• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Divergência de temperaturas - Poço termométrico

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fnandolp

Well-Known Member
Reaction score
8
Olá, cervejeiros!
Atualmente estou fermentando minhas cervejas em um freezer dedicado com controle de temperatura através de um TIC-17 com o sensor inserido em um poço termométrico de aço inox instalado no balde fermentador. Ocorre que quando retiro a cerveja para fazer a medição de densidade, a temperatura da amostra sempre está dois ou três graus acima do indicado (e programado) no TIC! Pensei em acrescentar algo dentro do poço para uniformizar a temperatura (pensei no álcool isopropílico) ou, alternativamente, programar o TIC sempre para dois graus abaixo do desejado.
Acontece com mais alguém? Qual a solução ideal?
:mug:

Que temperatura estava originalmente?

É preciso lembrar que, por exemplo, se ela estava gelada, só o fato de tirar do freezer, abrir a torneira e colocar num copo/proveta que estava a temperatura ambiente é suficiente pra subir a temperatura em 3, 4, 5 graus.

Se quiser fazer um teste válido pra isso?

Coloca o sensor do TIC dentro de um copo d`água junto com outro termômetro e compara.

Sobre a "folga" dentro do poço termométrico para com sensor............... praticamente não faz diferença. Essa folga, se houver, faz uma pequena diferença na VELOCIDADE de detecção de temperatura, mas não na temperatura em si.

Abraço,

Olá, cervejeiros!
Atualmente estou fermentando minhas cervejas em um freezer dedicado com controle de temperatura através de um TIC-17 com o sensor inserido em um poço termométrico de aço inox instalado no balde fermentador. Ocorre que quando retiro a cerveja para fazer a medição de densidade, a temperatura da amostra sempre está dois ou três graus acima do indicado (e programado) no TIC! Pensei em acrescentar algo dentro do poço para uniformizar a temperatura (pensei no álcool isopropílico) ou, alternativamente, programar o TIC sempre para dois graus abaixo do desejado.
Acontece com mais alguém? Qual a solução ideal?
:mug:

O problema está no recipiente em que você está retirando a cerveja. Exemplo: copo de vidro. O copo está na temperatura ambiente, que é mais alta que a temperatura da fermentação. A temperatura se eleva porque deve ocorrer um equilibrio térmico entre a cerveja e o copo. Outro fator que deve considerar é o ERRO que cada aparelho têm, ainda mais ele sendo eletrônico versus termômetro de mercúrio usado para medir a cerveja depois de retirada do fermentador. São algumas váriáveis envolvidas que se devem levar em consideração.

Vixe ... quando comecei a responder ainda não havia nenhuma resposta ... kkk

Moro em Fortaleza/CE, temperatura ambiente por volta dos 29, 30°C, então realmente as trocas de calor devem ocorrer bem rápido! Não tinha levado isso em consideração, obrigado pelas respostas, vou manter como está!

Latest posts

Back