• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Dúvidas de iniciante! Minha primeira breja!

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Fala pessoal!! Já passaram umas 3 semanas q a cerveja tá na garrafa!! E a mudança foi bem grande! está com uma ótima carbonatação e boa espuma.

Uma coisa q percebi, comparando ela com outras weiss foi q a minha está com um gosto ligeiramente azedo.

Dei uma olhada aqui no forum e vi relatos de algumas pessoas com o mesmo problema! talvez seja o fermento q usei. Farei uma nova leva com o M20 agora!!

img_4386-59352.png

Cara, ficou muito legal sua cerva! Estou começando também, aos poucos estou montando meu kit para produzir levas de 5~6 litros, já consegui comprar uma espagueteira de alumínio de 10l pretendo começar com uma witbier ou uma cerva de trigo nos mesmos moldes da sua. Por enquanto estou lendo e aprendendo muito, principalmente aqui no fórum.
Em relação ao seu problema de descarte no uso do densímetro, devo ter o mesmo problema, para uma leva de 5l o descarte nos testes é de no mínimo 10 a 15% do conteúdo, para minimizar essas perdas pretendo adquirir um mini-densímetro inicialmente (consome 80ml nos testes) e a longo prazo um refratrômetro.

Uma dúvida: Você maturou no mesmo balde da fermentação ou fez a transferência?

Fala Rivaille!!

Eu fermentei e maturei tudo no mesmo balde, sem erro! Mais fácil e reduz a chance de contaminação!! vi bastante gente falando aqui no forum pra fazer assim!!

Essa primeira leva nem medi densidade!! perde muita cerveja!! mas tava tendo um belo desconto de natal na we consultoria e acabei comprando um refratometro!! Gasta quase nada de cerveja para medir a densidade!!

Fala, pessoal!

Bom, eu particularmente acho que não vale tanto à pena esquentar a cabeça com essa questão de desperdício de cerveja medindo a densidade, não!

Acho que essa medição é fundamental para o aprendizado. Isso não significa que ela precisa ser feita a toda hora, até para não ficar desperdiçando cerveja e tempo a toa. Mas, a partir do momento em que o airlock parou de borbulhar, aí não tem jeito, precisa medir pelo menos uns dois dias para ver se a fermentação realmente acabou!

Meu densímetro é de 100ml, comprei no Lamas e acho que é uma boa opção que não desperdiça quase nada.

Em relação a precisão de refratômetro x densímetro, eu não tenho nenhum conhecimento sobre a qualidade, mas tenho a impressão, lendo os posts, que às vezes o refratômetro acaba não sendo tão preciso. Mas é só impressão minha!

Boas cervejas para nós, iniciantes!

Back