Da pra fazer 60 litros na primeira brassagem da vida ?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Dec 27, 2018
Messages
6
Reaction score
3
Location
Catanduva
Bom dia galera, na ansiedade comprei tudo os equipamentos e ja pedi que mandassem com o malte moido. ( NEM PENSEI ) Agora que parei um pouco pra refletir, como eu vou fazer 60 litros de cerveja se eu nunca fiz isso na vida ?

Eu gostaria de alguma opniao, pego uma nova receita de 20 litros ou tento fazer 60 litros para nao perder o malte moido que veio no kit do equipamento , ja que ele vai perder as propriedades durante o tempo ?

Obrigados
 
da pra fazer sim, mas reserve seu dia todo pra isso, eu iniciei com 35 quando muitos me falavam pra iniciar com 10, não me arrependo, ficou muito boa a cerveja, mas antes de fazer a primeira li, assisti e estudei muito a receita e todos os métodos, rampas, fervura, lupulagem, etc..

to na terceira brassagem, as duas ultimas fiz 40 litros, ja estou pensando em aumentar minhas panelas
 
Minha sugestão é sempre começar pequeno e aprendendo.

Divida o material em 3 partes e faça 3 brassagens, onde pode variar técnicas ou aprender mais. compre outros lúpulos.

O malte, mesmo moído, se bem guardado (seco, sem luz, pacote bem fechado) dura um tempo razoável.

A vantagem é ter 3 lotes de aprox. 20l para provar e tomar.

60l dá um bom trabalho e toma um bom tempo, além do que demora um pouco para ser consumido, o que vai te deixar algum tempo sem brassar novamente.

Falo do meu caso:
comecei com 10l e em 2 meses já tinha 6 brassagens. Hoje (3 anos depois) faço entre 20 e 40 l por batelada, chegando a fazer duas de 20l simultâneas.
 
Bom dia galera, na ansiedade comprei tudo os equipamentos e ja pedi que mandassem com o malte moido. ( NEM PENSEI ) Agora que parei um pouco pra refletir, como eu vou fazer 60 litros de cerveja se eu nunca fiz isso na vida ?

Eu gostaria de alguma opniao, pego uma nova receita de 20 litros ou tento fazer 60 litros para nao perder o malte moido que veio no kit do equipamento , ja que ele vai perder as propriedades durante o tempo ?

Obrigados


Bom dia Guilherme. Respondendo diretamente sua pergunta: Dá pra fazer? Dá sim... dá pra fazer quanto litros seu maquinário aguentar, até mais de 5 mil litros da pra fazer.... mas não é o ideal. A primeira vez que fiz cerveja sozinho eu já tinha cansado de participar de outras brassagens, algumas inclusive bem grandes. Então eu já tinha experiência na primeira vez que brassei sozinho, que no caso foi 60 litros de um teste de receita de IPA com 22g de lúpulo/L. Tudo correu bem, a cerveja ficou bem legal.

Mas vou te contar algumas coisas: embora fazer cerveja em 10 litros e 10 mil litros seja no geral "a mesma coisa", existem muitas técnicas que você precisa aprender e aperfeiçoar antes, além do simples fato que um problema na brassagem de 10 litros é só "uma merdinha" geralmente fácil de arrumar, um problema na brassagem numa panela de mil litros pode ser catastrófico. Uma vez uma panela minha de 20 litros começou a vazar, eu apenas tirei tudo de dentro dela e arrumei, outra vez o fundo falso de uma panela de 500 L implodiu na recirculação, foi uma dor de cabeça sem tamanho. Então começar pequeno é sempre bom para que você tenha problemas menores e desperdice menos cerveja. Além de que você vai se acostumando com a forma correta de manusear seu equipamento.

No caso do que você colocou eu seguiria a dica do @jeanpaullopes, se tiver como (a panela permitir e você conseguir), divida a brassagem em volumes menores, três de 20L ou duas de 30L. Dessa forma se a primeira der errado, você tem mais 40 ou 30 Litros de cerveja para salvar na próxima.

Você não precisa perder o malte moído que veio no kit, você pode reduzir a receita, dividir ela em 3 parte e fazer as 3 brassagens seguidas ou guardar o malte moído no congelador.

Att.
 
Last edited:
Concordo com @jeanpaullopes e @Inglorious Brewers . Apesar de ser "a mesma coisa" brassar 20l e brassar 60l, o mais importante das suas primeiras brassagens e aperfeicoar a tecnica. Vc sempre pensa que ja tem tudo rendondo mas na hora do vamos ver, sempre alguma ou outra coisinha vai passando despercebido e tener material para fazer 3 brassagens e ter o triplo de experiencia. Faca 3 brassagens com esse material.
Boa sorte e boa cerveja.

Abz.
 
Pelo que você mesmo disse, você é ansioso. Se for igual eu - pouco teórico e mais prático - acaba aprendendo as coisas "fazendo", ou melhor: errando e aprendendo... hehehe
Mesmo já tendo uma boa báse teórica dos processos, estando confiante, eu faria como os amigos sugeriram. Dividindo em 2 ou 3 levas menores, você poderia comparar, testar algum procedimento diferente (tempos de adições de lúpulo, gelatina, rampas de temperatura, no chill, etc, etc), modificar a receita...
 
Back
Top