• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Dúvidas com maturação/clarificação

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rockbrew1

Member
Reaction score
1
Olá galera! Estou na minha primeira produção e surgiram algumas dúvidas e espero que vocês possam me ajudar:

Estou fazendo 20 litros de IPA e usei o beersmith para elaborar a receita. Pelo programa, a minha breja precisa de 7 dias de FP, 7 dias de FS e 45 dias de maturação a 10 °C. As minhas dúvidas são:

1 - Qual seria o melhor momento de usar a gelatina para a clarificação?

2 - E não seria ideal baixar esta temperatura para perto de 0 °C durante alguns dias deste período de maturação para melhorar a clarificação?

45 dias de maturação a 10ºC ? de onde veio mesmo este número ?

respondendo:

1) 1 a 2 dias antes de engarrafar;
2) Acredito que sim;

Mas fica a pergunta, maturação de mais de um mês com IPA ? Entendo que para IPA vale quanto mais nova melhor, quanto mais fresca melhor: mais aroma, mais sabor de lúpulo.

Pois é, Jean. Achei estranho esse tempo de maturação. Mas já revisei a receita e está tudo ok. Não sei porque o beersmith fez desta forma. Obrigado pela ajuda.

Bom dia!

Depois da maturação de sua cerveja (45 dias conforme vc optou) o certo é baixar a temperatura de sua cerveja o máximo que puder (-0,5 °C), e adicionar a gelatina. Em dois dias sua cerveja já estará clarificada.

Ps.: Acho que existem tópicos referente a este assunto, como exemplo, a dosagem da gelatina/L, e a maneira de fazer este processo.

Abraço e boas brassagens!

Bom dia!

Depois da maturação de sua cerveja (45 dias conforme vc optou) o certo é baixar a temperatura de sua cerveja o máximo que puder (-0,5 °C), e adicionar a gelatina. Em dois dias sua cerveja já estará clarificada.

Ps.: Acho que existem tópicos referente a este assunto, como exemplo, a dosagem da gelatina/L, e a maneira de fazer este processo.

Abraço e boas brassagens!

Já estou dando uma olhada nesse tópico. Obrigado!

Olá galera! Estou na minha primeira produção e surgiram algumas dúvidas e espero que vocês possam me ajudar:

Estou fazendo 20 litros de IPA e usei o beersmith para elaborar a receita. Pelo programa, a minha breja precisa de 7 dias de FP, 7 dias de FS e 45 dias de maturação a 10 °C. As minhas dúvidas são:

1 - Qual seria o melhor momento de usar a gelatina para a clarificação?

2 - E não seria ideal baixar esta temperatura para perto de 0 °C durante alguns dias deste período de maturação para melhorar a clarificação?

Leia isso ->

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403851

E depois isso ->
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403833

Back