado no fundo. Daí faz o dry hopping e dá uma sacudida no balde diariamente para levantar o lúpulo. Assim seu dry hopping vai ser muito mais eficiente

Posso fazer dry hopping com dois tipos de lúpulos no mesmo hop bag? Uma vez que, de qualquer forma, vão misturar no mosto.
Ou é aconselhável usar um hop bag para cada tipo de lúpulo que for usado?

Posso fazer dry hopping com dois tipos de lúpulos no mesmo hop bag? Uma vez que, de qualquer forma, vão misturar no mosto.
Ou é aconselhável usar um hop bag para cada tipo de lúpulo que for usado?

Faz tudo junto.

Como o colega explicou ai encima, double DH vc faz duas vezes o procedimento, uma no final da fermentacao(geralmente melhor extracao de oleos), e uma na maturacao, sempre faco na maturacao e o resultado fica incrivel, muito aroma, porem eu uso quantidades maiores, mais de 60g de lupulo, teve uma que botei 160g de lupulos americanos para 20l...ficou demais

Tenho utilizado 1 DH 100g / 26L de 5 dias a 20,0C mas pretendo aumentar.

O que é mais eficiente, 1 DH de 120g ou 2 de 60g?

Como o colega explicou ai encima, double DH vc faz duas vezes o procedimento, uma no final da fermentacao(geralmente melhor extracao de oleos), e uma na maturacao, sempre faco na maturacao e o resultado fica incrivel, muito aroma, porem eu uso quantidades maiores, mais de 60g de lupulo, teve uma que botei 160g de lupulos americanos para 20l...ficou demais

Toda vez que eu faço DH de mais de 3 dias, me arrependo pelo cheiro de grama que fica. prefiro fazer DH de 2 dias e na sequencia, faço outro. Fica bem melhor.
Abraço

Pessoal após dry hop, ao retirar o lúpulo submerso este aumentou muito de tanho. Ao retirar o saco deve-se espremer para retirar a cerveja que está mais concentrada com lúpulo para melhor aproveitamento ou isso pode passar off flavors?

Rodrigo, eu fiz exatamente isso quando fiz a minha IPA. Eu fiz o dry hopping com o lúpulo solto mesmo, ficou algum boiando, e bastante em suspensão ainda. Mas como eu tava usando uns galões de água pra maturar e não tinha torneira eu usei o sifão e coloquei um pedaço de voil na ponta e funcionou perfeitamente.

Vai com fé que dá! :)

Onde você colocou esse pedaço de voil, na ponta do sifão que está no balde que você está tirando a cerveja, ou do balde que vai receber a cerveja ??

Pergunto isso pois meu primeiro DH fiz jogando o lúpulo direto no fermentador, e ficou com essa camada de lúpulo no topo. Mesmo com 2 dias de cold crash, na hora de engarrafar ainda tinha uma película de lúpulo no topo.

Eu sempre deixo a garrafa em pé na geladeira, mas os últimos 3, 4 dedos da garrafa estão deixando a cerveja bem turva, um misto de marron e verde..

Cara para deixar a cerveja cristalina sempre faço cold crash de 3 dias, aí uso a gelatina e mais 2 dias, na msm temperatura do cold crash. Fica cristalina.

Mas neste caso são 5 dias de cold e gelatina, e somando mais uns 5 dias de DH seriam 10 dias no total, não é muito tempo em contato com o lúpulo ???

Irmao, acho q dois DH deixa mais aroma que apenas um DH...faz o teste....e ja deixei ate 10 dias de DH e nunca tive gosto de grama na cerva...pode ser sorte ou eu nao sinto o cheiro....e ficaram muito boas

Mas neste caso são 5 dias de cold e gelatina, e somando mais uns 5 dias de DH seriam 10 dias no total, não é muito tempo em contato com o lúpulo ???

Sim, por isso o legal é escalonar e usar o hopbag. Fazendo sem hopbeg e sem escalonar venho percebendo um grass no fundo.

Back