• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Dica de iniciante

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Bergami

Well-Known Member
Reaction score
1
Saudações!

Irônico eu dar dica de algo pois sou um amador no assunto, mas queria dar uma dica que acho bacana pra quem quer fazer sua primeira breja.

Comprei um kit trigo no Lamas e fiquei surpreso na receita como era fácil de fazer, pois segundo ela, a fermentação é a 24ºC durante 9 dias. Uma temperatura muito fácil e não requer praticamente controle nenhum.

Então vou dar uma dica aqui pra quem quer investir até R$100:

Obrigatorio:

Kit trigo 5L - R$19
Fermento Seco WB-06 - R$16
Termometro - R$40

Total: R$75

:tank:

Saudações!

Irônico eu dar dica de algo pois sou um amador no assunto, mas queria dar uma dica que acho bacana pra quem quer fazer sua primeira breja.

Comprei um kit trigo no Lamas e fiquei surpreso na receita como era fácil de fazer, pois segundo ela, a fermentação é a 24ºC durante 9 dias. Uma temperatura muito fácil e não requer praticamente controle nenhum.

Então vou dar uma dica aqui pra quem quer investir até R$100:

Obrigatorio:

Kit trigo 5L - R$19
Fermento Seco WB-06 - R$16
Termometro - R$40

Total: R$75

:tank:

Cara, não é porque o Lamas diz que esse é o perfil de fermentação que esse deve ser o perfil. A cerveja não vai ficar ruim, mas 24 graus para início de fermentação vai contra o que é indicado por praticamente todas as bibliografias/conhecedores. Sem contar que 24 graus de temperatura ambiente não é 24 graus dentro do fermentador.
Já fiz cerveja sem controle de temperatura, e nenhuma ficou ruim ou intragável, mas consegui perceber tanto diacetil quanto álcool superior em pelo menos uma leva (justamente a que tinha maior OG, em que a fermentação tende a ser mais intensa e o gradiente de temperatura interna x externa maior)
O que dou de dica é que um dos primeiros investimentos seja um controle de temperatura. Por exemplo, uma geladeira usada + um tic 17 sai uns R$ 300,00. Uma panela de mostura de 27 litros com válvula e fundo falso já montada sai em torno de R$ 300,00. Então, acho que mais vale ficar no BIAB e controlar temperatura de fermentação que investir em uma panela de mistura, por exemplo.
Mas jamais deixaria de fazer cerveja por não ter controle preciso de temperatura...

Bergami... sinceramente, o que diz de "fermentar a 24 ºC" está errado como recomendação geral para a imensa maioria dos casos. Inclusive, já conversei com o David sobre isso, que não deveriam indicar dessa forma.... ele concordo, mas pelo visto, não fizeram nada.

WB-06 é um fermento que de fato aceita altas temperaturas e baixa inoculação sem grandes problemas.... mas igual, não é recomendado.

Abraço,

Mesmo sendo errado eu entendo porque ele deixou assim.

Provavelmente quem compra esse tipo de kit "pronto" não tem material necessário pra fazer cerveja, muito menos controle de temperatura. Acho que quando ele diz 24ºC, nesse caso, ele acha que é melhor a cerveja ser fermentada no limite do que a pessoa ficar flutuando a temperatura numa tentativa de controlar ela apropriadamente.

O que você acha que é pior então: Fermentar no limite ou flutuar muito a temperatura de fermentação.

Ele me disse EXATAMENTE isso quando fui indagá-lo, dizendo que "a galera que está iniciando não tem como controlar temperatura".

O problema disso, é que indicando dessa forma, está colocando todos num mesmo pote.... e fazendo com que MESMO aqueles que são cuidadosos e fariam algo BEM melhor que fermentar a 24.... não o façam porque o manual não fiz pra fazer.

Ou seja, essa indicação elimina a possibilidade de mesmo que um cara que pode controlar, não controle, e não se importe, porque ele vai entender que se estiver até 24.. está bom.

A minha recomendação, que no final o próprio David concordou, foi.... "cara, adicione mais 10 ou 15 palavras nessa descrição, e já resolve tudo".

Exemplo: "Você pode fermentar de 18 a 24 graus, no entanto, é melhor começar a fermentação pela faixa mais baixa temperatura para obter melhores resultados, de preferência evitando variação."

Pronto.... explicação que simplifica para o iniciante, passa a mensagem principal, e não limita o cara que já quer começar com controle............. e tem MUITA gente hoje em dia que já começa a fazer cerveja com controle de temperatura mínimo.

Sem a mínima dúvida, entre ficar variando de 18 a 20, e começar a fermentar a 24...... não tenho a mínima dúvida que o primeiro caso é melhor para a maioria das cepas. Pra teres uma ideia, o livro Yeast indica que uma cerveja fermentada a 24 graus gera 10x mais acetaldeído que uma fermentada a 19.

Abraço,

No meu caso agora, da pra melhorar algo ou já é tarde de mais?

A fermentação acaba quarta-feira (9 dias).

No meu caso agora, da pra melhorar algo ou já é tarde de mais?

A fermentação acaba quarta-feira (9 dias).

Agora é tarde pra corrigir a questão da temperatura, não se deixe levar pela vontade de baixar ela porque isso será pior agora.

Os flavors e off-flavors são definidos nos primeiros 2~3 dias de fermentação, após isso o indicado é aumentar a temperatura pra que a fermentação seja completa. Então vc deve manter os 24ºC ou pode até aumentar 1 ou 2 graus, evite de deixar a temperatura cair porque senão terá fermentação incompleta e mais off-flavors.

Não se desespere quanto à cerveja, não quer dizer que esteja arruinada. Espere pra tomar conclusões quando provar ela pronta. Dificil é ter um cervejeiro caseiro que nunca tenha fermentado nessa temperatura, é uma situação pela qual a gente acaba passando e descobrindo... heheheh

Abraço

Back